Peugeot Fractal, coupé eléctrico
A marca francesa, irá lançar no salão de Frankfurt, daqui a duas semanas, uma autêntica bomba.
Automóvel com linhas bastante atractivas e arrojadas, com o intuito de mostrar um novo design.
As primeiras imagens do concept car, surgiram depois de uma “fuga de informação” e vai estar disponível na Alemanha, em Frankfurt, onde decerto fará as delicia dos fãs do mundo automóvel. Os franceses desenvolveram um coupé bastante futurista.
Vem com um sistema de som inovador “9.1.2”, o StelLab1, que associa um conjunto de alta-fidelidade 9.1 a subwoofers integrados nas costas de cada banco. O objectivo é dar uma experiência única e sensacional ao condutor, com um som mais dinâmico…onde também servira para alertar, o próprio condutor acerca de situações na via, peões etc..
A Fractal apresenta ainda um head-up display de alta definição em holograma e uma tira em policarbonato onde são projectadas informações complementares. É uma autêntica montra de tecnologia avançada, onde predomina o 3D.
O Peugeot apresenta outras características: têm 3,81 metros de comprimento e 1.77m de largura. Jantes são de 19 polegadas Tall&Narrow, têm também um tejadilho amovível.
É alimentado por dois motores eléctricos, um em cada eixo, onde aso alimentados por iões de 30KMh. Apresenta um motor de 204 cv e uma autonomia de 450km. Apresenta um peso de 1000kg, e atingirá dos 0 aos 100km/h em 6,8s.
O melhor mesmo é verem a máquina, nas fotografias que vos mostramos!
DS 4 Cross back
O DS4 foi renovado e têm um “novo nome”. Apresenta-se como crossover DS4 Cross back e estará à venda em Novembro. O automóvel vai ser divulgado com algumas mudanças a nível estético e de motorização.
A marca francesa decidiu renovar esta gama que vai ser apresentada no salão de Frankfurt, em Setembro.
Apresentará o hatchback DS 4 e onde surgirá também o DS 4 Crossback, um versátil crossover. Ambos os automóveis vão estar disponíveis ainda este ano no nosso país.
Esses automóveis surgem com algumas modificações, como uma nova grelha dianteira e o símbolo DS. Apresenta uma nova versão dos faróis DS LED Vision, em xénon e LED. Existem ainda novas cores disponíveis, que se juntarão as já existentes. Conta também com um tejadilho, spoiler traseiro, capas dos espelhos. O derivado Crossback, é mais aventureiro, e 30 mm mais alto que o hatchback.
Além de tudo que já foi referido, conta também com uma traseira redesenhada, composta por protecções em plástico preto nas cavas das rodas.
A nível de motorização, destaque para o tricilíndrico turbo a gasolina Puretech com 130 cv e 230 Nm de binário. Nas gamas superiores, está um quatro cilindros turbo THP com 165 cv e 240 Nm, que surge acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. Existe um exclusivo na versão hatchback que é o THP com 210 cv e 285 Nm. Tudo isto na motorização a gasolina.
Nos automóveis a diesel, há o BlueHDi com 120 cv e 300 Nm, disponível com caixa manual e uma automática de seis velocidades, com conversor de binário. Este motor está também acessível numa versão com 150 cv e 370 Nm, apenas com caixa manual, e no topo da gama numa opção com 180 cv e 400 Nm, apenas com caixa automática.
A nível de interiores, destacamos a qualidade a nível de tecnologia. Os DS 4 têm em opção um sistema de controlo de tracção inteligente, o acesso sem chave, câmara de estacionamento, aviso de viatura em ângulo morto, bancos com função de massagem, sistema de som Denon e compatibilidade com o sistema CarPlay.
O DS4 já era um automóvel muito interessante, mas depois desta renovação ainda ficou mais apetecível. Têm é um pequeno problema… o preço. Mas por certo não será impedimento para uma compra.
Seat Ibiza Cupra com novo motor
A Seat desvendou o Cupra, a poucos dias da sua apresentação oficial, na Alemanha.
No “modelo” anterior, a marca espanhol apresentou um motor 1.4 TSI, que desta feita foi trocado por um 1.8 TSI turbo a gasolina de 192 cavalos e 320Nm de binário. Mais 12 cavalos que o anterior (180cv).
Dos 0 aos 100km/h será realizado em 6,7 segundos e atingira uma velocidade máxima de 235 km/h. Forma anunciados consumos de 6.0l/100km.
A nível de interiores e exteriores, as modificações são muito poucas. Destaque para a jante de 17 polegadas de série, faróis dianteiros bi-xénon com luzes diurnas em LED e farolins em LED.
No interior vê-se um novo volante, saídas de ventilação e painel de instrumentos remodelados e o sistema de infotainment renovado compatível com MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto. Conta tambem com uma suspensão mais desportiva.
Promete!
Ricardo Veiga