F1 – GP de Itália: Antevisão

monzaChegados à 12ª jornada do campeonato de F1, o grande circo visita um circuito em território europeu… Monza

A catedral da velocidade é, juntamente com Spa, a pista mais rápida do calendário e aquela que mais tradição tem.

O primeiro traçado data de 1922 e já na altura era destinado à velocidade com duas configurações, uma oval e outra em estrada que seguia paralelamente.

Devido a vários acidentes mortais, a pista foi sofrendo alterações ao longo do tempo, mas nunca perdendo a essência que é a pura velocidade, algo que perdura até hoje.

Monza é também a “casa” da Ferrari. A equipa de Maranelo tem sempre grande apoio dos Tifosi e normalmente nesta pista costumam brilhar, fruto do enorme apoio das bancadas.

A verdade e que daqui para a frente os circuitos são todos relativamente recentes (tirando Suzuka e Interlagos) e sem o mesmo carácter das pistas europeias.

 

 

foto: Mercedes
foto: Mercedes

Para este fim de semana são esperadas muitas novidade. Não sendo certo que aconteça, o anúncio da compra da Lotus por parte da Renault poderá ser um dos pontos altos. Por tudo que já referimos anteriormente, esta compra poderá mudar o grande circo e a competição. E ainda bem. Mais uma equipa forte a lutar por vitórias era algo que a F1 precisava desde 2013. E com isso a situação de alguns pilotos terá de ser revista como a de Maldonado, que deverá agora sentir ainda mais a pressão de mostrar serviço.

Ao nível competitivo espera-se um fim de semana semelhante ao de Spa, com a Mercedes a ter toda a vantagem. Rosberg terá de recuperar terreno para o seu colega de equipa e rival, Hamilton. Caso não o faça corre o titulo será apenas uma miragem. Para isso terá de ser forte na qualificação (algo que ainda não conseguiu) e não repetir os mesmos erros do ano passado. No geral, Rosberg não tem mostrado capacidade de acompanhar Hamilton. Será que em Monza prova o contrário?

 

foto: Red Bull
foto: Red Bull

Mais atrás, a Ferrari terá de lutar para fazer boa figura em casa. Depois do caso do rebentamento do pneu de Vettel, a equipa irá dar tudo para no mínimo subir ao pódio e dar uma alegria aos tifosi. A Pirelli também estará sob muita pressão. A pista é de exigente para os pneus e os italianos não querem correr riscos. Todos os olhos estarão voltados para eles.

A Williams espera fazer melhor figura do que em Spa e superar a Force India e a Lotus, que apresentarão os mesmos trunfos de Spa que tão bons resultados deram. Esperemos que a Lotus e a Force mostrem mais uma vez bom andamento e se intrometam nas lutas pelo top 5. Já a Williams tem obrigação de fazer melhor do que tem feito…pelo menos acertar com as cores.

 

foto: Lotus
foto: Lotus

Para  a McLaren será mais um fim de semana penoso, com uma pista que depende muito da potência do motor. Os japoneses dizem que o motor está bom, mas em pista não se vê. Será mais um fim de semana dificil para a equipa de Woking.

 

Red Bull e Toro Rosso deverão também sentir as dificuldades de quem tem um motor fraco. Ricciardo no ano passado brilhou em Monza mas este ano não parece ter material para repetir o feito e terá de ser aprumar pois Kvyat está em forma e tem sido melhor.

 

Da Sauber e da Manor não se esperam grandes novidades.

 

 

Dados estatísticos da pista:

 

Comprimento: 5,793Km

Voltas: 53

Distancia de corrida: 306,72Km

Volta record em corrida: Barrichello, 2004, 1:21:046

Volta record:  Montoya, 2004, 1:19;525

Passagens de caixa por volta: 43

Nivel aerodinâmico: baixo

Pneus : médios e macios

 

 

Traçado da pista:

 

monza

 

 

Onboard da pista

 

No ano passado foi assim

 

 

Fábio Mendes

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.