Está de volta às pistas o Campeonato Nacional de Velocidade. Depois do fim-de-semana de Vila Real e depois de uma pausa durante o Verão, regressa assim o expoente máximo do automobilismo nacional de circuitos.
Inserido no programa do Blancpain, que passa esta jornada pelo Autódromo do Algarve, o CNV aproveita o embalo e também faz o seu regresso ao asfalto, mas de uma forma bem discreta tal os números (ou a falta deles) de inscritos para as duas corridas a disputar no AIA. Apenas sete carros estarão a partida, num campeonato que precisa urgentemente de um “refresh”, de uma revisão de ideias e objetivos, para bem do automobilismo em Portugal, que no que toca a este campeonato não nos dá grandes alegrias. É urgente que as entidades competentes façam rapidamente alguma coisa pelo nosso CNV.
No plano desportivo, pois é isso que mais nos interessa, e apesar da curta lista de inscritos, podemos ter duas mangas bem interessantes no que toca à luta pela vitória à geral.
Rafael Lobato e Pedro Salvador chegam ao Algarve como líderes do campeonato, vencendo 4 das 6 corridas até agora disputadas e vêm bem motivados da última ronda do CNV em Vila Real, onde venceram as duas corridas.
A dupla da Speedy Motorsport vai querer manter a senda vitoriosa, mas também terá de contar com a concorrência que não sendo muita, é forte.
A Team Novadriver de Cesar Campaniço, coloca de novo o seu Tatuus nas mãos de Francisco Abreu e Armando Parente, que já provaram esta temporada serem muito competitivos e capazes de vencer provas. Por isso aqui a emoção está garantida, ainda mais quando se joga o titulo de campeão nacional.
Para além destas duas duplas, a ter em conta também os pilotos da BP Ultimate Miguel Barbosa e Ivo Nogueira, que querem vencer a sua primeira prova esta temporada, vitória essa que lhes tem escapado devido a alguns problemas que tem afectado o carro campeão nacional de 2014, mas a dupla quererá e lutará para contrariar os azares que os perseguem.
Por último, a equipa CRM traz ao AIA o Wolf GB08 pilotado por José Pedro Faria/Miguel Cristóvão, que também possuem carro competitivo o suficiente para se baterem pelos lugares cimeiros e quem sabe se intrometerem na luta pela vitória.
Numa lista de inscritos tão curta, falta falar do regresso da dupla Eugénio Montez/Sérgio Montez que se apresenta de Lamborghini Huracan LP620 da Veloso Motorsport, aproveitando para ganhar mais alguns quilómetros ao volante deste carro com que competem no SuperTrofeu da marca Italiana.
Destaque para as ausências dos habituais Porsche 991 GT3 Cup de Pedro Marreiros e Nuno Batista e Porsche 997 GT3 Cup de Gonçalo Manahu e Manuel Castro, quem tem feito toda a temporada sendo os únicos a tempo inteiro neste campeonato destinado aso GT´s, mas desta vez faltaram à chamada, empobrecendo ainda mais uma lista já de si, infelizmente curta em quantidade.
Na Classe C3 tambem apenas uma carro, o Radical da Speedy Motorosport pilotado por Paulo Sá Silva e Miguel Lobo.
A grande novidade é a presença de um SEAT Leon Cup Racer que terá ao volante Francisco Mora e José Monroy, uma estreia na classe Turismos, que esta temporada ainda não viu ninguém a participar em provas do CNV.
Lista de inscritos:
7 Miguel Barbosa/Ivo Nogueira Tatuus PY012
8 Paulo Sá Silva/Miguel Lobo Radical SR3 RS
9 Pedro Salvador/Rafael Lobato Norma M20FC
11 Francisco Abreu/Armando Parente Tatuus PY012
14 José Pedro Faria/Miguel Cristóvão Wolf GB08
33 Eugénio Montez/Sérgio Montez Lamborghini Huracan LP620
n.a. a confirmar SEAT Leon Cup Racer
Corrida 1 Sábado 17:30h – 18:20h (50 minutos)
Corrida 2 Domingo 16:30 – 17:20h (50 minutos)

O fim-de-semana tem como prato forte o Blancpain Sprint Series, mas outras provas também animarão estes três dias de provas no Algarve, como a FIA Formula 3 , e os nacionais Sinlge Seater Series, Classic Super Stock e os FEUP, estarão também em pista.
Nós estaremos de volta para lhe dar os resultados finais do CNV e das diversas provas durante todo o fim-de-semana.
Até lá…prego a fundo!
Carlos Mota
2 pensamentos sobre “CNV – Circuito do AIA: Nacional de velocidade de volta “a meio gás”.”