
Estão finalizados os treinos em Monza e a partir de agora é mesmo a sério. As 3 sessões (ontem e hoje) confirmaram as suspeitas que a maioria tinha. A cenário será muito semelhante ao de Spa sem grandes surpresas.
A Mercedes estreou na sexta o seu novo motor, tendo usado todos os “tokens” disponíveis para melhoria da unidade motriz. Uma aposta forte por parte dos alemães, que mostraram um ritmo impressionante nas primeiras sessões. Mais de um segundo mais rápidos que a concorrência. Uma diferença enorme e que mostrava o claro favoritismo dos Silver Arrows para a corrida de domingo. Hamilton dominou as 2 sessões, sendo sempre secundado pelo seu colega de equipa Nico Rosberg. Na segunda sessão de treinos a diferença entre os dois pilotos foi de apenas 0.021 seg. A Ferrari foi a segunda mais rápida, sempre pela mão de Vettel. O alemão está motivadíssimo para este GP e quer mostrar aos Tifosi que pode subir ao pódio. No entanto o ritmo imposto pelos Mercedes na sexta deixava no ar alguma preocupação. A Force India mostrou um excelente andamento, confirmando as boas indicações de Spa e a Williams parecia não estar bem o suficiente para lutar pelo pódio. A Lotus teve uma primeira sessão menos boa, mas na segunda sessão melhorou e mostrou que com sorte também pode sonhar com o pódio…um sonho distante no entanto. Red Bull, Toro Rosso, e McLaren desiludiram e terão por certo um longo fim de semana pela frente.

Na sessão de hoje a Ferrari mostrou que não está assim tão longe dos Mercedes, com Vettel a fazer 2º, separando os dois Mercedes, sempre com Hamilton na frente. Os Williams mostraram mais rapidez, ficando a ideia que se não errarem na estratégia poderá vir alguma boa surpresa. Force India e Lotus não estivaram tão exuberantes como na sexta mas o tempo de Pérez e Maldonado mostram que há potencial por parte de ambas as equipas para lutar pelo top5.
Daniel Ricciardo é que terá um fim de semana para esquecer. O seu novo motor teve uma falha que parece terminal e assim a Red Bull terá de usar o motor antigo. A cara de Horner mostrava mesmo que está farto dos franceses e que desespera por um motor alemão.
Destaque ainda para Ericsson que fez o 9º melhor tempo e que continua a mostrar um bom andamento.
Para a pole o grande favorito é Hamilton. O novo penteado não parece ter afectado o talento do britânico que está mais uma vez bem lançado para garantir um triunfo. Muita curiosidade para ver o que Vettel será capaz de fazer na qualificação, assim como os Force India e os Lotus que poderão trazer mais motivos de interesse para a corrida.
Resultados da primeira sessão de treinos:
Resultados da segunda sessão de treinos:
Resultados da terceira sessão de qualificação:
Top das velocidades:
A qualificação começa as 13h.
Fábio Mendes