WRX: Timmy Hansen dominador em França

10505555_1100558226623337_8389128047421948312_n
foto: FIA WRX

Chegamos ao primeiro dia de competição no circuito de Lohéac em França, onde decorre a nona ronda do Campeonato Mundial de Ralicross. Vão estar em prova 35 carros da categoria rainha, os Supercar e 27 para o regresso à competição da categoria Super1600.

Em 2014 o circuito de Lohéac esteve ao rubro com um recorde de público neste campeonato mundial com 74.000 pessoas a marcar presença neste circuito que é considerado um templo da modalidade. Com muitos pilotos franceses em pista e também os pilotos permanentes do campeonato mundial o espectáculo é garantido.

O dia começou com os treinos das duas categorias presentes em Lohéac mas vamos ver o que se passou já na parte da tarde, quando começaram as heat de qualificação.

Heat 1

11231324_1100491493296677_9121399566688465688_n
foto: FIA WRX

Nós demos grande favoritismo à equipa Peugeot Hansen para esta prova francesa pelos grandes resultados conseguidos nas provas que antecederam esta nona ronda e nesta primeira heat de qualificação o mais rápido em pista foi o jovem Timmy Hansen. O sueco colocou o seu Peugeot 208 na primeira posição da tabela com um tempo de 02:35.960.

O segundo piloto mais rápido foi Petter Solberg, com o norueguês a ficar a menos de 1 décimo de segundo de Hansen e a mostrar nesta primeira heat que está em França para lutar pela vitória. Na terceira posição com o terceiro melhor tempo ficou o sueco da Volkswagen Team Sweden, Johan Kristoffersson.

Um bom resultado para este piloto, que procura voltar as vitórias depois de conseguir esse feito no circuito de Montalegre logo a abrir o campeonato.

Uma das novidades nesta lista de inscritos é Yvan Muller. O ex-campeão de WTCC esta em Lohéac ao volante de um Peugeot 208 da equipa Albatec Racing e nesta primeira heat conseguiu um bom resultado, um oitavo melhor tempo no meio dos “tubarões” deste campeonato mundial.

Nos Super1600, o mais rápido em pista foi Ulrik Linnemann. Linnemann ao volante do seu Peugeot 208 Super1600 não deu hipótese à concorrência com um tempo de 02:46.434. O segundo mais rápido foi o russo Timur SHIGABUTDINOV seguido por Janis Baumanis, que depois da experiência na Noruega ao volante de um Supercar, volta ao volante do seu Renault Twingo e começa aqui em Lohéac com um terceiro melhor tempo na primeira heat de qualificação.

Heat 2

10351521_1099076646771495_5510735651927223599_n
foto: FIA WRX

A história desta segunda heat de qualificação não foi muito diferente da primeira. O jovem sueco Timmy Hansen continuou com um andamento muito forte em Lohéac e foi novamente o piloto mais rápido em pista com um tempo de 02:35:467. Hansen conseguiu nesta segunda heat de qualificação ser ainda mais rápido do que na primeira heat tal como Solberg.

O norueguês bateu também o tempo marcado na primeira heat de qualificação mas mesmo assim não conseguiu bater o piloto da Peugeot Hansen.

Solberg marcou novamente o segundo melhor tempo em pista, ficando a frente de Mattias Ekstrom. O sueco foi quarto na primeira heat de qualificação mas conseguiu ter um andamento superior nesta segunda heat ao volante do seu Audi S1, retirando quase 2 segundos ao seu anterior melhor tempo, o que garantiu a terceira posição.

Yvan Muller não esteve tao bem nesta segunda heat de qualificação e apenas conseguiu colocar o seu 208 da Albatec Racing na trigésima segunda posição.

world-rx-germany-2015-davy-jeanney-and-timmy-hansen-team-peugeot-hansenNos Super1600 o piloto mais rápido foi Egor Sanin. O letão conseguiu ao volante do seu Renault Clio ser mais rápido do que Nikita Misyula que ficou com o segundo melhor tempo e do que Ulrik Linnemann, piloto que tinha sido mais rápido na primeira heat de qualificação.

Este primeiro dia de ralicross em França termina com um domínio do jovem piloto da equipa Peugeot Hansen, Timmy Hansen. O sueco está a crescer de prova para prova… será que anda a pedir umas lições ao pai Kenneth Hansen?

É possível que a Peugeot Hansen possa sair de França com mais uma vitória, mas vamos ter de esperar pelo dia de amanhã confirmar.

Petter Solberg esteve também muito bem nestas duas primeiras heats de qualificação e de certeza que vai querer “afastar os fantasmas” que o impediram de chegar as finais no Canadá como também no seu pais na semana passada na Noruega.

A Ford Olsbergs MSE como também a Marklund Motorsport tiveram um primeiro dia um pouco apagado e sem grandes resultados, o que não ajuda para o que será o segundo dia desta nona ronda em Lohéac.

Amanhã temos o segundo e ultimo de de competição em Lohéac, será a segunda vitória seguida para Timmy Hansen?

 

Miguel Cabo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.