
Regressam as emoções do mundial de ralis, desta vez com a caravana do WRC a fazer a longa travessia até ao país “da terra vermelha”, naquele que é o mais descentralizado de todos os ralis da temporada e por isso mesmo, acaba por ser o que menos pilotos atrai, pois os custos de deslocação são mais exigentes.
A prova terá inicio ainda hoje as 23:18h hora portuguesa, prolongando-se madrugada fora, pois isto de o sol nascer a horas diferentes em cada parte do globo, tem destas coisas.
Serão no total três dias de rally, contando com 17 especiais cronometradas, com os pilotos a somarem 311km cronometrados, nos difíceis e sinuosos troços australianos, que por tradição proporcionam imagens belíssimas, mas também grandes dores de cabeça aos pilotos, mecânicos e engenheiros, tal é a sua dureza. Decerto estamos perante mais um grande momento de ralis desta temporada.
Desportivamente falando, temos como grande aliciante para esta prova a possibilidade de vermos Sebastien Ogier sair da Austrália com o título de campeão do mundo assegurado, isto se o francês nas contas finais ficar no mínimo com 84 pontos de vantagem sobre Latvala, aí poderá subir ao capôt do seu Polo R WRC e levantar bem alto os braços para celebrar o seu terceiro título de campeão do mundo consecutivo.
Mas para isso Ogier tem de se bater com a concorrência, que diga-se, a mais forte “veste as mesma cores”. Latvala tem aqui mais uma oportunidade de vencer um rally que é ao seu género, com muitos saltos e troços bem rápidos onde aliás, acaba por ser favorável aos pilotos finlandeses bem treinados nestes pisos.
Espera-se portanto uma boa luta entres os homens da Volkswagen, onde até mesmo Mikkelsen se pode intrometer nessa luta.
Na Citroen já tivemos a primeira baixa do rally e ainda nem tinha começado. Mads Ostberg envolveu-se num acidente caricato e nada habitual, embatendo de frente contra um camião que seguia em sentido contrário em pleno reconhecimentos, com o piloto Norueguês da Citroen a não conseguiu evitar o choque que provocou mazelas a nível da cervical e costelas. Não sendo nada de muito grave impede a participação na prova. Ostberg vai ser substituído pelo jovem francês S. Lefebvre, que se havia estreado num WRC na ultima prova do mundial, o Rally da Alemanha. Tem agora pela frente um grande desafio e um pouco sem contar, um dos mais difíceis ralis da temporada.
Na Hyundai também houve alterações. A marca coreana trouxe os três habituais carros e os pilotos de sempre, mas desta vez é Paddon que completa a dupla de pilotos a pontuar por equipas, juntando-se assim a Neuville. O piloto neozelandês é um forte conhecedor destes troços e será uma arma apontada aos lugares do pódio, isto se evidenciar o andamento que já mostrou em Itália. Sordo marca presença também, mas desta vez sem contar para as contas do campeonato de construtores.
A M-Sport, por último, apresente o seu “line up” normal com Tanak e Evans a tentarem voltar aos bons resultados, que tudo o que seja um lugar entre os cinco primeiros é sem dúvida muito positivo.
Os outros destaques vão para algumas ausências, pelas circunstâncias que já falamos, Kubica e Prokop abdicaram de vir até à Austrália, enquanto Bertelli regressa ao WRC, depois da forçada ausência na Alemanha devido a uma intoxicação alimentar.
Apenas 11 World Rally Cars presentes na Austrália, mas o espetáculo esse está garantido.
Lista de inscritos:
1 | S. OGIER J. INGRASSIA |
VOLKSWAGEN MOTORSPORT VOLKSWAGEN POLO R WRC |
M | RC1 | 1 |
2 | J. LATVALA M. ANTTILA |
VOLKSWAGEN MOTORSPORT VOLKSWAGEN POLO R WRC |
M | RC1 | 1 |
3 | K. MEEKE P. NAGLE |
CITROËN TOTAL ABU DHABI WRT CITROËN DS3 WRC |
M | RC1 | 1 |
4 | S. LEFEBVRE S. PREVOT |
CITROËN TOTAL ABU DHABI WRT CITROËN DS3 WRC |
M | RC1 | 1 |
5 | E. EVANS D. BARRITT |
M-SPORT WORLD RALLY TEAM FORD FIESTA RS WRC |
M | RC1 | 1 |
6 | O. TANAK R. MOLDER |
M-SPORT WORLD RALLY TEAM FORD FIESTA RS WRC |
M | RC1 | 1 |
7 | T. NEUVILLE N. GILSOUL |
HYUNDAI MOTORSPORT HYUNDAI I20 WRC |
M | RC1 | 1 |
8 | H. PADDON J. KENNARD |
HYUNDAI MOTORSPORT HYUNDAI I20 WRC |
M | RC1 | 1 |
9 | A. MIKKELSEN O. FLOENE |
VOLKSWAGEN MOTORSPORT II VOLKSWAGEN POLO R WRC |
T | RC1 | 1 |
20 | D. SORDO M. MARTI |
HYUNDAI MOTORSPORT N HYUNDAI I20 WRC |
T | RC1 | 1 |
37 | L. BERTELLI L. GRANAI |
FWRT SRL FORD FIESTA RS WRC |
T | RC1 | 1 |
Programa:
Dia 1 5ª e 6ª feira 10 e 11 de setembro
Partida 22h00
PE1 Utungun 1 (7,88 km) 23h18
PE2 Bakers Creek 1 (16,75 km) 23h41
PE3 Northbank 1 (8,42 km) 00h29
PE4 Newry Long 1 (29,51 km) 01h42
Assistência (Coffs Harbour) 03h12
PE5 Utungun 2 (7,88 km) 05h00
PE6 Bakers Creek 2 (16,75 km) 05h23
PE7 Northbank 2 (8,42 km) 05h56
PE8 Newry Long 2 (29,51 km) 07h09
Assistência (Coffs Harbour) 08h19
Dia 2 6ª feira e sábado 11 e 12 de setembro
Assistência 23h55
PE9 Nambucca 1 (50,80 km) 01h18
PE10 Valla 1 (7,94 km) 03h08
Assistência (Coffs Harbour) 04h48
PE11 Nambucca 2 (50,80 km) 06h38
PE12 Valla 2 (7,94 km) 09h55
Assistência (Coffs Harbour) 10h30
Dia 3 sábado e domingo 12 e 13 de setembro
Assistência 22h10
PE13 Bucca Long 1 (21,95 km) 22h58
PE14 Wedding Bells 1 (9,23 km) 00h08
PE 15 Settles Rd (6,40 km) 00h39
Assistência (Coffs Harbour) 01h39
PE16 Bucca Long 2 (21,95 km) 02h42
PE14 Wedding Bells 2 Power Stage (9,23 km) 04h08
Assistência (Coffs Harbour) 05h01
Pódio 06h00
Nota: Hora portuguesa
No WRC2 também a lista de inscritos é curta e aqui nota-se bem mais a ausência dos grandes protagonistas desta temporada. Quem com isso pode tirar proveito é Nasser Al-Attiyah que regressa ao Ford Fiesta RRC, é o líder do campeonato e pode sair “ainda mais líder” da Austrália, tem para isso que bater a pequena concorrência. Os principais destaques vão para Yazeed Al-Rajhi (Ford Fiesta RRC), Yuriy Protasov (Ford Fiesta RRC) e Abdulaziz Al-Kuwari (Ford Fiesta RRC), numa etapa que mais parece um troféu monomarca da Ford, mas que proporcionará bons momentos e boas lutas com certeza, pois o rally em causa também ajuda.
Na Austrália já se correu o shakedown, com o francês S. Ogier a pulverizar o tempo mais rápido, deixando a mais de um segundo o seu colega de equipa A. Mikkelsen, enquanto Latvala foi o 3º mais rápido, mostrando para já o domínio da marca alemã face a toda a concorrência. Kris Meeke fez o 4º melhor registo e Neuville foi o melhor dos Hyundai fechando o top 5.
Tempos do Shakedown:
- Sébastien Ogier Volkswagen Polo R 2m49.4sec
- Andreas Mikkelsen Volkswagen Polo R 2m50.5sec
- Jari-Matti Latvala Volkswagen Polo R 2m51.0sec
- Kris Meeke DS 3 2m51.5sec
- Thierry Neuville Hyundai i20 2m51.6sec
- = Dani Sordo Hyundai i20 2m51.9sec
- = Ott Tanak Ford Fiesta RS 2m51.9sec
- Hayden Paddon Hyundai i20 2m52.0sec
- Elfyn Evans Ford Fiesta RS 2m52.1sec
- Stéphane Lefebvre DS 3 2m53.4sec
Amanhã estamos de volta para lhe dar conta de tudo o que se passar no primeiro dia de rally e se tiver coragem e pouco sono, acompanhe madrugada dentro o desenrolar da prova austral.
Teremos campeão? Hoje começamos a ter as respostas!
O melhor do WRC aqui no site, Chicane Desportos Motorizados.
Até lá…if in doubt flat out!
Carlos Mota