
Foi bem interessante o primeiro dia do Rally da Austrália, cumpridos que estão os primeiros oito troços dos 17 que compõe o mesmo. As três primeiras especiais foram dominadas pelo espanhol Dani Sordo, que foi aliás líder até ao derradeiro troço da primeira secção, onde aí cedeu 11´s e consequentemente, a liderança da prova para K. Meeke que seguia em 2º até então, mas com diferenças sempre muito curtas entre os mais rápidos. A mínima perda de tempo era “brindada” com perda de alguns lugares.
Como era de esperar Ogier teve algumas dificuldades nos primeiros troços, pois sendo ele a abrir a estrada, tinha o papel ingrato de limpar terreno para a concorrência que seguia atrás de si. Por isso mesmo, a primeira secção foi de perda para o francês, que viria ainda assim a recuperar na parte da tarde.
A prova tem sido pautada pelo equilíbrio e com vários pilotos a já passarem pela liderança da mesma, bem como já tivemos quatro homens diferentes a vencerem especiais e quem imaginava que da parte da tarde, já com os troços mais limpos Ogier iria dominar enganou-se redondamente. O francês apenas venceu o ultimo troço do dia, ainda assim, minimizou as perdas da parte da manhã.
Meeke era o líder na entrada na derradeira etapa do dia, mas cedeu a liderança do rally para Latvala, onde Ogier conseguiu recuperar tempo a toda a concorrência.
Finda assim, este primeiro dia do Rally da Australia com Latvala na liderança deixando K. Meeke na segunda posição a 2´s do líder e com Ogier a recuperar até à 3ª posição gastando mais 4,6´s do que o seu colega de equipa.

Em 4º lugar segue Mikkelsen a 12,9´s da liderança, enquanto Dani Sordo fecha o top5 a 15,9´s de Latvala e sendo neste momento o melhor dos Hyundai. Ironicamente o espanhol tinha sido preterido na lista dos pilotos a pontuar para o mundial de construtores e acaba para já por ser o melhor dos Hyundai, sendo Paddon 6º e Neuville 7º.
Na 8ª posição o melhor dos Ford, com Tanak muito apagado, perdeu já 40´s e Evens ainda mais atrasado na 9ª posição, cedendo mais de 2 minutos.Bertelli de regresso ao WRC fecha o top 10.
Quem já ficou pelo caminho foi o substituto de Ostberg, S. Lefebvre bateu na última especial do dia devendo regressar amanhã em Rally2.
Classificação do 1º dia:
1. |
2 | Latvala Jari-Matti – Anttila Miikka Volkswagen Polo R WRC |
M RC1 |
1:15:29.1 | 99.5 | |
2. |
3 | Meeke Kris – Nagle Paul Citroën DS3 WRC |
M RC1 |
1:15:31.1 | +2.0 +2.0 |
99.4 0.02 |
3. |
1 | Ogier Sébastien – Ingrassia Julien Volkswagen Polo R WRC |
M RC1 |
1:15:33.7 | +4.6 +2.6 |
99.4 0.04 |
4. | 9 | Mikkelsen Andreas – Floene Ola Volkswagen Polo R WRC |
M RC1 |
1:15:42.0 | +12.9 +8.3 |
99.2 0.10 |
5. |
20 | Sordo Dani – Martí Marc Hyundai i20 WRC |
M RC1 |
1:15:45.0 | +15.9 +3.0 |
99.1 0.13 |
6. |
8 | Paddon Hayden – Kennard John Hyundai i20 WRC |
M RC1 |
1:15:54.6 | +25.5 +9.6 |
98.9 0.20 |
7. |
7 | Neuville Thierry – Gilsoul Nicolas Hyundai i20 WRC |
M RC1 |
1:16:06.3 | +37.2 +11.7 |
98.6 0.30 |
8. |
6 | Tänak Ott – Mölder Raigo Ford Fiesta RS WRC |
M RC1 |
1:16:09.3 | +40.2 +3.0 |
98.6 0.32 |
9. |
5 | Evans Elfyn – Barritt Daniel Ford Fiesta RS WRC |
M RC1 |
1:17:50.9 | +2:21.8 +1:41.6 |
96.4 1.13 |
10. |
37 | Bertelli Lorenzo – Granai Lorenzo Ford Fiesta RS WRC |
M RC1 |
1:19:07.0 | +3:37.9 +1:16.1 |
94.9 1.74 |
Em WRC2 como era de esperar, a vantagem vai toda para Nasser Al-Attiyah que lidera de forma clara tendo 50´s de vantagem sobre Protasov, que é segundo e Al-Kuwari segue na 3º posição a 1:20m
1. | 39 | Al-Attiyah Nasser – Baumel Matthieu Ford Fiesta RRC |
RC2 | 1:19:38.4 | 94.3 | |
2. | 38 | Protasov Yuriy – Cherepin Pavlo Ford Fiesta RRC |
RC2 | 1:20:28.7 | +50.3 +50.3 |
93.3 0.40 |
3. | 40 | Al-Kuwari Abdulaziz – Clarke M. Ford Fiesta RRC |
RC2 | 1:20:59.2 | +1:20.8 +30.5 |
92.7 0.65 |
4. | 31 | Al-Rajhi Yazeed – Orr Michael Ford Fiesta RRC |
RC2 | 1:22:16.9 | +2:38.5 +1:17.7 |
91.2 1.27 |
5. | 44 | Quinn Nathan – Calder David Mitsubishi Lancer Evo IX |
RC2 | 1:23:01.5 | +3:23.1 +44.6 |
90.4 1.62 |
6. | 43 | Linari Gianluca – Arena Nicola Subaru Impreza STi N15 |
RC2 | 1:31:59.8 | +12:21.4 +8:58.3 |
81.6 5.93 |
Esta madrugada (hora Portuguesa), há mais rally com apenas quatro troços pela frente, com o grande destaque para a dupla passagem pelos 50,80km de Nambucca podem ter um papel decisivo no desfecho da prova.
PE9 Nambucca 1 (50,80 km) 01h18
PE10 Valla 1 (7,94 km) 03h08
Assistência (Coffs Harbour) 04h48
PE11 Nambucca 2 (50,80 km) 06h38
PE12 Valla 2 (7,94 km) 09h55
Tudo em aberto no Rally da Australia, com vários pilotos ainda a sonharem vencer esta mítica prova do WRC.
Amanhã estamos de volta para lhe dar conta de todas as incidências do segundo dia de prova.
Até lá…if in doubt flat out!
Carlos Mota