WTCC – Corrida do Japão: Antevisão

foto: FIA WTCC
foto: FIA WTCC

Depois de uma longa paragem, a caravana do WTCC regressa às pistas As rondas 17 e 18 do campeonato do mundo de turismos decorrem no Japão, mais propriamente no circuito de Motegi.

O circuito construído pela Honda em 1997 foi construído com o intuito de receber a Indycar Series. O circuito tem o nome de Twin Ring, por ter dois traçados: um com formato oval e outro com um layout “convencional” onde decorrerá a ronda do WTCC. É a primeira vez que este traçado recebe o WTCC com as novas especificações.

Por ser a sua corrida, a Honda quererá fazer tudo por tudo para conseguir um bom resultado. Os japoneses tem enfrentado um coro de criticas devido à sua actual participação na F1 e infelizmente os resultados no WTCC também não são muito aniamdores. A Honda e a JAS ainda não conseguiram encontrar um antidoto para o domínio avassalador da Citroen. Fala-se que para o ano a equipa usará um chassis diferente, semelhante aos usados pelas outras equipas (ou seja, de 3 volumes e não com a configuração curta do actual Civic), que é a melhor opção aerodinamicamente. Mas até lá (caso isso venha a acontecer), Monteiro e Tarquini terão de se contentar com as actuais máquinas.

12006140_687115954721934_742707920717042586_n
foto: FIA WTCC

Já a Citroen vem com o habitual rótulo de favorita, com os melhores carros e os pilotos em melhor forma. Os franceses estão em vias da revalidação do titulo de construtores (é mais uma formalidade do que outra coisa) e a luta pelo titulo de pilotos é também uma discussão interna, com Lopez e Muller a lutarem pelo melhor lugar da classificação, com vantagem para o actual campeão, Pechito.

Na Lada a grande novidade é a estreia de Nicolas Lapierre, com o patrocínio da Oreca. O francês é um dos pilotos da equipa também francesa, que está a trabalhar em conjunto com os russos para melhorar o Vesta e como tal arranjou lugar para o ex-piloto de endurance. Quem ficou sem lugar foi Van Lagen, que mesmo depois de vários desempenhos bem positivos, foi arredado da equipa (de forma algo injusta a nosso ver). Veremos com o Lapierre se adapta a esta nova realidade. Catsburg e o intocável Huff mantêm-se ao volante dos outros dois  carros.

Nas equipas Chevrolet não há grandes novidades mantendo-se tudo igual em relação a pilotos e expectativas para a corrida.

foto: FIA WTCC
foto: FIA WTCC

A Nika Racing não viajou até ao Japão, pois o acidente na ronda portuguesa danificou muito o carro e a equipa viu-se assim obrigada a renunciar a ida ao Japão, focando os esforços para a ronda chinesa.

 

Dados da pista:

Comprimento da pista: 4.8Km

Distância de corrida: 2×13 voltas

 

Traçado da pista:

Sem Título

 

Onboard da pista:

 

 

foto: FIA WTCC
foto: FIA WTCC

Na primeira sessão de treinos, os Honda lideraram, com Tarquini a fazer o melhor tempo, seguido de Michelisz, que está cada vez mais integrado na estrutura Honda (já nem se pode considerar um piloto privado) e Pechito Lopez. Monteiro ficou com o 4º melhor tempo seguido de Catsburg a fechar  o top 5 e a fazer valer a sua experiencia neste traçado.

Os Honda parecem bem lançados para uma prestação positiva em casa, mas com certeza a cCitroen irá responder em corrida. Os Chevrolet mostraram um andamento fraco nesta primeira sessão de treinos e terão de trabalhar muito para conseguir um resultado positivo.

Classificação da primeira sessão de qualificação:

01 Gabriele Tarquini 1:57.146
02 Norbert Michelisz +0.513
03 José María López +0.523
04 Tiago Monteiro +0.646
05 Nicky Catsburg +0.929
06 Mehdi Bennani +1.006
07 Sébastien Loeb +1.023
08 Robert Huff +1.568
09 Yvan Muller +1.706
10 Ma Qing Hua +1.820

 

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.