NASCAR Sprint Cup Series – Federated Auto Parts 400

 

foto: Robert Laberge/Getty Images
foto: Robert Laberge/Getty Images

A 26ª e última corrida da fase regular da NASCAR Sprint Cup Series aconteceu na oval de Richmond, e era a hora de saber quem seriam os 16 pilotos que vão lutar pelo título nas próximas 10 corridas na Chase for the Sprint Cup.

Cenários de qualificação para a Chase Grid:

Se houvesse um novo vencedor em Richmond que estivesse fora da Chase Grid, Jamie McMurray (#1) entrava na Chase se começasse a corrida.
Ryan Newman (#31) entrava com o 31º lugar, 32º se liderasse uma volta e 33º ao liderar o maior número de voltas na corrida.
Jeff Gordon (#24) entrava na Chase com o 17º lugar, 18º com uma volta na liderança e 19º no caso de liderar o maior número de voltas.
Paul Menard (#27) qualificava-se ao terminar em 9º (10º com uma volta na liderança e 11º com o maior número de voltas lideradas).

No caso de haver um vencedor a repetir uma vitória esta temporada, Jamie McMurray, Ryan Newman e Jeff Gordon ficavam imediatamente qualificados. Paul Menard qualificava-se com o 38º lugar (39º com uma volta na liderança e 40º com o maior número de voltas na liderança) e Clint Bowyer (#15), o piloto mais exposto a uma vitória de um piloto fora da Chase Grid, qualificava-se com o 28º lugar, 29º no caso de liderar e 30º se liderasse o maior número de voltas.

Dois pilotos fora da Chase podiam entrar sem precisarem de vitória, mas com uma conjugação de resultados extremamente favorável. Eram Aric Almirola (#43), que tinha 29 pontos de atraso, e Kasey Kahne (#5), que tinha 31 pontos de atraso.
Com uma vitória, e dentro dos 30 primeiros do campeonato, os seguintes pilotos fora da Chase Grid nesta altura qualificariam-se. Eram eles Greg Biffle (#16), Kyle Larson (#42), Austin Dillon (#3), A. J. Allmendinger (#47), Casey Mears (#13), Danica Patrick (#10), Tony Stewart (#14), David Ragan (#55), Sam Hornish, Jr. (#9), Trevor Bayne (#6), Ricky Stenhouse, Jr. (#17) e Justin Allgaier (#51).

Uma grande volta deu a Joey Logano (#22) a pole position, e ao seu lado tinha Matt Kenseth (#20), com Brad Keselowski (#2) e Kyle Busch (#18), já qualificado para a Chase, na segunda linha.

foto in: cupscene.com
foto in: cupscene.com

A chuva durante a tarde limpou a borracha na pista e à hora da corrida os secadores ainda esavam em funcionamento, mas a partida não teve um atraso significativo.
Joey Logano foi o mais forte no arranque e bateu Matt Kenseth. Durante as voltas seguintes, Kenseth pressionou Logano e passou-o por fora entre as curvas 4 e 1 na volta 15.
Martin Truex, Jr. (#78) deu um toque no muro na volta 38, depois de ter levado com algum óleo do carro de Reed Sorenson (#98) e antecipou em duas voltas a bandeira amarela de competição. Kenseth saiu na liderança das boxes, e Kyle Busch caiu de 3º para 9º com uma paragem lenta.

Recomeço na volta 47. Logano tentou passar Kenseth por fora mas a tentativa durou uma volta, e Logano acabou por perder posição para Brad Keselowski, que era agora 2º.
A corrida estabilizou, com um longo período de bandeira verde. Destaca-se a recuperação de Denny Hamlin (#11), que magoou um joelho a jogar basquetebol e terá que ser operado no final do ano, e estava com algumas dificuldades físicas, mas estava já nos 10 primeiros, vindo do 25º lugar.
Para juntar o pelotão, surgiu uma bandeira amarela por detritos na volta 98. Nas paragens, Kenseth não teve dificuldades em manter a liderança, com Logano a passar Keselowski no 2º lugar.

Bandeira verde na volta 104. Logano repetiu o ataque a Kenseth do segundo recomeço da corrida, e conseguiu mesmo passar por fora. Denny Hamlin era 3º, após uma paragem supersónica.
Kenseth respondeu a Logano da mesma moeda, e repetiu a ultrapassagem a Logano por fora entre as curvas 4 e 1 na volta 109.
Michael Annett (#46) bateu forte no muro interior na volta 112, após um toque com Jeb Burton (#23) e Michael McDowell (#95) e trouxe nova bandeira amarela.
Houve mais uma ronda de paragens, com Kenseth a sair na frente. Joey Logano ficou em pista e passou a ser o novo líder, e com ele ficou Sam Hornish, Jr.

Bandeira verde na volta 126. Logano até partiu bem mas cometeu um erro na curva 1 e foi passado por Denny Hamlin, Carl Edwards (#19), Matt Kenseth e Kyle Busch. Com isto, os quatro Toyota da Joe Gibbs Racing ocupavam as quatro primeiras posições, fugiam do pelotão e lutavam entre si, com Hamlin na liderança, e a completar uma boa recuperação.
Kenseth mostrava ser o mais rápido deste quarteto. Após uma luta com toques à mistura com Edwards, rapidamente chegou-se a Hamlin e passou-o por fora na curva 1 na volta 140, recuperando a liderança.
Kyle Busch teve algumas dificuldades com o seu carro no segundo turno de condução mas agora estava a igualar os tempos de Kenseth e a diferença entre eles encurtou, sobretudo em tráfego, só que Kenseth tinha mais consistência, e Busch acabou por perder o contacto.
Entretanto, Joey Logano estava com dificuldades com pneus mais usados e caia para fora do Top 10.

foto in: popularspeed.com
foto in: popularspeed.com

À medida que os pneus se desgastavam, neste período longo de bandeira verde, Denny Hamlin ganhava ritmo e deixava para trás Kyle Busch, e rodava mais rápido do que Kenseth.
Carl Edwards sentia algumas dificuldades e caiu para 10º. Em sentido inverso estava Jamie McMurray, que garantiu o acesso à Chase no arranque para esta prova, e estava a fazer uma corrida de grande qualidade, ao rodar no 4º lugar, após começar no 31º posto.
Outro piloto a recuperar era Aric Almirola, que esteve com uma volta de atraso, mas rodava no 7º lugar, e tentava o impossível de se qualificar para a Chase, nem que fosse só pelos pontos.

Após um longo período de bandeira verde, surge a bandeira amarela na volta 210, novamente por detritos, para juntar o pelotão.
Kenseth entrou nas boxes com uma grande vantagem e não foi surpresa vê-lo ainda na liderança da corrida à saída das boxes.

A corrida recomeçou na volta 218. Kyle Busch surpreendeu Hamlin e Kenseth e passou-os à entrada da curva 1, sendo o novo líder.
Kenseth não demorou a responder ao desafio e passou Kyle por fora na volta 228. Várias vezes Kenseth ultrapassava carros na linha exterior.

Mais uma vez, um longo período em bandeira verde voltou a criar estabilidade na corrida, mesmo quando os líderes passavam por carros mais lentos. Apesar de Kenseth rodar depressa, não conseguia afastar-se significativamente de Busch.
Joey Logano estava a subir posições e era 4º. Mais atrás, Kevin Harvick (#4) tinha dificuldades em manter-se no ritmo dos líderes, e andava assim desde uma paragem nas boxes onde o macaco teve problemas.

Na volta 290, sai nova bandeira amarela por detritos, e aconteceu numa altura em que Kevin Harvick tinha perdido uma volta para Kenseth, mas como era o primeiro piloto com uma volta de atraso, recebeu um “free pass”.
Kenseth voltou a entrar com uma boa vantagem e a sair das boxes na frente de Logano, que passou Kyle Busch.
Nas boxes, Harvick foi penalizado por ter demasiados mecânicos a passarem o muro das boxes.
Durante a bandeira amarela, Michael McDowell bateu num carro de segurança, que tinha comissários para limpar a pista, e danificou o seu carro neste acidente bizarro e perigoso.

foto: : Matt Hazlett/Getty Images
foto: : Matt Hazlett/Getty Images

Recomeço de corrida na volta 297, a 103 do fim. Logano voltou a atacar Kenseth por fora no recomeço mas este aguentou o ataque ao fim de uma volta.
Kenseth voltou a estabelecer um domínio na corrida, e aproveitou os problemas de Kyle Busch com os travões, que vibravam. De tal forma era o domínio que Kevin Harvick acabou mesmo por se atrasar no recomeço e foi imediatamente dobrado.

Aric Almirola continuava a fazer uma boa prestação, e com o acumular do desgaste dos pneus, ele passou para o 4º lugar e era o carro mais rápido em pista.

A última bandeira amarela da corrida saiu a 26 voltas do fim, pelo motivo do costume, os detritos.
Novamente, Kenseth entrou nas boxes com uma grande vantagem e saiu na liderança.

A corrida recomeçou a 18 voltas do fim. Kenseth pareceu ter arrancado um pouco antes da caixa de recomeço, mas de qualquer forma, manteve a liderança, e Kyle Busch passou para o 2º lugar, por troca com Logano.

Até ao fim não aconteceram mais mudanças. Matt Kenseth assinou a quarta vitória da temporada, e foi uma vitória muito merecida, após um domínio avassalador.

Kyle Busch foi 2º, com Joey Logano a fazer o 3º lugar.

Aric Almirola deu o seu melhor à procura do impossível, e acabou no 4º lugar, mas está fora da Chase.
Dale Earnhardt, Jr. (#88) foi 5º, Denny Hamlin foi 6º, Jeff Gordon foi 7º na sua última corrida em Richmond e está na Chase, Brad Keselowski foi 8º, Jimmie Johnson (#48) foi um discreto 9º classificado e Clint Bowyer qualificou-se para a Chase com o 10º lugar.

Outros resultados: Carl Edwards não foi além do 11º lugar, Kevin Harvick foi um desapontante 14º classificado, Kurt Busch (#41) apenas 15º, Ryan Newman foi 20º e está na Chase e Paul Menard foi apenas 26º, mas acabou por se manter na Chase.
Ainda de destacar a corrida complicada para Martin Truex, Jr., que foi apenas 32º com um carro que não ficou nas melhores condições após o toque no muro.

Link para os resultados finais:

Ficam aqui os 16 pilotos que vão lutar pelo título na Chase for the Sprint Cup:

Sem Título

A próxima prova será na oval de Chicago, e marca o início da Chase for the Sprint Cup. A partir daqui começa a luta pelo campeonato.
Esta será a primeira de três corridas da “Challenger Round”, a primeira de três rondas de eliminação, e seguem-se as corridas em New Hampshire e Dover, e no final desta primeira ronda de eliminação, quatro pilotos ficarão fora da Chase.

 

Jorge Covas

Um pensamento sobre “NASCAR Sprint Cup Series – Federated Auto Parts 400

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.