Pódio do Fim de semana

Chegou o momento da consagração. Aquele pelo qual todos os pilotos anseiam. Aquilo que todos sonham alcançar… Chegou o Pódio do fim de semana. Tivemos WRC, DTM, WTCC, MotoGP, Moto3 e NASCAR no menu e ficamos satisfeitos com o que vimos.

 

#1 – Sebastien Ogier/ Julien Ingrassia/ Volkswagen

foto: André Lavadinho
foto: André Lavadinho

Tínhamos os mais variados motivos para fazer um pódio 100% português, mas este senhor resolveu  ganhar mais um rali e confirmar assim o seu 3º titulo. E ser campeão merece o destaque devido. Sebastien Ogier dá continuidade a 12 anos de domínio francês no mundo dos ralis. E pelos vistos ainda teremos esse domínio alguns anos. A Volkswagen tem um carro a toda a prova e um line up de luxo. Todos as 3 duplas tem qualidade indisfarçável mas Ogier está acima deles todos. Acrescentou mais um titulo ao seu currículo e fez assim o “tri”. A grande pergunta que se coloca é: Quem pára o francês. Latvala parece ter capacidade para isso mas teima em desiludir. Mikkelsen está num processo de crescimento e ainda é cedo para se bater de igual para igual com Ogier. E fora da equipa alemã o cenário é ainda pior. A Citroen já avisou que vai deixar a competição, a Hyundai teima em não ser competitiva, a M-Sport parece apostada em garantir apenas serviços mínimos. E a nível de pilotos, Neuville tem mostrado pouco, Meeke tem falhado nas alturas em que não devia falhar, Ostberg parece não dar mais e Tanak precisa de medir melhor o seu ritmo. Não queremos tirar o mérito à vitória de Ogier mas fica o sentimento que falta concorrência ao francês. Falta alguém que o ponha em sentido de forma constante assim como à Volkswagen. O WRC precisa urgentemente de uma revolução. Precisa de novas marcas. Pior que não ser campeão será ser campeão sem dar o devido mérito e Ogier pode correr esse risco. Esperemos que o WRC se saiba reinventar. Mas parabéns aos vencedores!

 

# 2 – Os Portugueses.

Untitled designFoi daqueles fins de semana que souberam muito bem. Félix da Costa deu o mote para o que viria, com um 3º lugar merecido, seguido da vitória “sem espinhas” de Monteiro no Japão e do 2º lugar de Miguel Oliveira. Num pais que vive da overdose de futebol, ver que os nossos herois das pistas continuam a mostrar o seu talento lá fora é motivo para sorrir. Falamos de 3 excelente pilotos com qualidade acima da média e que vão lutando contra a forte corrente de patrocinadores que lhes dificulta a vida. Ser portugues não é facil e no desporto motorizado ainda é pior. Mas quando nos dao oportunidades nºão falhamos. Parabéns aos nossos compatriotas pelas excelentes prestaçoes e pelo seu talento enorme.

 

#3 – Marc Márquez

93-marquez__gp_9672_0.middleO espanhol está um pouco arredado das contas pelo titulo, mas o seu talento não deixa ficar arredado dos pódios. Márquez venceu merecidamente a corrida, fruto da sua inteligencia. Fez algo que este ano não tem sido muito habitual…foi frio e usou a sua cabeça para decidir o melhor momento de entrar na box quando a pista começava a secar. Foi o golpe ideal para vencer a corrida. Rossi mantêm-se lider do campeonato e beneficiou da queda de Lorenzo, mas todo o mérito para Márquez que soube avaliar a situação.

 

 

#  Drive Through – Audi

foto: DTM
foto: DTM

A Audi teve um fim de semana para esquecer no DTM. A BMW dominou por completo as operações e a Mercedes conseguiu intrometer-se na luta pelos lugares cimeiros. Mas na Audi nem Ekstrom, nem Mortara, nem Rockenfeller, nem Green conseguiram fugir ao marasmo que se instalou na marca que viu assim Pascal Wehrlein subir ao primeiro lugar da tabela de classificação  e a BMW subir ao primeiro lugar da classificação por marcas. O DTM é mesmo de loucos e de um momento para o outro aquilo que parecia um dominio da Audi ficou completamente anulado. Não há como não gostar do DTM. Mas a Audi tem de se recompor depressa.

 

 

 

Fábio Mendes

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.