WRX: Antevisão da estreia do Circuito de Barcelona

world-rx-germany-2015-davy-jeanney-and-timmy-hansen-team-peugeot-hansenEstamos a um dia do início da décima ronda do Campeonato Mundial de Ralicross. Neste fim-de-semana de 19 a 20 de setembro o Circuito de Barcelona vai receber pela primeira vez este campeonato. O circuito catalão, tal como o circuito de Hockenheim entraram este ano no campeonato mundial de ralicross.

Um total de 75 carros vão estar em prova em Barcelona nesta decima ronda com 42 Supercar, 21 Super1600, e 12 carros da categoria de suporte deste mundial, os RX Lites. Dos 42 carros da categoria Supercar estão presentes também os pilotos do campeonato europeu que fazem em Barcelona a sua penúltima ronda do seu campeonato.

O ralicross volta assim a Espanha pela primeira vez desde 1989 e volta a um circuito mundialmente conhecido. O circuito foi construído no último setor do circuito na zona do estádio, este traçado tem 1.133 quilómetros de perímetro com uma largura de 10 a 14 metros e é constituído por 60.4% de asfalto e 39.6% de terra.

10505555_1100558226623337_8389128047421948312_nUma das novidades mais sonantes desta décima ronda é a entrada de Timo Scheider, piloto alemão de DTM, na equipa ALL-INKL.COM Muennich Motorsport. Rene Muennich, patrão da equipa, não vai estar presente em Barcelona e Timo Scheider vai ser o seu substituto nos comandos do Audi S3 da equipa. Timo é dos poucos pilotos do pelotão que já esteve presente em competições neste circuito mas agora com um desafio um pouco maior. Scheider já testou o seu Audi S3 e esta ansioso pelo início da ação no circuito catalão.

O americano Tanner Foust tinha dito no início deste campeonato que iria estar presente em pelo menos quatro rondas do mundial e em Barcelona é garantida a sua presença com a equipa Marklund Motorsport ao volante de um VW Polo. Esta será a sua ultima presença neste campeonato o que não deixa de ser uma má noticia porque Foust é sempre uma mais-valia para o espetáculo quando esta presente.

Também vai voltar à competição em Barcelona o VW Beetle da Eklund Motorsport. Este mítico carro que já esta presente no mundo da competição quase desde o inicio está de regresso mas desta vez com o piloto Heinning Solberg.

10351521_1099076646771495_5510735651927223599_nA Ford Olsbergs MSE procura o rumo do sucesso em Barcelona depois de um campeonato até agora com resultados menos conseguidos. Andreas Bakkerud e Reinis Nitiss ainda não venceram este ano e o que está à vista de todos é a falta de rendimento dos Ford Fiesta em relação à temporada de 2014 onde conseguiram no final o título de equipas.

Nós demos a Peugeot Hansen como favorita à vitória em França e Timmy Hansen acabou por vencer a prova. Davy Jeanney não esteve tao bem a correr em casa mas o rendimento da equipa esta a aumentar de prova para prova e o título de equipas esta cada vez mais perto depois de “roubarem” o primeiro lugar à Ford Olbsergs MSE. Na estreia do circuito espanhol acreditamos que será uma das equipas candidatas a vitória pelo que vem mostrando em pista até agora.

Depois de duas corridas em Oschersleben com resultados não muito bons no DTM, o patrão de equipa da EKS, Mattias Ekstrom vai estar em Barcelona motivado para conseguir lutar pela vitória e subir novamente ao lugar mais alto do pódio depois de o conseguir perante o seu público em Holjes na Suecia.

foto: FIA WRX
foto: FIA WRX

Quem continua na frente do campeonato é Petter Solberg. O piloto da SDRX lidera com 37 pontos de vantagem para Timmy Hansen, uma vantagem solida que permite ao norueguês gerir um pouco o seu andamento em pista mas não é essa vantagem que retira a ideia das vitórias ao piloto que foi campeão em 2014.

As nossas apostas para esta ronda em solo espanhol vão novamente para a equipa Peugeot Hansen, Petter Solberg e também Mattias Esktrom.

Fredrik Salsten conseguiu garantir o seu título de campeão europeu de Touring Car em Hell na Noruega e vai estar agora em Barcelona presente ao volante de um Peugeot 208 Supercar da Hansen Talent Development. Salsten esta a tentar entrar no campeonato Europeu de Supercar no próximo ano e esta ronda em Barcelona será um bom teste para o piloto.

Falando agora nesse Campeonato Europeu, Tommy Rustad é o líder ao entrar nesta quarta ronda em Barcelona mas tem Jerome Grosset-Janin com apenas seis pontos de atraso. Com uma grelha bem preenchida para este campeonato em Barcelona é difícil falar em vencedor mas partem como favoritos os dois primeiros do campeonato Tommy Rustad e Jerome Grosset-Janin. Esta é a penúltima ronda e podemos ter já um destes pilotos sair desta ronda espanhola muito bem encaminhado para o título.

 

Miguel Cabo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.