F1: Vettel mais próximo de Rosberg no campeonato

12003218_802271289871969_9134926715765088292_nDepois da fantástica tarde de qualificação de ontem, apenas esperávamos uma corrida de grande calibre. Não desapontou! Sebastian Vettel, o homem da pole, largou bem da grelha e nem por um momento perdeu a liderança da prova, não havendo nada que Daniel Ricciardo pudesse fazer para sequer assustar o alemão da Ferrari. Aliás, o australiano também não cometeu nenhum erro e por mais do que uma ocasião, respondeu às melhores voltas de Vettel. O pódio ficou fechado com outro piloto Ferrari, Kimi Räikkönen. O finlandês foi rápido e também nunca ficou sob pressão da concorrência, não tendo muitas oportunidades para tentar chegar ao 2º lugar, muito por culpa de Ricciardo.

Na largada, o carro de Max Verstappen ficou parado, enquanto os restantes partiam sem problemas. Os dois Mercedes conseguiram seguir na traseira de Kvyat, com Bottas a assustar por momentos Nico Rosberg, que parecia ter perdido a posição. O jovem da Toro Rosso precisaria da ajuda dos comissários de pista para colocar o monolugar em andamento.
Nas 3 primeiras voltas, Vettel colocava-se a mais de 3s de vantagem de Ricciardo. Os três primeiros pilotos estavam de facto com um andamento superior para os demais.

O primeiro piloto a parar foi Romain Grosjean, que tentava ultrapassar Fernando Alonso durante as paragens. A McLaren respondeu e mandou Alonso parar na volta seguinte, mas o espanhol foi ultrapassado depois de entrar na pista, já que os pneus de Grosjean tinham mais aderência.
Pouco depois, quando Felipe Massa saía das boxes, Hulkenberg (que nos pareceu não ter conseguido ver Massa) ao cortar a trajectória para a curva 3, bateu contra o Williams. O resultado foi a desistência imediata do piloto alemão da Force India e estragos no Williams de Massa, que embora não o fizesse desistir logo da corrida, o piloto brasileiro no decorrer na prova teve de abandonar, considerando que foi o toque com Hulkenberg que provocou esse abandono. A direcção de corrida decidiu penalizar Nico Hulkenberg em 3 posições no GP do Japão.

CPWuyVYWUAAP5WTDevido ao acidente entre Hulkenberg e Massa, a corrida esteve condicionada pelo Virtual Safety Car durante algumas voltas. Corriam todos os pilotos da frente às boxes. Como os comissários não conseguiram limpar todos os detritos enquanto decorria a situação de VSC, entrou em pista o Safety Car, para dar mais tempo para a limpeza do traçado.

Nas paragens, Button esteve muito tempo parado, com a equipa a ter problemas para colocar a roda direita traseira no McLaren. Daniil Kvyat também saiu prejudicado, mas por culpa do Safety Car. Na paragem do russo para troca de pneus, os dois Mercedes passaram para a sua frente, perdendo a 4ª posição.

Quando o SC saiu de pista, os 3 primeiros estavam mais juntos, como nunca o estiveram na corrida, o que significava que Vettel teria de trabalhar para recuperar a sua vantagem. Mesmo com Ricciardo dentro do segundo que activava o DRS, o ex-campeão do mundo foi frio e prático, colocando-se fora de perigo. O Ferrari também ajudou!
Carlos Sainz é que tinha problemas com o Toro Rosso e caía muitos lugares na classificação, mas a equipa e piloto, conseguiram reajustar o carro.

Na volta 26, deu-se um golpe de teatro que pode afectar o campeonato. Lewis Hamilton informa a equipa que perdeu potência. O britânico teve de deixar passar toda a gente e com algumas indicações da equipa ia tentando fazer um reset ao carro, mas sem o conseguir. O problema continuou e como Hamilton trocará de unidade motriz para o Suzuka, a equipa manteve mais tempo do que o normal o carro em pista. No entanto, e após o piloto insistir com a equipa, a Mercedes decidiu abandonar. Sem pontuar, Lewis Hamilton via Rosberg encurtar a desvantagem no campeonato.
Quase ao mesmo tempo, Massa também abandonava.

Com os abandonos de Massa e Hamilton, um piloto em especial estava quase nos pontos: Max Vestappen era 11º e estava em grande, depois de ter estado com uma volta de atraso.

Até ao fim da corrida, mais uma situação de Safety Car devido à entrada de um homem na pista. Algo que envergonha a organização. O pouco período de SC não afectou a corrida, que perdia também Fernando Alonso. Pouco depois, um toque entre Pastor Maldonado e Jenson Button, com o britânico a dizer pela rádio que “I should have known he was mental” (“já devia saber que ele era doido). Azar para o britânico no final da prova, já que pouco tempo depois, teve de abandonar, juntando-se ao companheiro de equipa para assistir pela televisão à vitória de Sebastian Vettel.

Destaque para o adolescente Max Verstappen, que conseguiu aos 17 anos a volta mais rápido num GP e logo no ano de estreia ao volante de um Toro Rosso. O miúdo tem tudo para ser o melhor piloto do grid daqui a poucos anos. Ainda disse que não à ordem da equipa de deixar passar Carlos Sainz e nós concordamos com ele. Merece inteiramente o 8º lugar e deu provas que é melhor piloto que muitos dos actuais em equipas do cimo da tabela. Gostamos Max, continua assim!

Nas contas do campeonato, Vettel está a apenas a 8 pontos de Nico Rosberg, menos do que o compatriota tem para Hamilton. Neste momento, Lewis Hamilton lidera o campeonato com 41 pontos de vantagem.

Pos. Piloto Equipa Tempo
1. S. Vettel Ferrari 2:01:22.118
2. D. Ricciardo Red Bull +1.478
3. K. Raikkonen Ferrari +17.154 +15.676
4. N. Rosberg Mercedes +24.720 +7.566
5. V. Bottas Williams +34.204 +9.484
6. D. Kvyat Red Bull +35.508 +1.304
7. S. Perez Force India +50.836 +15.328
8. M. Verstappen Toro Rosso +51.450 +0.614
9. C. Sainz Jr. Toro Rosso +52.860 +1.410
10. F. Nasr Sauber +1:30.045 +37.185
11. M. Ericsson Sauber +1:37.507 +7.462
12. P. Maldonado Lotus +1:37.718 +0.211
13. R. Grosjean Lotus +2 voltas
14. A. Rossi Manor +2 voltas
15. W. Stevens Manor +2 voltas
Não terminaram
16. J. Button McLaren +9 voltas
17. F. Alonso McLaren +28 voltas
18. L. Hamilton Mercedes +29 voltas
19. F. Massa Williams +31 voltas
20. N. Hulkenberg Force India +49 voltas

Pedro Mendes

2 pensamentos sobre “F1: Vettel mais próximo de Rosberg no campeonato

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.