NASCAR Sprint Cup Series – myAFibRisk.com 400

CPYfPkwWoAATUd9Finalmente começou a Chase for the Sprint Cup na NASCAR Sprint Cup Series. A partir de agora está em jogo o título. Dezasseis pilotos estão na luta, com três rondas de eliminação pelo meio.

A primeira prova, que também foi a primeira de três provas da primeira ronda de eliminação, a Challenger Round, foi na tri-oval de Chicagoland Speedway

A qualificação foi cancelada por causa da chuva, pelo que a classificação ficou ordenada pelas voltas mais rápidas da primeira sessão de treinos. Assim, Kevin Harvick (#4) ficou na pole, com Joey Logano (#22) ao seu lado. Na segunda fila tinhamos Brad Keselowski (#2) e Martin Truex, Jr. (#78)

No arranque, Harvick defendeu-se durante uma volta de Logano, conseguindo consolidar a liderança.
Na volta 2, A. J. Allmendinger (#47) e Denny Hamlin (#11) fizeram um pião no meio do pelotão. Hamlin teve danos cosméticos com este pião e foi para as boxes, onde perdeu uma volta.

Recomeço na volta 7 com Martin Truex, Jr. a saltar para a liderança, passando por Logano e Harvick, e forçando este último a ir mais alto na pista. Austin Dillon (#3), que partiu dos primeiros lugares, também fez um bom recomeço e subiu rapidamente ao 2º lugar.
Na volta 16, Harvick recompôs-se e devolveu a ultrapassagem a Dillon, que tentava encontar uma forma de passar Truex, Jr, acabando por cometer um erro na curva 3. Harvick atacou Truex, Jr., mas este defendeu-se bem.
Kyle Busch (#18) começava a aparecer nos primeiros lugares e não demorou muito tempo a passar para o 2º lugar, por troca com Harvick. Depois de deixar Harvick para trás, apanhou e passou Truex, Jr. na volta 47 para ser o novo líder, mesmo antes das paragens em bandeira verde.

55ff3e05da110.imageAs paragens começaram na volta 50. Harvick foi um dos primeiros a parar e ganhou uma posição. Kyle Busch manteve a liderança e Logano conseguiu passar para o 3º posto, deixando Truex, Jr. em 4º.
Carl Edwards (#19) não estava a ter um início de corrida satisfatório, e as coisas pioraram ao ser penalizado por exceder a velocidade nas boxes, tal como Alex Bowman (#7).

Busch começou a ganhar vantagem a partir daqui, com pneus novos, mas Harvick acabou por conseguir reduzir a diferença e aproximar-se perigosamente de Busch, mas o tráfego prejudicou o seu progresso.
Tony Stewart (#14) deu um toque no muro e foi para as boxes, mas a NASCAR não lançava ainda a bandeira amarela.
Entretanto, Logano era ultrapassado por Truex, Jr., que voltava ao 3º lugar.

Na segunda ronda de paragens, em bandeira verde, a situação não se alterou significativamente. Kyle Busch continuava na liderança, com quase três segundos de vantagem para Harvick.
Kurt Busch (#41) era 5º quando deu um toque no muro, causando um furo lento, mas a bandeira verde continuava. Busch foi para as boxes e caiu para fora dos 10 primeiros.
Eram já poucos os pilotos na volta do líder (apenas 13) quando apareceu finalmente a segunda bandeira amarela, por detritos, na volta 123.
Nas boxes, as posições não se alteraram muito. Kyle Busch bateu Harvick e Jeff Gordon (#24), que era agora 3º.

f1tnf4qpwf46oe8j2icbvzh777ep0vaRecomeço na volta 129. Harvick bloqueou Gordon na linha interior e atacou a liderança. Kyle Busch tentou defender, mas sem êxito. Harvick era o novo líder no final dessa volta, e Jimmie Johnson (#48), agora líder ex-aequo do campeonato, passou para o 3º lugar.
Na volta seguinte, Austin Dillon acabou uma boa corrida no muro na curva 2, com um rebentamento de um pneu. A bandeira amarela permitiu a Carl Edwards e a Denny Hamlin recuperarem a volta de atraso.
Alguns pilotos optaram por parar nesta bandeira amarela, colocando quatro pneus. Foram eles Brad Keselowski (#2), Carl Edwards, Denny Hamlin, Matt Kenseth (#20) e Martin Truex, Jr.

Recomeço atribulado na volta 135. Kyle Busch partiu bem, mas mais atrás Logano deu um toque na traseira de Johnson, e este foi obrigado a desviar-se de Harvick, à sua frente, e a ir para o “apron”. Johnson tentou voltar à pista mas houve um toque que deixou os dois carros com danos mínimos, apesar do pneu traseiro-esquerdo de Harvick deitar fumo, que rapidamente acabou.
A sorte de Harvick acabou na volta 139, quando o pneu rebentou mesmo ao roçar na carroçaria, e Harvick bateu no muro na curva 3, causando bastantes estragos na sua traseira. Harvick foi para a garagem, regressando mais tarde para acabar no 42º lugar, e deu um mau início à sua Chase, onde tenta revalidar o título de 2014.
Jimmie Johnson também parou nas boxes para corrigir os danos no seu carro, que eram menores, com alguns pilotos a aproveitarem para colocar pneus novos.

Kyle Busch falhou o recomeço e Jeff Gordon, que igualou o recorde de Ricky Rudd, que fez 788 partidas consecutivas na Cup Series, passou para a liderança da corrida. Kurt Busch subiu ao 3º lugar, mas colocou rapidamente o seu irmão atrás de si.

Jeff Gordon ganhou uma vantagem segura para Kurt Busch e foi o primeiro piloto a parar na volta 184. Para os seus rivais mais diretos, Gordon não perdeu posição.
Alguns pilotos ainda tinham que parar, como Hamlin, Keselowski e Edwards, quando saiu uma bandeira amarela por detritos na volta 191.
Gordon e Logano aproveitaram para parar novamente e cairam para 6º e 7º, respetivamente, juntamente com Hamlin, Keselowski e Edwards. Os irmãos Busch não pararam e eram os líderes, com Kyle na frente de Kurt.
Os pilotos que não tinham parado até à bandeira amarela acabaram por ter benefício.

489361026-e1442788696164Recomeço na volta 197. Kyle Busch bateu o seu irmão à entrada da curva 1, e Gordon subia para o 5º lugar, por troca com Keselowski.
A situação de corrida acabaria por estabilizar nas voltas seguintes, com Jeff Gordon a deixar para trás Hamlin e Edwards.

Já dentro das 50 voltas para o fim, Kurt atacou Kyle. Após três voltas, Kurt passou por Kyle e chegava à liderança, aproveitando as dificuldades que o seu irmão encontrou no tráfego.

A última ronda programada nas boxes na corrida começou a 30 voltas do fim, com Carl Edwards a abrir as hostilidades.
Kyle Busch parou a 28 voltas do fim, com Kurt Busch e Jeff Gordon a responderem e a parar na volta seguinte. Com isto, Kurt ainda estava na frente de Kyle, mas com Jeff Gordon bem mais perto deles e pronto para um ataque.

Gordon estava ao ataque e passou por Kyle a 16 voltas do fim, mas parecia ser uma tarefa quase impossível recuperar três segundos de atraso para Kurt.
No entanto, as contas só se fazem no fim e saiu uma bandeira amarela a 10 voltas do fim.
Kurt Busch e Jeff Gordon ficaram em pista. Kyle Busch arriscou e parou. Denny Hamlin ficou em pista e atrás dele todos pararam, como Joey Logano, Martin Truex, Jr. e Matt Kenseth. Os pilotos que pararam trocaram quatro pneus.

O recomeço decisivo deu-se a cinco voltas do fim. Gordon atacou Kurt Busch mas Hamlin fez um grande arranque e os três ficaram lado a lado na curva 1. No meio, Gordon ficou instável e caiu para o 12º lugar. Por dentro, Hamlin passou Kurt Busch e era, incrivelmente, o novo líder.
Na volta seguinte, Carl Edwards deixava Kurt para trás e era agora 2º.
Mais atrás, Ryan Newman (#31) aparecia do nada no 4º lugar. Newman foi espetacular com pneus novos no último recomeço de corrida.

1442791952655Após uma má qualificação, um pião e depois de ter uma volta de atraso, Denny Hamlin foi de forma inesperada o vencedor desta corrida. Hamlin venceu pela terceira vez esta temporada e começa a Chase com o pé direito, e está já qualificado para a segunda ronda de eliminação, a Contender Round. Hamlin está assim à vontade nas próximas duas corridas.

Carl Edwards foi 2º, também a recuperar bem da sua penalização. Os dois primeiros nesta corrida chegaram a andar com uma volta de atraso.

Kurt Busch não teve um bom final de corrida, mas acabou no 3º lugar para somar pontos importantes na qualificação para a próxima fase.

Ryan Newman, como foi descrito acima, teve um grande final de corrida e foi 4º. Matt Kenseth foi 5º, Joey Logano foi 6º, Kyle Larson (#42) fez uma boa corrida e foi o melhor piloto que não está na Chase, no 7º lugar. Brad Keselowski foi 8º, Kyle Busch, que foi o piloto que liderou mais voltas na corrida, foi apenas 9º, com a sua decisão de parar no final a sair-lhe mal, e Aric Almirola (#43) fez uma boa prestação com o 10º lugar.

Quanto aos outros pilotos na Chase, Jimmie Johnson foi apenas 11º, ele que renovou com a Hendrick Motorsports por mais duas temporadas. Dale Earnhardt, Jr. (#88) foi um discreto 12º classificado.
Martin Truex, Jr. estará insatisfeito com o 13º lugar, e ainda mais insatisfeito estará Jeff Gordon, apenas em 14º.
Jamie McMurray (#1) foi 16º, Paul Menard (#27) foi 17º, Clint Bowyer (#15) foi 19º e Kevin Harvick, que foi tirar satisfações a Jimmie Johnson pelo toque que lhe causou o furo após a corrida, no 42º lugar, certamente a sentir a pressão de ter que fazer grandes corridas em New Hampshire e em Dover.

A próxima prova, e a segunda de três da Challenger Round, será na oval de New Hampshire.

 

Classificação final: http://www.jayski.com/stats/2015/pdfs/27chi2015results.pdf

Classificação do campeonato

1º – Matt Kenseth (#20) – 2052 pontos
2º – Denny Hamlin (#11) – 2050 pontos (- 2) (já qualificado)
3º – Carl Edwards (#19) – 2049 pontos (- 3)
4º – Kyle Busch (#18) – 2049 pontos (- 3)
5º – Kurt Busch (#41) – 2048 pontos (- 4)
6º – Joey Logano (#22) – 2048 pontos (- 4)
7º – Jimmie Johnson (#48) – 2045 pontos (- 7)
8º – Ryan Newman (#31) – 2040 pontos (- 12)
9º – Brad Keselowski (#2) – 2039 pontos (- 13)
10º – Dale Earnhardt, Jr. (#88) – 2038 pontos (- 14)
11º – Martin Truex, Jr. (#78) – 2035 pontos (- 17)
12º – Jeff Gordon (#24) – 2031 pontos (- 21)

Neste momento fora da segunda ronda de eliminação, a Contender Round:

13º – Jamie McMurray (#1) – 2028 pontos (- 24) (3 pontos atrás do 12º)
14º – Paul Menard (#27) – 2027 pontos (- 25) (4 pontos atrás do 12º)
15º – Clint Bowyer (#15) – 2025 pontos (- 27) (6 pontos atrás do 12º)
16º – Kevin Harvick (#4) – 2009 pontos (- 43) (22 pontos atrás do 12º)

 

Jorge Covas

Um pensamento sobre “NASCAR Sprint Cup Series – myAFibRisk.com 400

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.