WRX: Petter Solberg caminha a passos largos para o título

Depois de um primeiro dia com um bom andamento de Timmy Hansen e também Petter Solberg e com muito público nas bancadas do circuito catalão, chegou o segundo dia de competição, o dia de todas as decisões desta décima ronda em Espanha e quem sorriu por último foi Petter Solberg que conseguiu na estreia do Circuito de Barcelona no calendário do mundial a sua terceira vitória desta temporada. Mas antes de falarmos do final vamos ver o que antes se passou durante o segundo dia em Barcelona.

Heat 3

Foto: FIA WRX
Foto: FIA WRX

Depois do warm up, os pilotos prepararam as suas máquinas para as restantes heats de qualificação que marcavam o início do dia em Barcelona. Na terceira heat, o piloto mais rápido em pista foi Johan Kristoffersson com um tempo de 03:15.331. O sueco deixou Tanner Foust na segunda posição a quase um segundo enquanto o terceiro piloto mais rápido foi Jerome Grosset-Janin. O piloto do campeonato europeu conseguiu fazer frente aos pilotos do mundial e fez um excelente tempo nesta terceira heat de qualificação.

Continuando no campeonato europeu depois de já termos feito referencia a Jerome Grosset-Janin o segundo mais rápido foi Tommy Rustad na décima segunda posição da geral seguido de perto por Fredrik Salsten que acaba como terceiro mais rápido do europeu e na décima terceira posição da geral.

Já na terceira heat de qualificação dos Super1600 o mais rápido foi Andréa Dubourg ao percorrer o Circuito de Barcelona num tempo de 03:30.042. Dubourg deixou para trás o piloto do Peugeot 208 Ulrik Linnemann na segunda posição e Janis Baumanis foi o terceiro mais rápido ao volante do seu Renault Twingo.

Heat 4

Foto: FIA WRX
Foto: FIA WRX

Para a última heat desta décima ronda, muitos pilotos esperavam ainda chegar ao top 12 da tabela de pontos intermédios e quem esteve mais rápido no circuito foi Timmy Hansen com o melhor tempo do fim-de-semana nestas heat de qualificação, com 03:14.366. Foi a primeira heat de qualificação onde se chegou ao segundo 14 e não foi só Hansen a conseguir pois Petter Solberg acompanhou o andamento de Hansen e terminou com o segundo tempo a seis décimos do sueco da Peugeot Hansen.

Hansen e Solberg dominaram por completo o andamento no circuito espanhol e a prova disso esta no tempo de Davy Jeanney que terminou como terceiro mais rápido com um tempo de 03:16.134.

Na última heat do europeu Tommy Rustad voltou a ser mais rápido na nona posição da geral depois de já o ter conseguido na segunda heat no primeiro dia da prova. Rustad com o seu VW Polo foi mais rápido que Jerome Grosset-Janin, que terminou na décima quarta posiçao da geral, mais de um segundo e meio e quase dois segundos para o terceiro mais rápido, Fredrik Salsten que acabou logo atras de Jerome Grosset-Janin na décima quinta posiçao da geral.

Na categoria Super1600 o mais rápido foi Krisztián Szabó seguido de Nikita Mysyulya na segunda posiçao e Davide Medici na terceira posiçao.

Com o final das quatro heat de qualificação os pilotos que marcaram presença nas semi finais foram; Timmy Hansen, Johan Kristoffersson, Mattias Ekstrom, Davy Jeanney, Robin Larsson, Petter Solberg, Reinis Nitiss, Topi Heikkinen, Andreas Bakkerud, Timur Timerzyanov, Tanner Foust e Tord Linnerud.

Semi Final 1

Foto: FIA WRX
Foto: FIA WRX

Hansen deu um bom início ao que seria uma corrida dominada pelo sueco. Timmy Hansen terminou as seis voltas ao circuito de Barcelona com um tempo de 04:49.381 menos dois segundos do que Robin Larsson que com uma excelente condução conseguiu terminar na segunda posiçao.Para a primeira semi final na primeira linha da grelha estavam os pilotos Timmy Hansen e Mattias Ekstrom, na segunda linha estavam os pilotos Robin Larsson e Reinis Nitiss e na terceira e ultima linha os pilotos Andreas Bakkerud e Tanner Foust.

Quem garantiu o último lugar com direito à passagem para a final foi o americano Tanner Foust. O americano conseguiu assim um lugar no que seria a sua última final na temporada de 2015 do campeonato mundial de ralicross.

Na quarta posiçao terminou o norueguês Andreas Bakkerud a frente de Mattias Ekstrom e do seu companheiro de equipa Reinis Nitiss, quinto e sexto respetivamente.

A Ford Olsbergs MSE tem vindo aos poucos a perder rendimento neste campeonato e em Barcelona foi apenas mais uma ronda onde os pilotos não conseguiram um resultado positivo.

Na primeira semi final europeia o vencedor foi Tommy Rustad seguido de Joni-Pekka Rajala na segunda posiçao e Alexander Hvaal na terceira posiaçao.

 

Rank DRIVER POS Time Champ Points
1. Timmy HANSEN 1 04:49.381 6
2. Robin LARSSON 2 04:51.447 5
3. Tanner FOUST 3 04:53.509 4
4. Andreas BAKKERUD 4 04:54.108 3
5. Mattias EKSTRÖM 5 04:54.573 2
6. Reinis NITISS 6 04:55.078 1

Semi Final 2

Foto: FIA WRX
Foto: FIA WRX

Para a segunda semi final na primeira linha da grelha estavam os pilotos Johan Kristoffersson e Davy Jeanney, na segunda linha os pilotos Petter Solberg e Topi Heikkinen e na ultima linha os pilotos Timur Timerzyanov e Tord Linnerud.

Johan Kristoffersson foi o piloto que conseguiu a vitoria nesta segunda semi final. O sueco terminou as seis voltas em 04:45.863 e conseguiu vencer com uma grande vantagem para o segundo classificado Petter Solberg. Na terceira posição terminou Davy Jeanney. O francês ao chegar a final coloca o seu 208 ao lado do de Timmy Hansen e conseguem ser a única equipa com dois carros na final espanhola.

Em quarto nesta segunda semi final terminou o finlandês Topi Heikkinen com o russo Timur Timerzyanov atras de si na quinta posição e Tord Linnerud na sexta e ultima posição.

Na segunda semi final do campeonato europeu o vencedor foi Ole-Christian Veiby que lutou ate final com o francês Jerome Grosset-Janin que terminou a menos de um segundo de Veiby. Já na terceira posiçao quem garantiu a última vaga para a final europeia foi o piloto Oliver O´Donovan.

Rank DRIVER POS Time Champ Points
1. Johan KRISTOFFERSSON 1 04:45.863 6
2. Petter SOLBERG 2 04:50.278 5
3. Davy JEANNEY 3 04:52.150 4
4. Toomas HEIKKINEN 4 04:52.848 3
5. Timur TIMERZYANOV 5 04:53.922 2
6. Tord LINNERUD 6 05:00.496 1

 

Final

Foto: FIA WRX
Foto: FIA WRX

Chegava a hora da mais esperada corrida no circuito espanhol e a primeira linha era preenchida por Johan Kristoffersson e Timmy Hansen seguidos por Petter Solberg e Robin Larsson na segunda linha e por Davy Jeanney e Tanner Foust na terceira e ultima linha da grelha.

Timmy Hansen começou muito bem esta corrida final e chegou na primeira posição a primeira curva do circuito seguido de Johan Kristoffersson e Petter Solberg.

Solberg sabia que não podia deixar fugir Timmy Hansen se quisesse ter hipóteses de lutar pela vitória e usou da sua agressividade para atacar a primeira posição na segunda curva do circuito e foi bem-sucedido passando da terceira para a primeira posição, a partir dai Solberg nunca mais largou o primeiro lugar e começou de volta para volta a aumentar a distância para Hansen que seguia na segunda posição. Mas, o melhor estava guardado para o final da corrida, com o primeiro lugar decidido os restantes lugares do pódio ficaram definidos nas duas últimas voltas. Timmy Hansen perdeu o segundo lugar na Joker Lap para Johan Kristoffersson que apostou na Joker cedo na corrida permitindo ter ao piloto uma pista sem trafego para praticar melhor a sua condução e essa estratégia valeu-lhe um segundo lugar no final com Hansen a fechar o pódio.

Foto: FIA WRX
Foto: FIA WRX

Petter Solberg terminou as seis voltas ao circuito em 04:51.051 com Johan Kristoffersson na segunda posição a mais de dois segundos do norueguês e Hansen quase a três segundos.

Davy Jeanney terminou na quarta posição e apesar de não ser um pódio com dois pilotos da Peugeot Hansen este foi um resultado muito positivo para as contas do campeonato de equipas. A Peugeot Hansen aproveitou da melhor maneira o facto da Ford Olsbergs MSE ter ficado pelas semi finais para aumentar a distância no campeonato de equipas para a equipa dos pilotos Andreas Bakkerud e Reinis Nitiss.

O americano Tanner Foust terminou na quinta posiçao e não mostrou aquele andamento que estamos habituados a ver dele. A falta de provas neste mundial pode estar relacionada com a falta de ritmo de piloto. Já na última posição terminou Robin Larsson que vinha a fazer um bom fim-de-semana mas depois de um toque na fase inicial da corrida com Petter Solberg o carro acabou por ficar danificado e o piloto abandonou ainda durante a primeira volta.

Rank DRIVER POS Time Champ Points
1. Petter SOLBERG 1 04:51.051 8
2. Johan KRISTOFFERSSON 2 04:53.724 5
3. Timmy HANSEN 3 04:53.909 4
4. Davy JEANNEY 4 04:56.795 3
5. Tanner FOUST 5 04:57.010 2
6. Robin LARSSON 6 00:05.665 1

 

No campeonato europeu o piloto vencedor desta penúltima ronda do campeonato foi Ole-Christian Veiby. O piloto dominou a corrida e não deu hipótese a Alexander Hvaal que terminou na segunda posição o que também foi um bom resultado para o piloto que no ano passado foi companheiro de equipa de Petter Solberg. A fechar o pódio ficou Joni-Pekka Rajala.

Esta corrida ficou marcada pela penalização aplicada a Tommy Rustad que depois de vencer em pista acabou na última posição.

Nos Super1600 foi Andréa Dubourg o vencedor em Barcelona.

 

Nas contas do mundial, Petter Solberg com esta vitória aumentou assim a sua distância para Timmy Hansen para 35 pontos. Com três rondas pela frente será quase impossível retirar Solberg desta primeira posição e impedir ao norueguês conquistar o seu bi-campeonato.

1. PETTER SOLBERG
CITROËN DS3
243
2. TIMMY HANSEN
PEUGEOT 208
208
3. JOHAN KRISTOFFERSSON
VOLKSWAGEN POLO
182
4. DAVY JEANNEY
PEUGEOT 208
166
5. ANDREAS BAKKERUD
FORD FIESTA ST
163
6. MATTIAS EKSTRÖM
AUDI S1
155
7. REINIS NITISS
FORD FIESTA ST
134
8. TOOMAS HEIKKINEN
VOLKSWAGEN POLO
121
9. ROBIN LARSSON
AUDI A1
94
10. TIMUR TIMERZYANOV
FORD FIESTA
77

Nas equipas a Peugeot Hansen esta ainda mais na frente e 77 pontos é o que separa a equipa da marca francesa da Ford Olsbergs MSE que estão agora em risco de perder a segunda posiçao para a SDRX se não melhorar os resultados nas três rondas finais.

1. PEUGEOT HANSEN 374
2. FORD OLSBERGS MSE 297
3. SDRX 268
4. MARKLUND MOTORSPORT 216
5. VOLKSWAGEN TEAM SWEDEN 214
6. EKSRX 174
7. WORLD RX TEAM AUSTRIA 60
8. ALL-INKL.COM MÜNNICH MOTORSPORT 39

No dia 2 de Outubro temos a decima primeira ronda em Instambul na Turquia e a ultima ronda do europeu onde se vai decidir o campeão europeu de 2015.

 

Miguel Cabo

Um pensamento sobre “WRX: Petter Solberg caminha a passos largos para o título

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.