F1 – Breves

 

Jenson Button pode anunciar a reforma este fim de semana

foto: XPB Images
foto: XPB Images

Poderá ser uma das noticias mais marcantes do fim de semana no Japão. O piloto britânico Jenson Button já tomou uma decisão em relação ao seu futuro e tudo aponta que o campeão se irá despedir depois de 16 anos ao mais alto nível. Button lutou muito para ficar com o lugar na McLaren em 2015, mas o carro demasiado fraco tem desmotivado sobremaneira JB, que está desde 2012 sem uma máquina capaz de lutar por vitórias. O piloto admitiu que a F1 já “não é divertida” para ele e que a sua motivação já não é o que era. E quando um piloto diz isso, geralmente é meio caminho andado para a despedida.

Button é um dos pilotos mais apreciados do grid. E se calhar um dos menos valorizados. A sua postura de gentleman e a classe que apresenta dentro e fora de pista disfarça a velocidade que ainda tem ao volante de um F1. Alguns teimam em esquecer-se que Button foi na maioria das vezes melhor que os colegas de equipa e nem a entrada na McLaren, que era a casa de Hamilton, mudou isso. JB chegou viu e venceu e conseguiu no geral uma prestação melhor que Lewis nesse período, quando muitos pensavam que ia ser posto de parte. Não coloco em causa o talento de Hamilton que é superior ao de Button, mas a inteligência de JB sempre rendeu muitos pontos às equipas por onde passou. Este ano teve de se bater com Alonso, inquestionavelmente um dos melhores pilotos do grid e mesmo assim as prestações de Button nada ficam a dever ao que o espanhol apresenta em pista. Mas se calhar o seu estilo pouco agressivo (alguns dirão que tem pouca alma e que arrisca pouco), muito “soft” não lhe rende muito fãs. Mas há que apreciar a classe de Button ao volante.

Foto: McLaren
Foto: McLaren

Button passou por muito estes últimos anos. Carros pouco competitivos, a morte do pai e a indiefinição da renovação no ano passado exigiram muito ao piloto que, ainda assim, nunca baixou os braços e mostrou sempre a mesma qualidade. Sou suspeito pois sou admirador das qualidades de Button, mas considero que será uma perda enorme para a F1 a sua saída. Pela  sua qualidade em pista e por ser um dos bons embaixadores da F1 pelo mundo fora.

Fala-se que o seu destino poderá ser o WEC. Espero que sim pois o seu talento merece ser visto numa competição que está a crescer cada vez mais e que é altamente competitiva. Espero que possa sorrir em LeMans como fez em 2009. Seja qual for a decisão de Button , ficará na história da modalidade como um dos melhores.

 

 

Pérez a caminho da Lotus?

12004940_10153292135008043_4165945876984546194_nÉ um dos mais recentes rumores que percorre o paddock da F1. Sergio Perez que ainda não renovou com a Force India poderá estar em vias de deixar a equipa e juntar-se a Lotus, fazendo dupla com o Terror do asfalto, Pastor Maldonado. É uma noticia algo surpreendente mas que poderá ser a confirmação que Grosjean aceitou o convite da Haas e será piloto da equipa norte-americana. A Force India já veio desmentir os rumores e afirmou que a renovação está praticamente garantida e que será anunciada no México, pais natal de Checo. Seria uma pena ver desfeita uma das melhores duplas deste grid. Somos apreciadores das capacidades de Hulkenberg e de Pérez e tê-los na mesma equipa é sinonimo de qualidade. A confirmarem-se os rumores da saída, Pérez irá tentar a sua sorte na nova Renault, que pela escolha do line up mostraria que precisa de dinheiro para avançar com o projeto. É que Pérez é bom mas tem também os bolsos fundos e pelos vistos o dinheiro é bem vindo em Enstone. É que a permanencia de Maldonado só se consegue explicar assim. Mas acreditamos que a Force vai manter Checo e que continuará com uma das melhores duplas da F1.

 

No meio disto tudo há duas pessoas que estão a ficar animadas… Vandoorne e Magnussen começam a ver boas possibilidades dentro e fora da McLaren para se fixarem na F1. Ou haverá mais surpresas a caminho?

 

 

RedBull não muda de estratégia e volta a ameaçar com a saida.

Foto: Red Bull
Foto: Red Bull

A conversa é sempre a mesma e pelos vistos vai-se manter até ao final do ano. A Red Bull ameaça bater com a porta e retirar a Red Bull e a Toro Rosso da F1 se não conseguirem motores competitivos para 2016, por outras palavras, se a Ferrari negar fornecer motores à RedBull. Os austríacos exigiram igualdade de tratamento com a Ferrari, ou seja, mesmo motor, mesmo combustível e mesmo software e se não tiverem o que querem, não têm problema nenhum em sair. Se já antes ficava mal esta estratégia à RedBull, agora começa a ser um exagero. Mas o grande circo não se pode dar ao luxo de perder 4 carros. Bernie sabe disso e Marchionne também e a vontade do patrão da Ferrari é mesmo fornecer a RedBull, mas tem receio que a sua equipa se ressinta disso, ainda mais depois do que se passou em Singapura. O caso não está nada fácil.

 

McLaren pode apresentar novo patrocinador em breve

foto: McLaren
foto: McLaren

A equipa de Woking estará em vias de apresentar um novo patrocinador. Desde 2014 sem um patrocinador principal, depois da saída da Vodafone, a McLaren não tem encontrado um parceiro capaz de satisfazer as exigências de Ron Dennis e com a actual situação da equipa, torna-se cada vez mais necessário um investidor que permita a entrada de dinheiro, uma vez que os prémios da FOM este ano serão significativamente menores, dada a posição no campeonato da equipa. Boulier disse que o acordo está 99.99% fechado. Veremos se os 0.01% que faltam não serão um entrave. Fala-se que os investidores poderão vir da China mas até agora o negocio está envolto no maior secretismo.

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.