WTCC – Corrida da China: Antevisão

 

A caravana do WTCC mantém-se no oriente e depois do Japão, chegou à vizinha China para receber as rondas 19 e 20. Estamos já na recta final e são apenas mais 3 fins de semana até ao final deste campeonato.

O circuito Internacional de Shangai, concluído em 2004 para receber a F1 tem alargado os seus “préstimos” a outras competições tais como o WEC e o MotoGP entre outras. É um circuito caracterizado por longas rectas e curvas em apoio. O traçado usado pelo WTCC será mais curto em relação ao que é usado na F1.

 

 

12003919_687524918014371_210041922378329185_nTendo em conta as características da pista é claro que os Citroen têm toda a vantagem do seu lado. O melhor motor, aliado ao melhor pacote aerodinâmico, assim como a melhor tracção na saída de curva fazem do C-Elysée uma máquina quase inatingível ao resto da concorrência. José Maria Lopez que continua a sua caminhada para o titulo é o favorito à vitória na corrida 1. O argentino tem dominado em toda a linha e mesmo quando tem algum azar, o seu mais directo concorrente, Yvan Muller, não capitaliza. Aconteceu assim em Motegi na corrida 2, onde Lopez desistiu por causa de um furo e Muller também não pontuou devido a um toque que lhe danificou o capô.  Loeb continua isolado em 3º e por aí se deverá manter. Começam a surgir alguns rumores que Muller poderá abandonar a Citroen. Mas o francês desmentiu e afirmou que só pensará em 2016 no final da época. Ma estará motivado pois é a “sua corrida” e quererá tentar o pódio na corrida 2.

Foto: Honda
Foto: Honda

A Honda, depois do brilharete em Motegi enfrentará um difícil desafio. As características do traçado, aliado ao lastro de mais 40Kg pelos resultados obtidos no Japão deverão complicar a vida a Monteiro, Tarquini e Michelisz. A Honda confirmou a presença no WTCC em 2016 mas ainda com o acutal modelo do Civic e não com um modelo de 3 volumes que é o mais indicado neste tipo de competições. Para este fim de semana adivinham-se dificuldades e muito trabalho para os homens da JAS Team.

A Lada poderá ser a surpresa do fim de semana. O Vesta tem como pontos fortes o motor e a aerodinâmica, elementos fulcrais para este circuito. E além disso chegam à China com lastro 0 o que poderá jogar a favor dos russos. A Lada quererá fazer boa figura pois a corrida tem o patrocínio da Rosneft, patrocinador principal da equipa. Huff será o grande favorito a quem sabe subir ao pódio mas Catsburg poderá ter uma palavra a dizer. É certo que os Ladas tem muitos problemas na largada mas o traçado permitirá que recuperem posições durante a corrida. Referir Lapierre, que teve uma estreia discreta em Motegi mas com boas indicações para quem não está habituado a este tipo de máquinas terá mais uma ronda para se adaptar.

11181730_687524921347704_278238257735648288_nA Chevrolet está também com lastro 0 mas o desempenho dos Chevy tem desiludido. No entanto a pista parece adapatar-se melhor as características do Cruze e Hugo Valente poderá ter uma palavra a dizer, ele que tem estado bem nas ultimas corridas. Coronel e Chilton têm estado abaixo das expectativas e espera-se deles mais.

 

Dados da pista:

Comprimento de pista: 4.603Km

Distancia de corrida: 2x 14 voltas

 

Resultados de 2014:

Pole: José María López (Citroën) – 1m48.782s

Race 1: 1. J. López (Citroën) – 2. M. Qing Hua (Citroën) – 3. Y. Muller (Citroën)

Race 2: 1. M. Bennani (Honda) – 2. T. Monteiro (Honda) – 3. J. López (Citroën)

 

 

Traçado da pista

 

Sem Título

 

Onboard da pista:

 

No ano passado foi assim:

 

 

Fábio Mendes

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