Muita “chapa batida” nesta primeira corrida do fim de semana do DTM. Foi uma corrida intensa e com muito toques, desistências e azia à mistura. Uma prova típica do DTM, onde a emoção está sempre presente.

Lucas Auer era a grande novidade na frente do grid. O austríaco fez uma pole supreendente e todos esperavam para ver o que seria o rendimento do rookie na frente da corrida. Estratégicamente seria também importante para a Mercedes ter um carro a ajudar Wehrlein na sua corrida pelo titulo.
A largada no entento estragou os planos à Mercedes. Auer largou muito mal ao contrário de Maxime Martin que teve um arranque canhão e atacou a primeira posição com Wehrlein. Na entrada para a curva 1, o alemão meteu o carro no interior e Martin sem hipóteses bateu no Mercedes, levando o líder do campeonato a cair para o 4º lugar com Mortara e Spengler a aproveitar. Mais atrás, Green sofria um toque na traseira perdendo o controlo do carro e batendo em Molina e Scheider. O acidente obrigou a mostragem de bandeiras vermelhas.

No recomeço da corrida, Martin tratou de forçar o andamento e fugir da concorrência. Spengler seguia em segundo sem alcançar Martin e atrás de si Wehrlein atacava Mortara.
Nas voltas seguintes Mortara chegou-se a Spengler e atacou-o na curva 1, o que resultou num toque semelhante ao de Martin e Wehrlein. Spengler não deu espaço ao piloto da Audi e sofreu um toque forte que danificou bastante o seu carro. Mortara e Wehrelin passaram pelo piloto BMW, que ficou à mercê do ataque de Goetze que seguia em 5º. Spengler tentou defender-se mas nada mais fez do que juntar mais carros atrás de si que, sucessivamente, iam tentando a ultrapassagem. Rockenfeller tentou e deu-se mal com isso perdendo muitas posições. O esforço do canadiano foi inglório pois um furo no pneu traseiro motivou a sua desistência e a sua irritação.
Até ao final Wehrlein pressionou sem sucesso Mortara que manteve o 2º lugar com Martin a conseguir a sua 2ª vitória no DTM.

António Félix da Costa fez uma boa corrida recuperando muitas posições. Largou de 20º, chegou a rodar em 8º aproveitando a confusão à volta de Spengler, mas no final não aguentou Wickens. Ainda assim 9º lugar é um excelente resultado. Ekstrom perdeu muitos pontos para Wehrlein mas conseguiu subir ao 10º.
Depois de uma má qualificação a BMW conseguiu recompor-se e colocar um piloto no pódio e não fosse a falta de prudência de Spengler, podiam ter sido dois. Todos os pilotos BMW fizeram boas recuperações. Infelizmente a equipa ficou praticamente arredada do titulo de pilotos. Spengler com este resultado caiu do 5º lugar ocupado agora por Wittmann mas longe dos favoritos.
Para a Audi foi um dia de sensações mistas. Mortara voltou aos pódios e recolocou-se na corrida pelo titulo, mas o grande favorito Ekstrom perdeu 14 pontos para o líder Wehrlein que consolidou assim o seu 1º lugar. Green, que estava a fazer um bom campeonato, com mais este azar fica longe da luta pelo titulo. Mas Ekstrom e Mortara têm ainda boas hipóteses. Nada está perdido para a Audi.

A Mercedes teve um dia positivo. Wehrlein aumentou a sua liderança, que era o objectivo principal da equipa. O alemão é uma cópia de Raikkonen dos bons velhos tempos. Fora de pista é frio como o gelo, e conseguir um sorriso por parte do miúdo é tarefa difícil. Em pista é rápido, sabe-se defender muito bem e é de uma regularidade a toda a prova e graças a essa regularidade está em excelente posição para conquistar o titulo. Não admira que a Mercedes o queira colocar na F1. Já dizíamos há muito tempo que este rapaz é muito bom.
Amanhã será dia de mais lutas com a corrida de 1h, com paragem obrigatória nas boxes. O campeonato está ao rubro e vale a pena seguir.
Classificação final:
Pos | Driver | Team | Car | Laps | Gap |
---|---|---|---|---|---|
1 | Maxime Martin | RMG | BMW | 25 | 48m17.036s |
2 | Edoardo Mortara | Abt | Audi | 25 | 2.543s |
3 | Pascal Wehrlein | HWA | Mercedes | 25 | 2.955s |
4 | Gary Paffett | ART | Mercedes | 25 | 14.227s |
5 | Maximilian Gotz | Mucke | Mercedes | 25 | 15.293s |
6 | Lucas Auer | ART | Mercedes | 25 | 16.750s |
7 | Marco Wittmann | RMG | BMW | 25 | 17.349s |
8 | Robert Wickens | HWA | Mercedes | 25 | 20.620s |
9 | Antonio Felix da Costa | Schnitzer | BMW | 25 | 22.189s |
10 | Mattias Ekstrom | Abt | Audi | 25 | 23.857s |
11 | Mike Rockenfeller | Phoenix | Audi | 25 | 24.398s |
12 | Paul Di Resta | HWA | Mercedes | 25 | 25.032s |
13 | Timo Glock | MTEK | BMW | 25 | 25.383s |
14 | Adrien Tambay | Abt | Audi | 25 | 25.756s |
15 | Christian Vietoris | HWA | Mercedes | 25 | 26.413s |
16 | Nico Muller | Rosberg | Audi | 25 | 27.142s |
17 | Daniel Juncadella | Mucke | Mercedes | 25 | 27.724s |
18 | Augusto Farfus | RBM | BMW | 25 | 1m00.378s |
19 | Bruno Spengler | MTEK | BMW | 18 | 7 Laps |
– | Timo Scheider | Phoenix | Audi | 11 | Retirement |
– | Tom Blomqvist | RBM | BMW | 9 | Retirement |
– | Miguel Molina | Abt | Audi | 0 | Retirement |
– | Jamie Green | Rosberg | Audi | 0 | Retirement |
– | Martin Tomczyk | Schnitzer | BMW | 0 | Withdrawn |
Fábio Mendes