
Depois de uma sexta-feira molhada, em que as duas sessões de treino nada ajudaram nas afinações dos carros, hoje seria sempre difícil para todas as equipas acertar com os “set ups”. A 3ª sessão de treino teve de servir para afinar o carro para qualificação e corrida, o que é manifestamente pouco comparado com as 4h de preparação que as equipas normalmente têm. E com a pista seca a Mercedes regressou ao serviço habitual. O fim de semana de Singapura não lhes correu de feição mas em Suzuka os Silver Arrows voltaram ao domínio do costume, com os dois Mercedes a liderarem a tabela de tempos. Rosberg foi 0.2 seg mais rápido que Hamilton, seguidos de Ricciardo e Bottas. A Ferrari não mostrou os argumentos de Singapura e Vettel apareceu apenas em 4º a 0.8 seg.
Q1

A Q1 foi a imagem do que se iria passar nas restantes sessões. Os Mercedes trataram logo de mostrar o seu poderio e depois da primeira ronda de voltas cronometradas, os germânicos eram 1 seg mais rápidos que toda a concorrência. Bottas era o homem que aparecia mais próximo de Hamilton e Rosberg, seguido de Massa e Ricciardo. Começava a enteder-se que a Williams e a Red Bull estavam fortes e ameaçavam os lugares pretendidos pela Ferrari. Ericsson ainda apanhou um susto na entrada da curva “spoon”. O sueco foi com a roda à relva e perdeu a traseira do carro, sem consequências para o carro. No final da sessão Hamilton batia o pé a Rosberg e fazia o melhor tempo seguido de Raikkonen que conseguiu uma boa volta nos momentos finais. A Q1 foi interrompida antes do tempo regulamentar pois o carro de Vertappen ficou parado no meio da pista com problemas eléctricos.
De fora ficavam Nasr, Ericsson (os Sauber mostrarm muito pouco andamento), os inevitáveis Manor e…Jenson Button. O homem que nunca ficou fora do top10 na qualificação nesta pista e que é um especialista deste traçado ficou de fora. O britânico estava a tentar melhorar o seu registo nos últimos segundo da Q1 mas as bandeiras amarelas mostradas na zona onde o Toro Rosso estva “estacionado” deitaram por terras as hipóteses de JB passar à Q2. A equipa errou e não disse ao piloto que modo de motor usar na sua volta lançada. Um erro que custou caro. E querem convencer o homem a ficar assim.
Q2

Na Q2 não aconteceu nada de novo. Os Mercedes continuaram 1 seg mais rápidos, os Williams mostravam bom ritmo e Raikkonen voltava a ficar em 3º fazendo melhor que Vettel que teve muitos problemas com os pneus durante toda a qualificação. O finlandês parecia estar a preparar-se para atacar o 3º posto final e fazer melhor que o seu colega de equipa. Os Red Bull não eram tão exuberantes mas ainda assim mostravam que podiam tentar pelo menos um 4º lugar.
De fora ficaram Hulkenberg, Sainz, Alonso que disse no rádio que não conseguia fazer muito melhor do que fez e mesmo assim ficou a 2.2 segundos dos Mercedes e Maldonado.
Q3

A última parte da qualificação tinha como prato principal a luta entre Hamilton e Rosberg que prometia ser muito renhida. Mas havia grande interesse em saber quem conseguiria o 3º posto com Williams e Ferrari como grandes candidatas e Red Bull à espreita.
A primeira ronda de tempos deu-nos um Rosberg 0.076 seg mais rápido que Hamilton. Ambos os pilotos tiveram erros nas suas voltas e havia potencial para melhorar, parecendo que Hamilton tinha mais para dar. Ricciardo fazia também uma excelente volta e tirava tudo o que o seu Red Bull tinha para lhe dar. Mas Bottas tratou de melhorar a marca do australiano ficando o finlandês com a 3ª posição seguido de Vettel.
Quando todos se preparavam para a segunda e decisiva ronda de tempos, Kvyat foi com o pneu à relva e teve uma violenta saída de pista. O carro ficou muito danificado e a sessão foi interrompida., tirando a hipóteses a toda a gente de melhorar.
No final a qualificação sorria a Rosberg, que fez a segunda pole do ano, seguido de Hamilton e Bottas.
Destaques para as boas prestações da Williams que aparece em Suzuka mais forte e mais rápida e para o bom esforço da Red Bull que, mesmo sem motor, continua a tentar fazer pela vida. Raikkonen foi um dos grandes prejudicados pois mostrou que tinha andamento para ficar com o 3º lugar mas mais uma vez ficou para trás na qualificação (não tem sorte nenhuma este ano).
Todas as equipas se queixaram da pressão dos pneus que foi aumentada pela Pirelli para este GP. Um aumento de quase 10% nas pressões que vão provocar mais desgaste e que poderão afectar as afinações de muitos carros.
Classificação final:
POS. | NO. | DRIVER | TEAM | Q1 | Q2 | Q3 | LAPS |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 6 | NICO ROSBERG | MERCEDES | 1:33.015 | 1:32.632 | 1:32.584 | 16 |
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | MERCEDES | 1:32.844 | 1:32.789 | 1:32.660 | 15 |
3 | 77 | VALTTERI BOTTAS | WILLIAMS | 1:34.326 | 1:33.416 | 1:33.024 | 11 |
4 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | FERRARI | 1:34.431 | 1:33.844 | 1:33.245 | 11 |
5 | 19 | FELIPE MASSA | WILLIAMS | 1:34.744 | 1:33.377 | 1:33.337 | 12 |
6 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FERRARI | 1:34.171 | 1:33.361 | 1:33.347 | 10 |
7 | 3 | DANIEL RICCIARDO | RED BULL RACING | 1:34.399 | 1:34.153 | 1:33.497 | 17 |
8 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | LOTUS | 1:34.398 | 1:34.278 | 1:33.967 | 19 |
9 | 11 | SERGIO PEREZ | FORCE INDIA | 1:35.001 | 1:34.174 | 16 | |
10 | 26 | DANIIL KVYAT | RED BULL RACING | 1:34.646 | 1:34.201 | 15 | |
11 | 27 | NICO HULKENBERG | FORCE INDIA | 1:35.328 | 1:34.390 | 13 | |
12 | 55 | CARLOS SAINZ | TORO ROSSO | 1:34.873 | 1:34.453 | 15 | |
13 | 13 | PASTOR MALDONADO | LOTUS | 1:34.796 | 1:34.497 | 13 | |
14 | 14 | FERNANDO ALONSO | MCLAREN | 1:35.467 | 1:34.785 | 8 | |
15 | 33 | MAX VERSTAPPEN | TORO ROSSO | 1:34.522 | 8 | ||
16 | 22 | JENSON BUTTON | MCLAREN | 1:35.664 | 6 | ||
17 | 9 | MARCUS ERICSSON | SAUBER | 1:35.673 | 5 | ||
18 | 12 | FELIPE NASR | SAUBER | 1:35.760 | 6 | ||
19 | 28 | WILL STEVENS | MARUSSIA | 1:38.783 | 5 | ||
NC | 53 | ALEXANDER ROSSI | MARUSSIA | 1:47.114 | 5 |
Acidente de Kvyat
Fábio Mendes