F1 – GP do Japão: Qualificação. Acidente de Kvyat entrega a pole a Rosberg

Foto: Mercedes
Foto: Mercedes

Depois de uma sexta-feira molhada, em que as duas sessões de treino nada ajudaram nas afinações dos carros, hoje seria sempre difícil para todas as equipas acertar com os “set ups”. A 3ª sessão de treino teve de servir para afinar o carro para qualificação e corrida, o que é manifestamente pouco comparado com as 4h de preparação que as equipas normalmente têm. E com a pista seca a Mercedes regressou ao serviço habitual. O fim de semana de Singapura não lhes correu de feição mas em Suzuka os Silver Arrows voltaram ao domínio do costume, com os dois Mercedes a liderarem a tabela de tempos. Rosberg foi 0.2 seg mais rápido que Hamilton, seguidos de Ricciardo e Bottas. A Ferrari não mostrou os argumentos de Singapura e Vettel apareceu apenas em 4º a 0.8 seg.

 

Q1

Foto: Ferrari
Foto: Ferrari

A Q1 foi a imagem do que se iria passar nas restantes sessões. Os Mercedes trataram logo de mostrar o seu poderio e depois da primeira ronda de voltas cronometradas, os germânicos eram 1 seg mais rápidos que toda a concorrência. Bottas era o homem que aparecia mais próximo de Hamilton e Rosberg, seguido de Massa e Ricciardo. Começava a enteder-se que a Williams e a Red Bull estavam fortes e ameaçavam os lugares pretendidos pela Ferrari. Ericsson ainda apanhou um susto na entrada da curva “spoon”. O sueco foi com a roda à relva e perdeu a traseira do carro, sem consequências para o carro. No final da sessão Hamilton batia o pé a Rosberg e fazia o melhor tempo seguido de Raikkonen que conseguiu uma boa volta nos momentos finais. A Q1 foi interrompida antes do tempo regulamentar pois o carro de Vertappen ficou parado no meio da pista com problemas eléctricos.

De fora ficavam Nasr, Ericsson (os Sauber mostrarm muito pouco andamento), os inevitáveis Manor e…Jenson Button. O homem que nunca ficou fora do top10 na qualificação nesta pista e que é um especialista deste traçado ficou de fora. O britânico estava a tentar melhorar o seu registo nos últimos segundo da Q1 mas as bandeiras amarelas mostradas na zona onde o Toro Rosso estva “estacionado” deitaram por terras as hipóteses de JB passar à Q2. A equipa errou e não disse ao piloto que modo de motor usar na sua volta lançada. Um erro que custou caro. E querem convencer o homem a ficar assim.

 

 

Q2

Foto: Williams
Foto: Williams

Na Q2  não aconteceu nada de novo. Os Mercedes continuaram 1 seg mais rápidos, os Williams mostravam bom ritmo e Raikkonen voltava a ficar em 3º fazendo melhor que Vettel que teve muitos problemas com os pneus durante toda a qualificação. O finlandês parecia estar a preparar-se para atacar o 3º posto final e fazer melhor que o seu colega de equipa. Os Red Bull não eram tão exuberantes mas ainda assim mostravam que podiam tentar pelo menos um 4º lugar.

De fora ficaram Hulkenberg, Sainz, Alonso que disse no rádio que não conseguia fazer muito melhor do que fez e mesmo assim ficou a 2.2 segundos dos Mercedes e Maldonado.

 

 

Q3

Foto: Red Bull
Foto: Red Bull

A última parte da qualificação tinha como prato principal a luta entre Hamilton e Rosberg que prometia ser muito renhida. Mas havia grande interesse em saber quem conseguiria o 3º posto com Williams e Ferrari como grandes candidatas e Red Bull à espreita.

A primeira ronda de tempos deu-nos um Rosberg 0.076 seg mais rápido que Hamilton. Ambos os pilotos tiveram erros nas suas voltas e havia potencial para melhorar, parecendo que Hamilton tinha mais para dar. Ricciardo fazia também uma excelente volta e tirava tudo o que o seu Red Bull tinha para lhe dar. Mas Bottas tratou de melhorar a marca do australiano ficando o finlandês com a 3ª posição seguido de Vettel.

Quando todos se preparavam para a segunda e decisiva ronda de tempos, Kvyat foi com o pneu à relva e teve uma violenta saída de pista. O carro ficou muito danificado e a sessão foi interrompida., tirando a hipóteses a toda a gente de melhorar.

 

No final a qualificação sorria a Rosberg, que fez a segunda pole do ano, seguido de Hamilton e Bottas.

 

Destaques para as boas prestações da Williams que aparece em Suzuka mais forte e mais rápida e  para o bom esforço da Red Bull que, mesmo sem motor, continua a tentar fazer pela vida. Raikkonen foi um dos grandes prejudicados pois mostrou que tinha andamento para ficar com o 3º lugar mas mais uma vez ficou para trás na qualificação (não tem sorte nenhuma este ano).

Todas as equipas se queixaram da pressão dos pneus que foi aumentada pela Pirelli para este GP. Um aumento de quase 10% nas pressões que vão provocar mais desgaste e que poderão afectar as afinações de muitos carros.

 

Classificação final:

 

POS. NO. DRIVER TEAM Q1 Q2 Q3 LAPS
1 6 NICO ROSBERG MERCEDES 1:33.015 1:32.632 1:32.584 16
2 44 LEWIS HAMILTON MERCEDES 1:32.844 1:32.789 1:32.660 15
3 77 VALTTERI BOTTAS WILLIAMS 1:34.326 1:33.416 1:33.024 11
4 5 SEBASTIAN VETTEL FERRARI 1:34.431 1:33.844 1:33.245 11
5 19 FELIPE MASSA WILLIAMS 1:34.744 1:33.377 1:33.337 12
6 7 KIMI RÄIKKÖNEN FERRARI 1:34.171 1:33.361 1:33.347 10
7 3 DANIEL RICCIARDO RED BULL RACING 1:34.399 1:34.153 1:33.497 17
8 8 ROMAIN GROSJEAN LOTUS 1:34.398 1:34.278 1:33.967 19
9 11 SERGIO PEREZ FORCE INDIA 1:35.001 1:34.174 16
10 26 DANIIL KVYAT RED BULL RACING 1:34.646 1:34.201 15
11 27 NICO HULKENBERG FORCE INDIA 1:35.328 1:34.390 13
12 55 CARLOS SAINZ TORO ROSSO 1:34.873 1:34.453 15
13 13 PASTOR MALDONADO LOTUS 1:34.796 1:34.497 13
14 14 FERNANDO ALONSO MCLAREN 1:35.467 1:34.785 8
15 33 MAX VERSTAPPEN TORO ROSSO 1:34.522 8
16 22 JENSON BUTTON MCLAREN 1:35.664 6
17 9 MARCUS ERICSSON SAUBER 1:35.673 5
18 12 FELIPE NASR SAUBER 1:35.760 6
19 28 WILL STEVENS MARUSSIA 1:38.783 5
NC 53 ALEXANDER ROSSI MARUSSIA 1:47.114 5

 

Acidente de Kvyat

 

 

Fábio Mendes

 

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.