
A dupla portuguesa Bruno Magalhães/Hugo Magalhães fecharam com um bom segundo lugar o Rally do Chipre, que marcou o regresso das cores nacionais ao Campeonato Europeu de Ralis, depois de três meses de ausência.
A prova cipriota contava também para o Campeonato FIA de Ralis do médio Oriente, e acabou por ser vencida por Nasser Al-Tattiyah, batendo o piloto polaco Kajetan Kajetanowicz por apenas 7´s, mas acabou por vencer tranquilamente no ERC, pois B. Magalhães ficou na segunda posição mas já a mais de quatro minutos do vencedor da prova.
O rally como era de esperar foi de uma dureza extrema, com troços muito difíceis e um autentico desafio para os pilotos e essencialmente para os carros, que tiveram de resistir ás 16 especiais cronometradas no total de 204km percorridos.
A dupla portuguesa rodou praticamente em todo o rally na segunda posição, sem nunca pôr em causa a liderança de Kajetanowicz, sendo este piloto de outras lutas, neste caso, pelo titulo do ERC, onde voltou a ganhar vantagem sobre Breen, ausente nesta prova.

Bruno Magalhães e Hugo Magalhães acabaram por realizar uma prova de gestão, estabelecendo-se na segunda posição e mantendo um bom ritmo que lhes permitisse continuar no segundo lugar do pódio, não correndo riscos desnecessários e levando o Peugeot 208 T16 R5 até ao final sem grandes percalços.
Fica um segundo lugar final, e um bom regresso à actividade, depois do Rally Vinho Madeira. No final do rally o piloto era um homem feliz: “Estou muito, muito feliz. Conseguimos superar o resultado do ano passado o que nos deixa extremamente contentes. Num rali tão difícil e com tanto calor, levar o 208 T16 até ao final incólume, foi igualmente uma missão cumprida. A sequência de bons resultados, a vitória no Rali da Madeira e agora este segundo lugar, deixam-nos muito motivados para a próxima prova que acontece já daqui a 15 dias. Este resultado é uma forma de agradecimento aos meus patrocinadores por me permitirem continuar a fazer ralis no Europeu, à equipa, a Delta Rally que me proporcionou ao longo de toda a prova um carro impecável e ao Hugo Magalhães que fez um trabalho extraordinário. Agora já só penso no Rali da Grécia que espero corra tão bem ou melhor que este”.
Classificação final ERC:
1. | 11 | Kajetanowicz Kajetan – Baran J. Ford Fiesta R5 |
RC2 | 2:08:45.4 | 95.3 | |
2. | 15 | Magalhães B. – Magalhães H. Peugeot 208 T16 |
RC2 | 2:13:10.5 | +4:25.1 +4:25.1 |
92.1 1.30 |
3. | 14 | Consani Robert – Vanneste Lara Citroën DS3 R5 |
RC2 | 2:14:21.4 | +5:36.0 +1:10.9 |
91.3 1.64 |
4. | 16 | Tarabus Jaromír – Trunkát Daniel Škoda Fabia S2000 |
RC2 | 2:14:55.2 | +6:09.8 +33.8 |
90.9 1.81 |
5. | 12 | Lukyanuk Alexey – Arnautov Alexey Ford Fiesta R5 |
RC2 | 2:16:00.9 | +7:15.5 +1:05.7 |
90.2 2.13 |
Nas contas do campeonato quando faltam apenas duas provas para o final do campeonato, Kajetanowicz cimentou a liderança na geral sobre o piloto Irlandês C. Breen, aumentando para 62 pontos de diferença para o piloto polaco.
Quanto a Bruno Magalhães subiu a 5º no ERC, depois deste excelente segundo posto no Chipre, ele que regressará já na próxima prova, o Rally da Grécia entre os dias 9 e 11 de Outubro.
Classificação do Campeonato ERC:
POS | DRIVER | PTS |
1 | Kajetan KAJETANOWICZ (POL) | 198 |
2 | Craig BREEN (IRL) | 136 |
3 | Alexey LUKYANUK (BLR) | 120 |
4 | Robert CONSANI (FRA) | 79 |
5 | Bruno MAGALHÃES (PRT) | 68 |
Fica assim para trás mais uma etapa do ERC, que ditou a vitória do cada vez mais candidato ao titulo, Kajetan Kajetanowicz, que tem mais duas provas pela frente para garantir o seu primeiro titulo internacional.
Segue-se já nos dias 9, 10 e 11 de outubro o Rally Acropolis, e nós por cá estaremos para lhe dar conta de todas as novidades sobre os principais campeonatos mundiais de ralis, bem como acompanhar a prestação da dupla portuguesa Bruno Magalhães e Hugo Magalhães em mais uma aventura internacional.
Até lá…if in doubt flat out!!
Carlos Mota