WRX – Turquia: Hansen ainda sonha com o campeonato

Depois de um primeiro dia de competição no Intercity Istanbul Park onde os suecos Timmy Hansen e Mattias Ekström dominaram as duas heat de qualificação estava na altura de começar o tão esperado segundo dia da décima primeira ronda do Campeonato Mundial de Ralicross.

Heat 3/4

Foto: FIA WRX
Foto: FIA WRX

Depois de ter conseguido vencer a segunda heat de qualificação, Mattias Ekström repetiu esse feito e foi novamente o mais rápido no circuito turco ao completar as quatro voltas em 04:02.083. O sueco da EKS por pouco mais de quatro décimas não foi superado por Andreas Bakkerud, que terminou com o segundo melhor tempo. Na terceira posição terminou o sueco da Peugeot Hansen, Timmy Hansen.

Na última heat de qualificação do dia ficou provado de que Mattias Ekström estava a dominar todas as incidências na Turquia e voltou a ser o mais rápido em pista, com o tempo mais rápido  de todas as quatro heats, ao percorrer as quatro voltas em 03:57.366. Ekström deixou Solberg na segunda posição a um segundo do seu tempo e Andreas Bakkerud que voltou a ser dos mais rápidos a pouco mais se dois segundos.

No final das quatro heat de qualificação o destaque vai para o piloto da EKS, Mattias Ekström que dominou por completo três das quatro corridas e não deu qualquer hipótese conseguindo assim passar as semi finais com a primeira posição da tabela de pontos intermedia. O que nos deixou também bastante agradados foi o facto da Ford Olsbergs MSE estar de volta aos bons resultados o que de certa forma faz muita falta para a equipa como também para o próprio espetáculo dentro de pista.

 

Semi Finais 1/2

Os doze pilotos marcaram presença nas semi finais

Foto: FIA WRX
Foto: FIA WRX

Na primeira semi final Mattias Ekström e Andreas Bakkerud partilhavam a primeira linha da grelha com Petter Solberg e Timur Timerzyanov atrás na segunda linha e na terceira e ultima linha da grelha de partida Anton Marklund e Tord Linnerud.

Andreas Bakkerud foi o piloto que dominou nesta primeira semi final no Intercity Istanbul Park. O norueguês foi muito certo e prudente volta a volta e conseguiu carimbar a sua presença na primeira linha da grelha para a final. Na segunda posição terminou o piloto que ate aqui vinha a dominar por completo, Mattias Ekström. O sueco terminou a mais de um segundo de Bakkerud mas confortavelmente na segunda posição com o seu companheiro de equipa Anton Marklund quase a dois segundos de distância.

Timur Timerzyanov não conseguiu melhor que um quarto lugar e Tord Linnerud quinto lugar mas o destaque desta primeira semi final vai para o facto de Petter Solberg com problemas não conseguir melhor que a ultima posição. O norueguês da SDRX viu a sua passagem à final negada e tinha que ver já fora de pista o que o seu rival mais direto, Timmy Hansen, iria fazer.

Na segunda semi final a primeira linha da grelha era ocupada por Timmy Hansen e Reinis Nitiss, atras de si tinham Johan Kristoffersson e Robin Larsson na segunda linha e na última linha da grelha estavam os pilotos Davy Jeanney e René Münnich.

Timmy Hansen foi o vencedor desta segunda semi final numa corrida de loucos no circuito turco. Durante a última volta da corrida três pilotos tiveram oportunidade de passar pela liderança mas foi Timmy Hansen quem acabou por terminar na primeira posição. O companheiro de equipa de Hansen, Davy Jeanney foi segundo classificado enquanto Johan Kristoffersson terminava na terceira posição e ultima com acesso à tao esperada final.

Reinis Nitiss terminou na quarta posição com René Münnich atras de si na quinta posição e a fechar na última posição terminou Robin Larsson que esteve numa luta forte na última volta com Timmy Hansen e acabou com o seu Audi S1 na relva.

Final

Foto: FIA WRX
Foto: FIA WRX

Estava na altura da corrida mais esperada do fim-de-semana e quem estava na primeira linha da grelha eram os pilotos Andreas Bakkerud e Timmy Hansen com Mattias Ekström e Davy Jeanney atras de si na segunda linha e os dois últimos carros na terceira linha dos pilotos Anton Marklund e Johan Kristoffersson.

Os dois pilotos da primeira linha, Andreas Bakkerud e Timmy Hansen fizeram um excelente arranque e conseguiram durante toda a corrida ter um ritmo superior aos os restantes pilotos em pista acabando a vitória por sorrir a Timmy Hansen da Peugeot Hansen. O sueco terminou as seis voltas ao circuito turco em 06:02.470 com apenas três décimas de vantagem para o norueguês, da Ford Olsbergs MSE, Andreas Bakkerud.

Com o lugar mais baixo do pódio terminou Johan Kristoffersson a quase três segundos dos dois homens da frente.

Corrida final com alguns incidentes com Mattias Ekström e Davy Jeanney, pilotos a terminar na quarta e quinta posição respetivamente a dez segundos de distância para Hansen. Já Anton Marklund terminou na última posição depois de ter problemas no seu Audi S1.

Com esta vitória e com o facto de o norueguês Petter Solberg não ter passado das semi finais, o jovem piloto da Peugeot Hansen conseguiu diminuir de 35 para 19 os pontos que o separam de Solberg na liderança do campeonato. Com apenas duas provas para serem disputadas ainda está tudo em aberto e se Petter Solberg não responder em Franciacorta as contas do campeonato podem ficar um pouco apertadas para o norueguês na última prova do campeonato mundial em San Luis na Argentina.

Temos também de realçar que Andreas Bakkerud terminou na segunda posição nesta corrida. Depois de uma longa jornada sem presenças nas finais por parte de ambos os pilotos da Ford Olsbergs MSE o norueguês conseguiu novamente um bom resultado para ele e também para a equipa num circuito onde tinha vencido em 2014. É bom ver que os Fiesta ainda tem algo a dizer e esperamos que no que falta do campeonato voltem a mostrar a qualidade que mostraram aqui na Turquia.

Pilotos

1. PETTER SOLBERG
CITROËN DS3
256
2. TIMMY HANSEN
PEUGEOT 208
237
3. JOHAN KRISTOFFERSSON
VOLKSWAGEN POLO
201
4. ANDREAS BAKKERUD
FORD FIESTA ST
188
5. DAVY JEANNEY
PEUGEOT 208
180
6. MATTIAS EKSTRÖM
AUDI S1
179
7. REINIS NITISS
FORD FIESTA ST
150
8. TOOMAS HEIKKINEN
VOLKSWAGEN POLO
124
9. ROBIN LARSSON
AUDI A1
104
10. TIMUR TIMERZYANOV
FORD FIESTA
90

 

Equipas

1. PEUGEOT HANSEN 417
2. FORD OLSBERGS MSE 338
3. SDRX 281
4. VOLKSWAGEN TEAM SWEDEN 241
5. MARKLUND MOTORSPORT 219
6. EKSRX 211
7. WORLD RX TEAM AUSTRIA 64
8. ALL-INKL.COM MÜNNICH MOTORSPORT 31

 

 

Miguel Cabo

Um pensamento sobre “WRX – Turquia: Hansen ainda sonha com o campeonato

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.