F1 – GP da Rússia: Treinos Livres – P1

Foto: Lotus
Foto: Lotus

O dia começou de forma pouco usual: às 6h da manha, um camião de limpeza fazia o seu percurso e sem saber que tinha uma fuga, acabou por derramar gasóleo na pista. No entanto ninguém deu por nada até bem próximo do início da sessão, levando as equipas de limpeza a trabalhar como nunca. Depois de muitas vassouradas e 30 minutos de atraso, os pilotos puderam então avançar com os treinos. Devido a este incidente a sessão foi mesmo encurtada em 30 minutos, tendo duração máxima de 1 hora.

As primeiras voltas foram feitas por todos os pilotos com pneus intermédios e de chuva, justificados pelos pelo excesso de água no sector que tinha sido lavado há poucos minutos. Depois de todos terem feito a sua volta de instalação e regressado à box, Rosberg ficou a treinar arranques na recta da meta. Ainda deve estar a remoer o que se passou em Suzuka…

O primeiro a concluir uma volta em pneus super-macios foi Fernando Alonso, registando 2:00:736 – um tempo bastante alto em relação à média da pista. No entanto, dizem aqueles que circulam pelo paddock, que o som do motor Honda é bem diferente desta vez. Com sorte, este não é o real andamento do monolugar e os últimos tokens de desenvolvimento poderão trazer agradáveis surpresas. Pelo menos conseguiu bater a Sauber nas primeiras voltas. Passinhos de bébé e as coisas vão ao seu sítio…

Foto: Williams
Foto: Williams

Ao longo da sessão os tempos não foram fiáveis em termos comparativos, pois enquanto uns pilotos arriscavam com macios e super-macios, outros optavam por intermédios, para garantir um melhor grip na zona encharcada da pista. O único problema mecânico registado foi com Marcus Eriksson, que parou abruptamente na recta das boxes. Este fim-de-semana não começa nada bem para a Sauber.

A grelha final foi atípica: os dois Force India foram bastante atrevidos e conseguiram colocar-se entre os tubarões: Nico Hulkenberg a sacar o primeiro tempo com 1:44.355 e Sérgio Perez no 4º lugar (1:45.146). Na e posições mais dois germânicos, com Nico Rosberg (1:44.407) e Sebastien Vettel (1:44.986) respectivamente. Lewis Hamilton arriscou de mais e teve uma saída de pista que o deixou no 7º lugar (1:45.691). Daniel Ricciardo não foi além do 5º lugar (1:45.233) e Daniil Kvyatt que perdeu muito tempo na garagem com afinações, ficou-se pelo modesto 15º lugar (1:48.096).

12107885_10153543092976413_7532054191037657317_nA sessão foi pouco conclusiva mas permitiu às equipas afinarem os seus setups e ver como os monolugares se comportavam com os pneus mais macios. O protagonista de sessão foi o derramamento que acabou por obrigar os pilotos a rodarem com pneus para piso molhado, retirando assim a hipótese de vermos o verdadeiro andamento de cada um. Este incidente levou a menos tempo na sessão, menos borracha em pista e menos voltas para as equipas poderem usufruir da temperatura ideal dos compostos mais macios.

Durante a sessão surgiram rumores bastante fortes que a Ferrari se recusou a fornecer motores à Red Bull, mantendo em aberto apenas a opção Toro Rosso. Christian Horner admitiu esta semana estar a negociar novamente com a Mercedes, indicando que a decisão agora está acima de Toto Wolf. No entanto, no dia seguinte Nikki Lauda voltou a afirmar categoricamente que a Mercedes não irá mesmo ser fornecedora dos austríacos. Ontem (mais uma vez) falou-se que a Ferrari tinha aceite fornecer unidades de 2016 e hoje sai a noticia de que afinal não há nada para ninguém… A contra-informação é enorme e boa parte dela deve ter origem em Ecclestone, que tenta ao máximo aguentar duas equipas-cliente, sob pena de ver cair a rentabilidade do produto global. Nota: Horner não esteve presente durante toda a sessão. O mistério adensa-se.

 

 

Marcos Gonçalves

Um pensamento sobre “F1 – GP da Rússia: Treinos Livres – P1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.