F1 – GP da Rússia: Treinos Livres, P2

Foto: Mercedes
Foto: Mercedes

A ameaça cumpriu-se e a chuva foi a protagonista da segunda sessão de treinos livres. Grandes nuvens negras cobriram o circuito e materializaram a previsão do início da manhã. Considerando que a sessão matinal já tinha sido afectada pelo derrame de combustível na pista, os recém-chegados aguaceiros vinham pôr em causa o setup do carro para piso seco e com pneus macios. Hoje exigiam-se pneus de chuva e quem sabe talvez um barco…

E o que se passou a seguir foi um dejá vu de Suzuka: muita, muita chuva, demorando 30 minutos até ao primeiro carro se aventurar em pista, pela mão de Sebastien Vettel. O alemão que já tinha sido crítico em relação ao derrame, voltou a mostrar o seu desagrado pelos sectores da pista onde o escoamento não é eficiente. À falta de melhores condições, seguiu o exemplo de Rosberg e foi treinando os arranques. Estas condições levaram alguns pilotos a não sair da box (como Raikonnen e Ricciardo) e o resto do pelotão realizou poucas voltas, de modo a preservar o conjunto mecânico e os jogos de pneus. Pela necessidade de imputar quilómetros na nova unidade de Fernando Alonso, a McLaren lançou o espanhol para pista. Já no pico máximo da pluviosidade, Alonso rodou durante 10 voltas e foi chamado à box com (mais) um problema mecânico. Posso ter falado cedo demais sobre as melhorias introduzidas pelos últimos tokens… A título de curiosidade, Alonso vai no seu décimo motor da época, acumulando neste GP uma penalização de 25 lugares.

Foto: Ferrari
Foto: Ferrari

A meia hora do fim tivemos os restantes pilotos a realizar voltas “mais ou menos” lançadas. Kvyatt entrou a 10 minutos do final e deixou os compatriotas presentes na bancada mais animados, depois de 1 hora a sofrer com o temporal. Vettel continuou a esticar o andamento mas apenas para realizar uma saída de pista. Bottas por sua vez mostrou um bom ritmo, apenas sendo travado por furo no pneu, enquanto Massa foi o mais consistente dos que estiveram em pista. Os dois Mercedes andaram em ritmo de passeio, não produzindo voltas lançadas. No final, 8 pilotos estiveram em pista e apenas 6 realizaram tempos a considerar.

A sessão terminou com Filipe Massa na frente (2:00.458), seguido de Sebastien Vettel (2:00.659) e Valteri Bottas (2:00.688). Max Verstappen ficou-se pelo 4º posto (2:00.806), seguido de Fernando Alonso (2:01.077). Kvyatt a jogar em casa, ficou-se pela 6ª posição (2:01.418). O top oito é encerrado com Carlos Sainz Jr. (2:02.805) e Jenson Button (2:02.845).

Fora da pista a novela da Red Bull continua. Maurizio Arrivabene produziu uma declaração caricata sobre a situação actual dos austríacos: “Neste momento já temos o plano de 2016 definido para a produção de motores para a nossa equipa, bem como para as equipas-cliente (Sauber e Haas). Neste momento não temos capacidade orçamental para fornecer motores a mais uma equipa… Se a Red Bull tivesse falado connosco tão cedo como falou com a Mercedes, possivelmente teríamos planeado tudo da melhor forma e o negócio concretizava-se. Penso que eles contaram demasiado cedo com o “sim” da Mercedes e depois as coisas não concorreram como o pretendido. A confiança era tanta que rescindiram não só com a Renault mas também a Infiniti e a Total”.

Lendo nas entrelinhas do que o italiano disse: Apesar das questões orçamentais, não somos segunda escolha para ninguém. Esqueceram-se de nós e apenas tiveram olhinhos para a menina mais bonita. Agora que querem namorar, eu já não quero.

Mais uma bota para Bernie Ecclestone descalçar.

Marcos Gonçalves

 

 

 

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