F1 – Breves

 

Kevin Magnussen não renova pela McLaren

 

4507f-f1-japanese-gp-2014-kevin-magnussen-mclarenÉ uma noticia triste mas inevitável. O dinamarquês Kevin Magnussen, jovem prodígio das escolas da McLaren não renovou contrato com a equipa. O jovem não tinha lugar na equipa, pois Button renovou por mais um ano e Kevin não podia nem queria ficar mais um ano na sombra à espera de uma oportunidade na McLaren, mais ainda agora que Vandoorne deu nas vistas no GP2 onde se sagrou campeão.

É com pena que vemos sair este jovem da McLaren. O rapaz tem um talento enorme e teve a infelicidade de entrar na equipa numa altura tumultuosa. No único ano em que esteve na F1 e mesmo com um carro francamente mau, conseguiu igualar o andamento ao de Jenson Button. Falou-se que o melhor rookie em 2014 foi Kvyat mas sempre dissemos que Magnussen foi melhor que Kvyat pelo seu desempenho, pelos erros que não cometeu e pela situação em que se encontrava a sua equipa.

Qual será o futuro de Magnussen? Neste momento é uma incógnita. Os lugares vagos no grid da F1 são cada vez menos, mas ainda há algumas possibilidades em aberto. Esperemos que a McLaren ajude o seu piloto a encontrar um lugar, pois este é daqueles que merece. Um talento assim tem de ficar na F1.

 

 

Possibilidade de desenvolvimentos durante a época 2016 favorecem a Honda e  a Renault

 

Foto: Red Bull
Foto: Red Bull

Estão mais uma vez na ordem do dia os desenvolvimentos dos motores para 2016. Com diferenças tão grandes para a Mercedes, as equipas adversárias pediram para que se revissem os regulamentos e que se permitam mais evoluções no decorrer do ano. O regulamento original previa que durante a pré-época, os construtores poderiam fazer as alterações nos motores até dia 28, onde os motores seria homologados e as melhorias proibidas. Além disso instalou-se um sistema de Tokens, que consiste na divisão das várias componentes do motor. A cada motor foi atribuído um numero 66 tokens e as equipas apenas poderiam melhorar determinado numero de partes. Em 2014 as equipas poderiam usar 32 tokens (melhorar 32 partes), 25 em 2016, 20 em 2017, 15 em 2018 e 3 em cada um dos seguintes anos até 2020.

Mas a diferença significativa entre as performances da Mercedes e dos restantes construtores obrigou a que se abrisse uma excepção em 2015 permitindo melhorias durante a época. E para 2016 a ideia voltar a que isso aconteca. Em vez de se diminuir o nº para 25 tokens, as equipas estão a pedir para que se possam melhorar 32 partes, durante a época de 2016. O pedido foi feito pela Honda, Renault e Ferrari e a Mercedes aceitou, admitindo que o fosso entre equipas não beneficia o desporto. São excelentes noticias para todas as equipas. A Ferrari que neste momento tem um défice de 10-12cv para a Mercedes poderá finalmente assumir-se como uma ameaça real em 2016, caso consigam melhorar o motor o suficiente. Para a Renault (com menos 50 a 60cv) e a Honda (que tem menos 80 a 100cv, défice que aumenta nas rectas onde a falta de energia eléctrica eleva para quase 300cv de diferença para a Mercedes) é a hipótese de conseguirem melhorar as unidades motrizes de forma a chegarem mais perto das equipas da frente. São boas noticias para toda a gente mas esta medida tem de ser ainda aceite na comissão da F1, onde todas as equipas estão representadas, e no conselho da FIA. Tudo aponta para que a medida seja de facto aceite mas há rumores que a Red Bull poderá bloquear certos aspectos de forma a conseguirem obter o que querem… um motor em igualdade de circunstâncias para 2016.

Foi notícia ontem que a Red Bull ameaçou mais uma vez com a saída da F1 e que até está a pensar criar uma série que faça concorrência directa ao grande circo.

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.