WRX: Primeiro dia em Franciacorta

press%2F2015_12_ITA_SOLBERG_%28105%29Realizou-se hoje no norte de Itália no Circuito Internacional de Franciacorta o primeiro dia de competição da décima segunda ronda do Campeonato Mundial de Ralicross. Muito público e muita ação em pista marcaram este primeiro dia, nesta que pode ser já uma ronda decisiva deste campeonato mundial.

Em Franciacorta este fim-de-semana para o Campeonato Europeu de Ralicross e para os Super1600 é a jornada decisiva sendo a ultima dos respetivos campeonatos o que quer dizer que no final da tarde de amanhã pelo menos dois pilotos vão sair do circuito italiano com o estatuto de campeão.

Neste primeiro dia de competição foram realizadas as duas primeiras heat de qualificação do campeonato europeu e mundial da categoria Supercar e a contar para os Super1600, três das quatro heat de qualificação.

No que conta para o campeonato mundial de ralicross as honras deste primeiro dia em Franciacorta foram divididas entre Johan Kristoffersson e Petter Solberg com uma vitória para cada nas duas primeiras heat de qualificação.

Johan Kristoffersson foi o piloto mais rápido na primeira heat com um tempo de 02:58.763 no total das quatro voltas ao traçado italiano batendo Petter Solberg que ficou na segunda posição com uma diferença de apenas uma décima aproximadamente. O terceiro mais rápido foi Timur Timerzyanov, o piloto russo consegue um bom resultado nesta primeira heat de qualificaçao ao volante do seu Ford Fiesta Supercar.

Tommy Rustad foi o piloto mais rápido do campeonato europeu seguido de perto por Jérôme Grosset-Janin na segunda posição. Na terceira posição atento a estes dois pilotos ficou Alexander Hvall ao volante de um DS3 Supercar.

Nas máquinas de tração frontal, os Super1600, o mais rápido no circuito italiano na primeira heat foi Dmitrii Bragin. O piloto dominou esta primeira heat de qualificaçao batendo Ulrik Linnemann e Timur Shigabutdinov.

press%2F2015_12_ITA_LINNERUD_%28101%29Na segunda heat de qualificação foi Petter Solberg a conseguir ser o mais rápido no final das quatro voltas ao circuito de Franciacorta dominando por completo com um tempo de 02:55.812. Na segunda posição temos Johan Kristoffersson seguido de Timmy Hansen com o terceiro melhor tempo.

A missão de Hansen para Franciacorta era ganhar pontos a Petter Solberg e a verdade é que apenas amanha temos confirmação se isso vai acontecer ou não, mas pelo que vimos deste primeiro dia o jovem sueco está um pouco abaixo do nível que vinha apresentado nas suas últimas corridas.

No final das duas heat de qualificação Petter Solberg e Johan Kristoffersson partilham a liderança com o mesmo número de pontos. Timur Timerzyanov aparece na terceira posição a fechar o top 3 na tabela de pontos intermedia.

A nível europeu o mais rápido foi Jean-Bautiste Dubourg a mais de um segundo de Alexander Hvall que garantiu o segundo tempo mais rápido. Já na terceira posição ficou Jérôme Grosset-Janin.

Para esta ultima ronda do campeonato europeu a luta esta intensa na tabela de pontos entre Tommy Rustad e Jérôme Grosset-Janin mas quem acaba o dia a liderar em Franciacorta na tabela de pontos intermedia de qualificação para as semi finais é Alexander Hvall.

Na segunda heat dos Super1600 foi Janis Baumanis o mais rápido em pista seguido de Ulrik Linnemann que conseguiu mais um segundo lugar e com o terceiro melhor tempo terminou Krisztián Szabó. Já na terceira e última heat do dia nos Super 1600 o mais rápido foi Krisztian Szabó seguido de Nikita Misyulya que conseguiu o segundo melhor tempo batendo Janis Baumanis que terminou na terceira posição.

No final do primeiro dia para os Super1600 quem sai a ganhar é Dmitrii Bragin com quatro pontos de vantagem para Janis Baumanis e seis para Davide Medici.

Amanhã é esperado um dia ainda mais emocionante com as decisões deste campeonato a chegarem cada vez mais rápido. Não percam todas as novidades e o resumo final na página do Chicane Motores.

Miguel Cabo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.