F1: O que vai ser de Daniel Ricciardo?

5286e-red_bull_formula_1_racing_car_renault_2013_hd_desktop_wallpaper_citiesandteams-blogspot-comA Red Bull tem sido o problema mais vezes falado para a próxima época. Como escreveu Marcos Gonçalves, de meia em meia hora os senhores da bebida energética mudam de ideia e os fornecedores não parecem com paciência para aturar birras. O pior, e que parece ninguém ter ainda pensado nesse problema, é que o que vai acontecer aos pilotos? As equipas de topo têm já os line up´s fechados e se Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat ficarem sem monolugares para 2016, o que farão?

Pessoalmente, o piloto que mais me preocupa é Ricciardo. Para ser sincero é o piloto que mais admiro no actual grid e terei muita pena se a sua carreira na F1 tiver um fim antecipado, já que penso que tenha fibra de campeão e possa lutar contra os melhores (os que já são e os que ainda se chegarem à frente).

Sem motores híbridos, a Red Bull e Bernie Ecclestone vêm como tábua de salvação os “antigos” motores, mas será exequível? Não nos parece que Ferrari e Mercedes, e talvez a Renault, possam passar essa solução. Sendo assim e levando à letra as ameaças dos patrões da Red Bull, a equipa sai da F1, levando talvez a Toro Rosso com eles. O que ainda levanta outra duas questões… mais jovens e com muito futuro…. Carlos Sainz e Maz Verstappen.

Se Daniel Ricciardo é um piloto de top já assumido e Kvyat ainda tem algum caminho pela frente (na minha opinião o russo é uma espécie de Nico Rosberg, ou seja, até pode lutar algumas vezes pelo título, mas é um bom piloto para caçar pontos preciosos), os dois querubins da Toro Rosso são duas pérolas por lapidar.

Quererá mesmo o Grande Circo deixar partir o mais jovem piloto de sempre (Max Verstappen)? Isto na pior das hipóteses. E quais serão as equipas que ainda podem receber algum destes pilotos? Não são muitas, ainda por cima com tanta “truta” que está em lista de espera para entrar no mundo da F1.

2a187-christian-horner-red-bull-racing-rbr1A Haas ainda tem um lugar para ocupar e se Pascal Wehrlein (piloto Mercedes) subir à F1 e assumir um lugar na nova cliente Manor, a equipa ex-Marussia tem outro lugar para ocupar. Em principio, estas equipas podem ser atarctivas para Carlos Sainz e Max Verstappen, não para os dois pilotos dos Bull´s.

Para esses os lugares são mais reduzidos, com a Lotus/Renault ainda com uma vaga por preencher (embora a empresa francesa gostasse de colocar um piloto francês no lugar que é ainda de Romain Grosjean) e não sobra mais nenhum cockpit ainda vazio.

É uma situação muito confusa que ainda vai dar muito que falar, mas para mim a melhor solução, mesmo para as restantes equipas concorrentes, é manter a Red Bull e a Toro Rosso. Os austríacos sabem disso e este deve ser o seu trunfo nas difíceis negociações com a CVC e as outras equipas.

Pedro Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.