MotoGP – O que vale mais? O título ou o respeito?

marquezrossi for webAntes de mais devo admitir que não sigo atentamente o MotoGP e que a minha opinião é de um espectador que foi, tal como todos os restantes fãs da modalidade, apanhado de surpresa pelos acontecimentos do último fim-de-semana.

Falo claro da luta Rossi vs Marquez, que acabou com o espanhol no chão e o italiano penalizado e com a tarefa dificultada para conseguir o título.

 

A minha opinião apenas representa o que eu penso e não vincula os restantes membros do blog. E agradeço que quem tiver uma opinião diferente da minha comente e me diga o porquê. Ao contrário do que acontece no mundo da bola, a malta dos motores sabe falar ordeiramente e respeitar a opinião dos outros sem que chovam ofensas e ameaças.

 

Repsol-Phillip-Island-2014Olhando para a luta entre os dois pilotos, há algo que a mim me salta à vista… Marquez está mais rápido que Rossi. No momento em que a luta entre os dois pilotos se dá, o espanhol parece ter uma ligeira vantagem em relação ao Rossi. Mas este ano já aconteceu o andamento de Marquez ser excelente e gradualmente Rossi recuperar e até vencer a corrida. Como tal é difícil dizer se a vantagem seria momentânea ou se se manteria ao longo da corrida. Mas naquele momento, Marquez parecem em ligeira vantagem. Surge então a pergunta que interessa fazer. Se Marquez tem a hipótese de escapar a Rossi, porque mantê-lo ocupado com uma luta que pouco faz sentido? Além disso, cada movimento que o espanhol faz para passar Il Doctore transpira agressão. Não são ultrapassagens para ganhar lugar. Parecem afirmações de força, com muita provocação à mistura.

É aqui que se devem definir os limites das lutas e do respeito. O desporto motorizado vive de lutas entre pilotos e máquinas. E não sou contra que um piloto que esteja em 10º no campeonato marque a sua posição contra o piloto que está na luta pelo título. Se quer ganhar, tem de provar que é melhor e tem de passar qualquer um. Isto são as lutas que se querem ver (lembro-me de quando Schumacher escancarou a porta a Vettel para vencer o titulo no Brasil… foi um gesto bonito, mas desvirtua um pouco o espírito do desporto). Mas há algo que o tal 10º classificado deve fazer: respeitar o adversário que luta por um objectivo maior. E o respeito é simplesmente dar espaço de manobra suficiente ao adversário, arriscando o mínimo possível o toque e quando este mostrou ser melhor ou mais rápido deixa-lo ir sem complicar a vida. Saber lutar e saber ser vencido.

12036413_1035377403160372_8361839177812182071_nO que Marquez fez foi, ficar à volta de Rossi para o irritar. Com certeza que na sua mente estariam todas as vezes que Rossi levou a melhor na “ratice” e na experiência, e este ano foram muitas. E andou ali a irritar o italiano, que infelizmente se deixou ir na conversa. Marquez atrapalhou propositadamente a acção de Rossi, numa manobra típica “se não ganho eu, tu também não”.

Rossi foi bem penalizado? É difícil dizer o contrário. Foi uma conduta anti-desportiva e tem de ter algum tipo de sanção. Foi a pena pesada demais? Sem dúvida, mais ainda quando o grande responsável pelo toque não teve penalização atribuída. Marquez ia saindo como o coitado que foi derrubado e Rossi como o mau da fita que lhe deu uma patada. Ia saindo, mas os colegas de profissão apontaram-lhe o dedo e afirmaram que o culpado é ele. E há vários movimentos na net para que o italiano não seja punido e até alguns pilotos dizem que vão deixar passar Rossi na última corrida do ano.

 

foto in: crash.net
foto in: crash.net

A confirmar-se, fica provado que o desporto motorizado ainda é um desporto de Homens de honra, onde aqueles que jogam sujo, mesmo que não castigados pelas autoridades competentes, recebem o tratamento que merecem.

Marquez é um génio em cima da moto, sem dúvida. Mas Rossi é igualmente um génio e tem algo mais… Tem carácter, sabe viver o desporto. Não digo que seja santo (quem o for que levante do dedo), mas depois de tantos anos ainda conseguir ter a admiração de milhões de pessoas, é porque Rossi é algo mais do que um prodígio do motociclismo.

A guerra que Marquez começou, acabou por ser perdida no dia em que ganhou a batalha. Ficou no chão e viu Rossi ser penalizado. Mas viu muitos dos seus companheiros de profissão virarem-se contra ele (alguns deles espanhóis) e muitos fãs apontarem-lhe o dedo. Rossi mesmo não vencendo o titulo, será sempre o maior vencedor deste ano. Porque tem o respeito de todos. E isso às vezes vale mais que um titulo. E se no final se escrever direito por linhas tortas, o sabor da vitória será ainda maior.

 

O respeito conquistado é mais duradouro do que qualquer vitória conseguida.

 

Fábio Mendes

22 pensamentos sobre “MotoGP – O que vale mais? O título ou o respeito?

  1. parabens, resume o meu sentimento quanto ao sucedido, so discordo do seguinte:
    ”O que Marquez fez foi, ficar à volta de Rossi para o irritar….que infelizmente se deixou ir na conversa”

    o Marquez nao fica a volta do Rossi só para irritar, mas sobretudo para ficar longe do Lorenzo e atrasa-lo…
    O Rossi nao se deixou ir na conversa, até ja vinha reclamando da atitude do Marquez, e pelo que se vé nao da uma patada, mas leva uma cabeçada…e acaba penalizado!!!.

    e como concluiu e bem: ”se no final se escrever direito por linhas tortas, o sabor da vitória será ainda maior.”

    Gostar

    1. Exactamente. E é preciso ver 3 ou 4 voltas antes, quando o Marquez “abriu” completamente e deixou ir embora o Lorenzo para, logo a seguir, fechar o Rossi…
      Também acho que o Rossi não se deixou ir na conversa… o “puto”, como sempre, quando se mete em jogadas menos “limpas” contra o “velho”, acaba por ir ao charco…

      Gostar

  2. Boa tarde.
    Subscrevo tudo o que disse, apenas gostaria de fazer 2 correções:

    1- O Marquez não está mais rápido que o Rossi, e prova disso é que o Rossi saiu atrás dele e se encostou a ele e conseguiu inclusivamente ultrapassá-lo.

    2- Se repararem no vídeo atentamente (vídeo que eu partilhei), nas imagens em camara lenta, vê-se claramente que o Marquez é que seatira deliveradamente para cima do Rossi e faz com que a perna lhe salte do pousa pés. Ao contrário do que foi inicialmente dito que ele teria dado um pontapé ao Marquez. NÃO É VERDADE. O Marquez apoia-se totalmente no Rossi e na sua mota, o que provoca um desiquilibrio no Rossi e lhe faz sair o pé do “estribo”.

    Quanto ao Marquez, gostaria imenso que ele usasse o seu ENORME talento em benefício próprio e não em prol de terceiros…

    Gostar

  3. Muito bom o teu comentário Fábio na minha opinião e pelo que se consta esse espanhol (MM)antes de levar o chega para lá do italiano (VR)apoiou o braço na perna do “il Dottori” assim sendo não deveria haver penalização para o “Mestre”..

    Gostar

  4. Apenas não concordo quando diz que o MM estava mais rápido. Nesta prova concreta e enquanto durou a luta julgo que li algures que os dados de telemetria mostravam que ainda assim o Rossi era mais rápido. Quanto ao resto de acordo

    Gostar

  5. Concordo com o que escreveu e sim, visto de outro ângulo e em câmera lenta vê-se claramente o Marquez a mandar-se completamente para cima do Rossi, depois de tudo bem analisado Rossi não merecia nenhuma penalização, mas sim o Marquez.

    Gostar

  6. Estou plenamente de acordo com esta análise e acrescento mais: Marquez deixou-se ultrapassar pelo Lourenzo de um modo que até parecia um piloto do final da cauda a ser dobrado, para depois fazer aquilo com o Rossi! Se isto não é um sinal claro da atitude antidesportiva que ele teve, o que é então. Aliás, já na semana passada o Rossi tinha alertado para que o Marc iria ajudar o Lourenzo.

    Gostar

  7. Eu queria discordar mas não consigo, a não ser na penalização aplicada que, tendo em conta o comportamento de Marquez e as suspeitas de favorecimento do Lorenzo, devia ser anulada para não alterar a verdade desportiva. A confirmarem-se as mais recentes notícias de um acordo entre Lorenzo e Marquez, ambos estes dois (meu pleonasmo favorito) devem ser irradiados.
    http://www.sportmediaset.mediaset.it/motogp/motogp/motogp-patto-lorenzo-marquez-si-prendano-provvedimenti_1080335-201502a.shtml

    Gostar

  8. Boa tarde,
    Parece-me correcta a sua opinião até ao momento do contacto entre os dois grandes campeões, mas nunca em momento algum o MM passou ou foi passado com atitude anti desportiva, pelo que concluir que estava deliberadamente a atrasar o Rossi,não sabemos, só ele a sua consciência e a equipa é que saberão. Foram sem dúvida as melhores voltas de Motogp desde o despique Rossi/Stoner nos EUA. Pena ter acabado desta maneira de uma forma totalmente descabida, o facto é que o Rossi não fez a 2•curva á direita indo em frente e travando até provocar o embate,não deixando espaço ao MM. ESte tipo de corrida, no braço era exactamente o que o Rossi gostava e daí a grande quantidade de fans que foi juntando ao longo destes últimos quase 20 anos(eu incluído). Rossi e Marquez são muito parecidos, Geniais, Aguerridos e muito Corajosos…. Única diferença é que um tem 36 anos e o outro 22….e que diferença isso faz. Boa noite.

    Gostar

  9. E claro que foi a segunda corrida onde aconteceu exactamente o mesmo, MM deixou passar o Lorenzo alegadamente por um erro de trajectória (em 2 corridas seguidas, com beneficio para o mesmo, parece-me algo estranho) e ficou a fazer uma guerra tremenda com Rossi.
    Rossi se calhar não deveria ter provocado MM na conferência de imprensa, só fez com que o espanhol o provocasse ainda mais…
    Vamos lá ver como corre Valência, pode ser que venha chuva e altere as regras do jogo, e aí vemos quem continua a ser o Rei.

    Gostar

  10. Foi óbvia a intenção do MM em, prejudicando o Rossi, beneficiar o Jorge Lorenzo. Mais acrescento que se olharem bem às imagens, verão que o MM ameaça “mandar-se ” contra o Rossi é que este, aí sim, lhe toca com o pé….agora mandar uma mota de 300 Kgs para o chão com o pé…até isso é forçado! Aliás qualquer tipo que tenha andando de mota sabe que a queda neste tipo de situação não é assim tão fácil e, face à claríssima má vontade do MM, arriscaria a dizer que até a queda foi deliberada….
    Custar-me-á ver o Lorenzo ser campeão quando claramente o Rossi f, é, o melhor piloto esta época!

    Gostar

  11. É estranho ver o andamendo de Marquez a rodar na Casa dos 2.00 ate à passagem de Lorenzo e quando comeca a luta com o Rossi começar a rodar em 2.02, quanto a mim atrasando deliberadamente o Piloto italiano. Nao contesto o talento de Marquez que sem duvida desde Rossi e Swchantz que não via tanto talento e irreverencia no motogp, mas acho que nao so na malasia, como em tantas outras corridas se vê claramente Marquez a tentar provar algo perante alguem que ja foi seu idolo.
    Marquez ja é bicampeao da classe mas continua sem o carinho e o respeito de muito do publico mundial, só medindo forças directamente com o Rossi provará algo. Lorenzo está no mesmo papel de bicampeao incompreendido, é talvez aqui exista algo em comum entre estes 2 pilotos, fantasma esse que persegue Rossi e até se fala em conspiração dos pilotos espanhois.
    As imagens não sao claras, se é Marquez que tem nas voltas antes comportamento agressivo, e a ser ele a provocar o embate que faz saltar o pe da peseira de Rossi, tambem é visivel o piloto italiano a olhar para o rival e a encosta-lo ao exterior da pista, a verdade é que foi uma boa luta e o “KO” não foi bonito, mas ainda mais triste é estarem os directores de prova a anunciarem as sanções e o “suposto” companheiro de equipa de Rossi estar aos gritos, em histeria absoluta querendo a desqualificação imediata do piloto, é mais fácil ganhar campeonatos no escritório do que em pista…

    Gostar

  12. Fabio, muito bom o resumo do que aconteceu, Concordo com a sua analise, PARABENS.
    Esperemos que o VR seja novamente Campeão, embora seja quase impossivel.
    Um SENHOR que tem no seu curriculum NOVE CAMPEONATOS DO MUNDO É E SERA SEMPRE UM PILOTO FORA DO COMUM, ATE AGORA PARA MIM O MELHOR DO MUNDO DE SEMPRE.

    Gostar

  13. Aqui deixo um video que ajuda a tirar conclusoes… um video do “panorama geral” da corrida!
    http://www.ilgiornale.it/video/sport/video-che-incastra-marquez-cosa-successo-caduta-1187369.html

    quem é fan do VR ou acha que ele merece uma luta justa, deixo tambem a petiçao para que a penalização seja retirada… porque ele merece uma luta justa!!
    https://www.change.org/p/motogp-race-director-mike-webb-remove-the-penalty-from-valentino-rossi-and-bring-back-integrity-to-the-championship-49da4f09-7682-4987-aa70-a869d5b05605?recruiter=411736850&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink

    Gostar

  14. Excelente comentário, estou plenamente de acordo, este duelo faz lembrar na F1 o duelo do Prost com o génio Senna. Apenas acrescentaria que se estão a crucificar o VR por uma resposta pouco ortodoxa às insistências do MM e, visto que, o MM deveria ter recuado quando lhe foi fechada a porta na tentativa de ultrapassagem e não o fez, no máximo deveria ele também ser sancionado da mesma forma.

    Gostar

  15. Bom dia,

    Em primeiro lugar gostei da parte em que a malta do motociclismo é mais ordeira a discutir os “nossos” assuntos do que a malta da bola. 😀

    Em segundo lugar, estou de acordo em quase tudo, exceptuando:

    – O MM não está mais rapido que Rossi, ele pode ser o mais rápido em pista, mas não é mais rápido que o Rossi. Parece contraditório e sem lógica mas é verdade. O MM tem uma moto superior ao Rossi, e onde o MM consegue reduzir tempo é em recta e à saida das curvas, onde ganha significativamente ao longo da volta. Não tirando o mérito ao MM, que o rapaz é um fenómeno lá isso é, mas a verdade é que o Rossi é melhor. Até eu com a moto da HONDA sou mais rápido que o Rossi se for numa recta com 20km a ver quem chega mais rápido ao fim, eu e qualquer um que saiba andar de moto e se esconda atrás da viseira. Então se ele fosse mais rápido podia ter-se ido embora, e não foi, para estragar a vida ao Rossi.

    – No meu ver e com a experiência que tenho de motos, não me parece de todo que o Rossi lhe dê uma patada. Porque em cima de uma moto qualquer, ainda por cima uma “R”, se o Rossi lhe tivesse dado uma patada o Rossi sentiria logo um desequilibro, poderia não ir ao chão, mas sentia-se logo algum tipo solavanco tanto no Rossi como na moto dele. E também não me parece que tenha tocado na manete de travão do MM, porque não me parece que a roda da frente se esbarre, como acontece se tocamos no travão da frente a fazer uma curva com aqueles graus de inclinação.
    Na realidade o que me parecesse, foi que o MM se apercebeu que o Rossi estava a atrasar-lhe e não o queria deixar sair da curva, e ao deitar sentiu-se tão perto de Rossi que pensou “Não me queres deixar sair nao é? Então já que está aqui tão perto eu vou cair para cima de ti e tu também vens”.
    Ainda por cima com aquele grau de inclinação a moto faz tanta força, que com uma patada e sendo o Rossi um trinca espinhas, seria impossível deixar cair a moto de MM.

    Agora sendo verdade o que Fábio disse, sobre os colegas de profissão deixarem o Rossi passar à frente, isso seria um gesto bem bonito e uma chapadinha de luvinha branquinha ao MM, que já perdeu muitos fans.

    Abraço

    Samir

    Gostar

  16. Só quem não quer ver é que não vê o óbvio.
    Marquez anda a soldo de Lorenzo!
    1. Marquez perdeu o título há várias corridas atrás. Para quê tanta quezília com o que ele chama de “Ídolo”?
    2. Rossi continua a ser o Ídolo de Marquez, mas diz que lhe perdeu o respeito… se me faz mal continua a ser o meu ídolo?!
    3. Já o disse e digo-o abertamente em todo o lado: Espanhóis não valem nada! Vendem a mãe se for preciso para obter um resultado.

    Gostar

  17. Subscrevo tudo e que Fábio Mendes escreveu e acrescento : Rossi acertou quando disse que Marquez e Lorenzo estavam combinados.Jogo sujo da parte dos dois espanhois.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.