Mazda e o seu novo concept desportivo
A Mazda apresentou no salão de Tóquio, uma das suas caras novas. A marca nipónica, desvendou ao mundo o RX-Vision Concept, um automóvel com um motor rotativo. Este protótipo integra uma nova geração no mundo automóvel.
O Mazda RX- Vision apresenta um motor dianteiro com tracção traseira. Gera energia de uma maneira particular, e não muito comum, onde de um movimento rotativo de rotores triangulares.
RX- Vision Concept conta com uma frente bastante arrojada e agressiva, onde se destaca a grelha e o lábio dianteiro. Vem também com um para brisas alongado, capot ventilado e jantes de grandes dimensões, onde da a forma de um fantástico desportivo.
Realce para as entradas de ventilação dianteiras, e para a dupla ponteira de escape, que lhe da uma imagem simplesmente brutal!
No interior, consegue-se verificar um habitáculo forrado a couro, um volante com três raios e um painel algo personalizado. Conta com pedais de alumínio e aplicações em fibra de carbono.
De momento a Mazda, ainda não divulgou qualquer especificação a nível de motorização e consumos. A única coisa que se sabe, é que em princípio este modelo estará à venda em meados de 2017.
Não percebeu bem o conceito de motor rotativo? Nós tentamos ajudar.
Os motores “normais” usam o sistema de pistões cilíndricos. A “cabeça” do pistão é onde ocorre a magia. Nessa zona dá-se uma expolsão que empurra o pistão para baixo e provoca o movimento necessário para a rotação das rodas. O video abaixo explica isso.
Um motor rotativo, ou motor Wankel, usa um sistema diferente. Muito diferente.
Porsche, e o seu “bicho” com 360 cv
A Porsche revelou o Macan GTS. Esta versão desportiva, já esta disponível para venda e ronda um preço de 96 548 euros.
Este desportivo com uns impressionantes 360 cavalos e 500Nm de binário máximo, debitado num motor de 3.0 V6 biturbo e com uma caixa de dupla embraiagem. Efectua consumos de 8.8l/100 e as emissões de co2 de 207g/km.
O Macan GTS foi inspirado no Macan S e conta com algumas modificações estéticas exteriores. Conta com um pacote Sport Design e também vem numa cor específica do GTS, de serie. O GTS conta com faróis LED.
Esta edição da marca germânica sediada em Estugarda, vem apetrechada ainda com uma afinação desportiva do Porsche Active Suspension Management, onde se realça uma carroçaria rebaixada e jantes de vinte polegadas em preto mate.
No interior existe um excelente revestimento de top por parte da Porsche, onde os bancos são desportivos, trazendo o símbolo GTS estampado, e um novo sistema com ecrã táctil.
Esperamos com expectativa por ele nas estradas nacionais.
Ricardo Veiga