WTCC –  Corrida da Tailândia: Antevisão

Chang_International_CircuitÉ chegada a hora dos bólides do WTCC regressarem à acção para a 11ª ronda do campeonato do mundo de turismos. O placo será o circuito internacional de Chang, uma novidade no calendário de 2015.

Com um traçado fluido, com longas rectas e curvas abertas, bem “à moda antiga” poderá ter uma boa estreia no WTCC. Pessoalmente, este tipo de traçados agrada-me mais do que as modernices das curvas a 90 graus. Claro que só vendo os carros em acção é que se terá uma ideia melhor mas à primeira vista, promete.

O fim de semana começará sábado com as sessões de testes a serem realizadas todas nesse dias. A qualificação terá lugar no domingo de manhã e as corridas ao final da tarde. Os pilotos terão de lidar com a menor luminosidade, talvez para se habituarem para a corrida do Qatar que terá lugar à noite.

Foto: FIA WTCC
Foto: FIA WTCC

Este poderá ser o fim de semana Pechito Lopez. O argentino já tem uma mão no título e se tiver um fim de semana normal (ou seja, uma pole e uma vitória pelo menos), sagrar-se-á bi-campeão de WTCC. Lopez afirmou que pretende não complicar a sua vida e não arriscará confrontos desnecessários em pista, tratando apenas de conseguir os pontos que precisa para se sagrar campeão.

O único piloto que pode matematicamente impedir a festa de Pechito é Muller. O francês no entanto mostra-se realista, admitindo que teria de ter 2 fins de semana prefeitos e que Lopez tivesse dois fins de semana muito maus para ser campeão, o que parece ser muito difícil.

A Citroen, que já carimbou o titulo de construtores na última corrida, tem tudo para voltar a ser feliz neste fim de semana. O traçado parece adequar-se às características dos super rápidos C- Elysée, que com a sua velocidade de ponta poderão tirar grande proveito das rectas.

 

Foto: FIA WTCC
Foto: FIA WTCC

A Honda chega à Tailandia com a moral em alta depois do pódio de Tarquini mas o lastro de 40kg poderá afectar a performance da equipa, mais ainda num traçado onde a velocidade de ponta poderá ter um papel importante. A equipa continuará a lutar por pódios mas será tarefa difícil para os pilotos.

Já a Lada tem hipóteses de fazer boa figura. Sem lastro para esta corrida e com um bom comportamento neste tipo de traçados, Huff, Lapierre e Catsburg podem estar optimistas para o fim de semana. O Vesta continua a evidenciar problemas de fiabilidade e de resistência aos toques, no entanto já se mostrou competitivo neste tipo de traçados. Huff será o chefe de fila e veremos como continua a adaptação de Lapierre ao WTCC, ele que tem tido uma aprendizagem algo difícil nestas primeiras corridas.

 

11181730_687524921347704_278238257735648288_nDa Chevrolet espera-se mais do que se viu na China. Evitando toques e acidentes, os Cruze poderão também beneficiar de um traçado mais fluido para surpreender, principalmente na segunda corrida. Valente tem sido o piloto a dar mais nas vistas e depois do “bate boca” com Tarquini, a luta poderá aquecer entre os dois em pista. Chilton e Coronel precisam de voltar aos bons resultados, algo que se tem revelado complicado nos últimos tempos e da dupla Fillipi e Demoustier espera-se o costume. Fillipi mostrou algo mais na China e será interessante ver se o francês irá manter o registo.

 

Lastros para o fim de semana:

Citroën C-Elysée WTCC – 0.0 – +60kg – 1,160kg

Honda Civic WTCC – 0.5 – +40kg – 1,140kg

Chevrolet RML Cruze TC1 – 0.9 – +0kg – 1,100kg

Lada Vesta WTCC – 1.4 – +0kg – 1,100kg

 

 

Dados da pista:

Comprimento: 4.554Km

Distância de corrida: 2×14 voltas

 

Traçado da pista

Sem Título

Onboard da pista

Como ainda não há onboards do WTCC, aproveitamos para ver as imagens dos SuperGT.

 

 

Fábio Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.