WTCC – Corrida da Tailândia: Pechito carimbou o título e Monteiro brilhou novamente mas foi desqualificado

 

Corrida 1

Foto: FIA WTCC
Foto: FIA WTCC

A penúltima dupla jornada da temporada do WTCC marcou a estreia no Chang International Circuit, em Burinam na Tailândia.

José María López (#37) procurava finalmente arrumar a questão do título na corrida 1 e começou essa tarefa em grande estilo, assinando a pole position, na frente de Sébastien Loeb (#9). Yvan Muller (#68) partia do 3º posto.

No arranque, López conseguiu à justa bater Loeb, que tinha que se defender de Muller, que por sua vez era fortemente atacado por Ma Qing Hua (#33). Ma preocupou-se demasiado com Muller e foi passado por Mehdi Bennani (#25), mantendo cinco Citroën nos cinco primeiros lugares.
Na curva 1, Tom Coronel (#4) bate no LADA de Nick Catsburg (#10), que acaba por bater no seu companheiro de equipa, Nicolas Lapierre (#47). Os três ficaram fora desta corrida e da corrida 2 com demasiados danos.

O pânico ainda não tinha terminado. Na curva 5, Hugo Valente (#7) tentou passar por Yvan Muller, que tinha caído para 5º e os franceses acabam por tocar-se, e ainda envolveram Tiago Monteiro (#18), Gabriele Tarquini (#2), Norbert Michelisz (#5) e Tom Chilton (#3), que ficaram embrulhados.
Monteiro e Tarquini prosseguiram com danos ligeiros, Michelisz, Chilton, Valente e Muller abandonaram. Com o abandono de Muller, López só tinha que se manter na frente para revalidar o título.
Com isto, o Safety Car era, inevitavelmente, chamado à pista.

A corrida recomeçou na volta 5, com López a liderar Loeb, que pressionava muito o argentino, e por sua vez Bennani era pressionado por Ma. O chinês não demorou muito tempo a passar por Bennani para o 3º lugar.

Loeb foi mantendo a pressão mas López só estava preocupado em distanciar-se do francês.

Mais atrás, Tiago Monteiro foi passado por Tarquini e Robert Huff (#12), claramente a tentar poupar o seu Honda para a corrida 2.

Foto: FIA WTCC
Foto: FIA WTCC

José María López (#37) venceu pela nona vez esta temporada e este resultado foi suficiente para que se sagrasse bicampeão do mundo.

Sébastien Loeb fez um bom 2º posto, que lhe permitiu aproximar-se de Muller no 2º lugar do campeonato.

Ma Qing Hua aguentou a pressão de Mehdi Bennani para ser 3º, relegando o marroquino para 4º. Bennani venceu nos Independentes e encurtou a diferença para Michelisz nesse campeonato.

Gabriele Tarquini foi 5º, Robert Huff foi 6º, Tiago Monteiro foi 7º, Stefano D’Aste (#26) 8º, Grégoire Demoustier (#11) 9º e o estreante local Tin Sritrai (#99) a marcar um ponto com o 10º lugar na sua estreia.

 

Corrida 2

Foto: FIA WTCC
Foto: FIA WTCC

Para a segunda corrida, Norbert Michelisz (#5) conseguiu arrancar, apesar dos danos no Honda, na pole, com Tiago Monteiro (#18), também ele com danos, ao seu lado.

No arranque, Michelisz segurou a liderança, Tom Chilton (#3), também com danos, saltou para 3º e Yvan Muller (#68) dá um toque em Ma Qing Hua (#33) e fica com a suspensão destruída, e Ma bate em Mehdi Bennani (#25), e o marroquino fica atrasado. Ma caía para 7º.

Os três Citroën oficiais estavam numa luta intensa e isto permitia a Michelisz, Monteiro e Chilton afastarem-se.

Na volta 4, Monteiro sai bem da curva 1 e posiciona-se no exterior da curva 3, fazendo a “tesoura” e sai melhor do que Michelisz, passando para a liderança.

Loeb começou a acelerar e passou por Chilton e por Michelisz para subir ao 2º lugar. Michelisz depois foi penalizado por ter violado as regras de parque fechado.

Loeb encurtava a diferença para Monteiro, e mais atrás Ma afastava-se de López, depois de um toque na reta da meta.
Depois de ser passado por Loeb, Chilton tinha que se defender de Ma, que tinha novamente na traseira López… que foi surpreendido e ultrapassado por Gabriele Tarquini (#2) para o 6º posto.
Chilton cedeu o 3º lugar a Ma na volta 8, e na volta seguinte López passou Tarquini e Chilton por fora na curva 3 para subir ao 4º lugar, mas não concluiu a subida ao 4º lugar sem alguns toques na secção técnica do circuito.

Os Citroën afastaram-se e deixaram Chilton e Tarquini a lutar pelo 5º lugar. O italiano tocou em Chilton e passou-o, forçando-o depois a perder mais dois lugares para Robert Huff (#12) e Mehdi Bennani.

Loeb aproximou-se perigosamente de Monteiro e a duas voltas do fim a diferença era de um segundo, mas com a luminosidade cada vez mais reduzida, a direção de corrida mostrou a bandeira vermelha e terminou a corrida mais cedo, com a classificação a ser dada à passagem da volta 10.

Foto: FIA WTCC
Foto: FIA WTCC

Assim, Tiago Monteiro voltou a vencer no WTCC. Para o português, esta foi a terceira vitória da temporada, e permitiu-lhe passar de 7º para 5º lugar no campeonato.

Sébastien Loeb ficou em 2º e voltou a encurtar a distância para Yvan Muller, que é de apenas dois pontos, e Ma Qing Hua foi 3º.

O já coroado bicampeão, José María López, foi 4º, Tom Chilton foi 5º e vencedor nos Independentes, e teve sorte com a bandeira vermelha, que lhe permitiu ficar nesta posição, que era onde estava na volta 10 antes de cair para 8º, Gabriele Tarquini foi 6º, Robert Huff 7º, Mehdi Bennani foi 8º e está a apenas 13 pontos de Michelisz no troféu dos Independentes.
Stefano D’Aste (#26) foi 9º e Tin Sritrai (#99) voltou a marcar pontos em casa, com o 10º lugar.

 

Extra:

Tiago Monteiro foi desclassificado da corrida 2 por uma irregularidade no seu carro. O Honda estava abaixo do nível 66mm do lado esquerdo e como tal falhou as verificações técnicas, sendo o piloto desclassificado por isso.

 

Quebrando a tradição, o campeonato não termina em Macau, mas sim em Losail, no Qatar, com uma novidade: a corrida será a uma sexta-feira, no dia 27 de novembro.

 

 

Jorge Covas

Um pensamento sobre “WTCC – Corrida da Tailândia: Pechito carimbou o título e Monteiro brilhou novamente mas foi desqualificado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.