F1- Lewis Hamilton: Estatística pura e dura (Parte II)

(o primeiro artigo pode ser lido aqui)

Pole-positions

foto in: fanpop.com
foto in: fanpop.com

Qual o principal objectivo da Fórmula 1? Ser o mais rápido. E nesse aspecto poucos argumentos podem ser invocados para contrariar o desempenho de um piloto em qualificação. Tendo disponível três sessões de treinos para criar a afinação perfeita do monolugar, cada piloto chega ao sábado com o ‘seu melhor jogo’. Pneus novos e combustível suficiente para poucas voltas lançadas, deixam o piloto nas condições ideais para o tira-teimas. É na qualificação que se mede a “velocidade pura” dos pilotos. E como Hamilton sempre foi considerado um piloto ultra-rápido, vamos analisar os números e ver se isso se confirma.

 

Analisando as temporadas de Hamilton na McLaren:

2007

1

Resultado: Durante o ano de estreia, Fernando Alonso foi mais rápido que Lewis Hamilton. A vantagem é algo agridoce, pois tendo uma vitória (ainda que marginal) ao nível da velocidade média, o espanhol perdeu em poles: 3-5. O espanhol foi mais rápido ao longo do ano, mas Hamilton soube capitalizar as boas prestações com mais poles.

2008

 

2

Resultado: No 1º ano em que foi campeão, Lewis Hamilton foi mais rápido que Heikki Kovalainen. Kovalainen, à semelhança de Alonso, andou a rodar bastante próximo dos tempos de Lewis. No entanto ao nível de poles, o britânico bateu-o por 7-1.

2009

 

3

Resultado: É a excepção que confirma a regra: Heikki Kovalainen foi mais rápido que Lewis Hamilton. A diferença na média final é marginal, mas não sorriu ao britânico. O desempenho do finlandês foi algo bipolar: voava em qualificação mas as suas corridas eram sempre marcadas por incidentes. Foi o elemento mais azarado, tendo Hamilton chegado ao pódio por sete vezes e ele zero. Para além disto, o finlandês acabou por desistir cinco vezes. No entanto nada disto tira mérito ao que produziu em qualificação. Lewis conseguiu 4 poles é certo, mas no geral Heikki mostrou mais velocidade pura.

2010

 

4

Resultado: Foi por pouco que Lewis Hamilton levou a melhor sobre o novo colega, Jenson Button. Na luta entre britânicos, Lewis colocou o seu monolugar mais vezes no Top 2: 4-1. E a pole conseguida no Canadá faz a balançar pender ainda mais para Hamilton.

2011

 

5

Resultado: No 2º ano da parceria britânica, Lewis Hamilton voltou a ser mais rápido que Jenson Button. Lewis colocou o seu monolugar mais vezes no Top 2: 9-3. Mais uma vez, o britânico conseguiu uma pole, ao contrário do seu colega de equipa.

2012

 

6

Resultado: No seu último ano na McLaren, Lewis Hamilton dominou por completo Jenson Button. Lewis elevou o nível e esmagou o número de pole-positions contra o colega: 8-1.

 

Conclusão:

lewis-hamilton-e-jenson-button-mclaren-1305812548Durante seis anos de McLaren, Hamilton foi batido duas vezes: uma em 2007 com Fernando Alonso e outra em 2009 com Heikki Kovalainen. O que deixa o britânico com uma taxa de aproveitamento de 66%. Durante os três anos de pareceria britânica com Jenson Button, Hamilton dominou sempre as voltas mais rápidas ao sábado, apesar de não ter conseguido passar esse desempenho para o domingo. Nesse período, Button pareceu estar no máximo da sua velocidade natural, enquanto Hamilton soube progredir ao longo do tempo. Para comprovar essa teoria, basta olhar para o ano de 2012, em que Hamilton soma mais pole-positions do que Button nos três anos anteriores. No final, temos um Hamilton dominador com o total de 26 poles contra 5 de todos os anteriores colegas.

No próximo artigo vou analisar o duelo Hamilton x Rosberg.

 

Marcos Gonçalves

 

Um pensamento sobre “F1- Lewis Hamilton: Estatística pura e dura (Parte II)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.