WTCC – “Pechito” Lopez: Os números do campeão

Foto: FIA WTCC
Foto: FIA WTCC

Pechito” Lopez, como é conhecido no mundo do automobilismo, sagrou-se bi-campeão do WTCC no passado fim-de-semana. As prestações e a regularidade do argentino, aliadas à enorme qualidade do carro que a Citroen lhe colocou à disposição, foram mais que suficientes para ficar com o ceptro.

A carreira de Pechito vem dos tempos dos Karting como acontece com a maioria dos pilotos. Passou pela Formula Renault 2000 Eurocup, Formula Renault italiana, onde deu nas vistas sagrando-se campeão à frente de um tal de Kubica Formula Renault V6, tudo isto entre as épocas de 2001 a 2005.

Ainda alinhou no GP2 pela DAMS, e foi ainda piloto de testes Renault, pertencendo ao programa de desenvolvimento da equipa de 2004 até 2006. Ainda foi um dos pretendentes à vaga da US F1, o famoso projecto que muito prometeu mas que acabou antes mesmo de começar. Com contracto assinado com a US F1 e com uma situação pouco clara, Lopez negociou a rescisão para poder assinar pela Campos Racing, mais tarde chamada de Hispânia, mas Karun Chandhok ficou com o lugar deixando Lopez sem assento para 2010.

Entre 2006 e 2010, Lopez começou a mostrar serviço nos Turismos, no American Le Mans Series e em TC2000 na sua terra natal. Foi exactamente nos TC200 onde foi mais feliz vencendo a competição por 3 vezes (2008, 2009 e 2012).

IMG_5144Em 2013 fez uma corrida no WTCC, na Argentina, vencendo na categoria dos privados na primeira corrida e ficando em 1º lugar na segunda corrida, completando o brilharete.

Foi aposta da Citroen em 2014, mas poucos esperavam que se impusesse a nomes como Muller Loeb. Lopez era visto como o “suplente que pode dar muito jeito”, mas nunca ninguém suspeitou que iria dar lições ao Sr Muller, o grande favorito para 2014. Loeb, em adaptação, estaria no mesmo nível de Lopez, embora o currículo do francês fizesse esperar que que ficasse à frente do argentino.

Logo desde inicio que Lopez tratou de mostrar que não vinha para brincar e rodou sempre nos lugares da frente, sendo rápido, consistente e marcando muitos pontos a cada jornada e sendo quase sempre melhor que os colegas de equipa. Apenas por duas vezes falhou os pontos e conseguiu no  8 vitórias e 16 pódios em 2014.

Em 2015  foi mais do mesmo. Pechito foi o patrão da Citroen e dominou de ponta a ponta o campeonato. Leva já 18 pódios dos quais 9 são vitórias.  Muller não teve resposta à altura para o argentino este ano e já pondera mudar de ares tal é o domínio de Pechito. Neste momento Loeb é 2 no campeonato mas nunca foi uma verdadeira ameaça a Lopez.

c9ff0-wtcc-suzuka-2014-jose-maria-lopez-citroen-c-elysee-wtcc-citroen-total-wtcc2b1José Maria Lopez é neste momento o melhor piloto do WTCC no melhor carro do grid. Mas o que nos espantou mais este ano foi a sua humildade e a sua postura. Tivemos o privilégio de falar com ele pessoalmente na prova de Vila Real e Pechito foi de uma simpatia a toda a prova, fazendo questão de falar “portunhol” como ele disse. Mas sem tiques de estrela.

E o seu desempenho e velocidade são por demais evidentes. A escolha da Citroen espantou muita gente no ano passado mas agora, mais do que nunca, revelou-se a mais correcta. Lopez  veio mostrar as fragilidades de Muller e colocou-o numa posição que poucos pensaria ser possível… a de nº2 na equipa.

A Citroen também está de parabéns. Conquistou o seu bi-campeonato e está claramente à frente de todas as concorrentes. Esperemos que a Volvo consiga desafiar os franceses, pois para ser um grande campeão é preciso um grande adversário.

2016 poderá ser o ano do tri de Lopez? Provavelmente. Falta ainda conhecer a Volvo e ver como a Honda vai evoluir. Mas a Citroen não deverá ficar parada. E Lopez terá por certo a melhor arma para atacar o 3º titulo. Pechito é um verdadeiro campeão. Veremos que lhe vai fazer frente no próximo ano.

 

Fábio Mendes

3 pensamentos sobre “WTCC – “Pechito” Lopez: Os números do campeão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.