A piloto britânica Susie Wolf, neste momento piloto de reserva da Williams anunciou hoje que irá deixar de competir no desporto motorizado no próximo ano e que a Race of Champions será a sua ultima prova.
A competir desde os 8 anos, idade em que começou nos karts, foi considerada a melhor piloto britânica de karts em 1996, 1997 e 1998. Em 2001 ingressou na Formula Renault britânica, onde competiu até 2004 e em 2005 correu na Fórmula 3 britânica. Passou para o DTM de 2006 a 2012 onde correu sempre com a Mercedes, tendo obtido como melhor classificação um 10º lugar.
Passou para piloto de testes da Williams em 2012 e por ai ficou até este ano. Teve oportunidade de testar em 2014 e 2015, tendo feito duas saidas em cada ano nas sessões de treinos livres.
Temos de ser sinceros e dizer que a F1 não perde um grande talento. Susie não foi mais que uma piloto mediana, sem grandes resultados para mostrar. A influência de Toto Wolf na sua entrada na equipa (numa altura que fazia parte da Williams) não pode ser descurada.
O ponto que provavelmente levou esta decisão foi quando a equipa procurou um substituto para Bottas que estava lesionado, esquecendo por completo Susie. Mas não podemos dizer que foi excluída por ser mulher. Se tivesse talento indiscutível, seria a primeira escolha da equipa.
Mas Susie abriu portas para outras mulheres que queiram e possam triunfar na F1. A F1 não tem de ser um desporto so de homens, mas sim de pessoas com talento não importando o sexo. Há jovens muito promissoras a dar os primeiros passos no desporto motorizado. Quem sabe alguma mostra que é boa o suficiente para chegar à F1. Susie provou que as mulheres têm iguais condições para fazer um bom trabalho. O grande mérito de Susie foi acabar com a ideia que a F1 é um desporto de homens. E isso é algo que não pode ser esquecido.
“Gostaria de agradecer à Williams a oportunidade que me deram ao longo dos últimos anos, permitindo-me realizar o meu sonho de conduzir um carro de Fórmula 1”.
“Foi uma grande aventura trabalhar com todos na equipa, em Grove e nas pistas. Fecho um capítulo mas estou ansiosa para abraçar novos desafios no futuro”
Fábio Mendes