Fechou-se a cortina na temporada de 2015 do WRC, no País de Gales.

Para terminar o ano em beleza, a Volkswagen pretendia preencher os lugares do pódio, e as coisas até começaram bem, com Sébastien Ogier (#1) a liderar Jari-Matt Latvala (#2), mas o finlandês cometeu um erro inexplicável, saiu de estrada e ficou numa valeta, sendo obrigado a abandonar e a voltar em Rally-2.
Kris Meeke (#3), perito nas estradas lamacentas de Gales, parecia ser o único com capacidade de incomodar Ogier, mas o britânico também tinha uma missão: assegurar o segundo lugar à Citroën na tabela de construtores.
Mads Østberg (#4) também ajudava a marca francesa ao manter-se nos cinco primeiros, e os Hyundai, que precisavam de ganhar pontos aos gauleses, tinham dificuldades em acompanhar o ritmo, com Dani Sordo (#7) e Hayden Paddon (#8) com alguns problemas, em especial Paddon. Entretanto, Thierry Neuville (#20) capotava o terceiro Hyundai.
No segundo dia Ogier aumentou a diferença para Meeke, que tinha agora que se preocupar com Andreas Mikkelsen (#9). O norueguês estava dado como inapto para este rali com um problema de saúde mas os médicos deram luz verde para que participasse neste rali, e estava ao ataque desde o início à caça de Meeke, mas bateu num buraco e danificou um amortecedor, perdendo alguns segundos.

Østberg complicou um pouco as contas da Citroën. Primeiro bateu no mesmo buraco de Mikkelsen, mas furou um pneu, e mais tarde cometeu um erro que o deixou preso numa valeta e que o fez cair para 8º.
Sordo tinha alguns problemas de caixa de velocidades e quem aproveitou foi Ott Tänak (#6), que subiu ao 4º lugar.
No último dia, com muito vento e chuva, Tänak abandonou depois de ter feito uma saída de estrada.
Com as condições difíceis, os pilotos preferiram abrandar um pouco o ritmo e as posições não se alteraram nos 10 primeiros.
Sébastien Ogier venceu pela oitava vez esta temporada, mas para o francês, tal como para o resto da fraternidade do WRC, este não foi um dia para grandes festejos, com os acontecimentos trágicos de sexta-feira em Paris a fazerem-se sentir.
Kris Meeke acabou com boa nota, no 2º lugar, que espera ser suficiente para se manter na Citroën em 2016.
Andreas Mikkelsen completou o pódio no seu VW.

Apesar dos problemas, Dani Sordo foi 4º e Hayden Paddon foi 5º. Mads Østberg foi 8º e isto assegurou à Citroën o 2º lugar nos construtores.
O vencedor no WRC-2 foi Teemu Suninen (#47) (Škoda), no 11º lugar, isto depois de ter embatido noutro carro!
No WRC-3 e no Junior WRC, o vencedor foi Ole Christian Veiby (#53) (Citroën), no 24º lugar.
O WRC estará de volta em 2016, entre os dias 22 e 24 de janeiro, no Rali de Monte Carlo.
Classificação final:
1. | 1 | ![]() |
3:03:02.0 | ||
2. | 3 | ![]() |
3:03:28.0 | +26.0 | |
3. | 9 | ![]() |
3:03:38.2 | +10.2 | |
4. | 7 | ![]() |
3:05:53.3 | +2:15.1 | |
5. | 8 | ![]() |
3:06:02.5 | +9.2 | |
6. | 5 | ![]() |
3:06:11.1 | +8.6 | |
7. | 4 | ![]() |
3:07:30.4 | +1:19.3 | |
8. | 12 | ![]() |
3:08:40.4 | +1:10.0 | |
9. | 14 | ![]() |
3:09:24.7 | +44.3 | |
10. | 37 | ![]() |
3:11:07.0 | +1:42.3 |
Jorge Covas
Um pensamento sobre “WRC: Rali de Gales – A época acabou como começou”