Loeb & Citroen – O fim de uma parceria mítica

foto in: skysports
foto in: skysports

É o final de uma das parcerias mais vitoriosas que o desporto motorizado viu. Falar de Loeb implica forçosamente falar da Citroen e vice versa.

Com o final do projecto do WTCC, foi anunciado também que o piloto francês passará a representar as cores da Peugeot. O grupo PSA Peugeot Citroen está a fazer uma profunda remodelação do seu envolvimento nos desportos motorizados e esta pode ser uma cartada estratégica importante. A Citroen não tem nada a provar. Dominou como quis no WRC e no WTCC. Toda a gente respeita a marca e sabe que quando entra numa competição é para ganhar. E Loeb sempre foi o rosto dessa vontade e ambição.

A Peugeot por outro lado andou arredada destas andanças durante muitos anos. Os tempos de glória dos ralis e do WEC, entre outras modalidades, já lá vão e a marca perdeu fãs e seguidores por todo o mundo. A ideia de recolocar Loeb na Peugeot serve certamente para reavivar a chama de uma marca mítica e que já venceu muito no passado. O projecto do Dakar começou mal… muito mal e este ano terá de ser forçosamente melhor. E com o nome Loeb a juntar a Sainz e Peterhansel, a marca aposta muito forte na conquista da prova.

Assim, a PSA valoriza ambas as marcas. Mas se na Citroen o caminho será mais fácil, a Peugeot precisa de um embaixador com provas dadas e uma cara nova que faça a marca ressurgir. Esse nome é Loeb. Para o francês a mudança não é radical pois ficará no mesmo grupo e já trabalhou com a Peugeot aquando do desafio de Pike Peaks.

 

Loeb-Monte-Carlo-2013O que fica para trás? 15 anos de parceira Citroen/Loeb que renderam nos ralis 78 vitórias em 169 ralis, 905 especiais ganhas e nove titulos mundiais. No WTCC foram 6 vitórias em 45 provas e uma promessa que ficou por cumprir…ser campeão no WTCC. 

 

” Isto marca o fim de um capítulo para mim, mas o que eu quero hoje é realçar a minha satisfação por ter participado no sucesso da Citroen no WRC e WTCC . Além das dos registos, partilhamos algumas experiências magníficas juntos. É difícil de acreditar que a maioria dos membros desta equipa incrível, já estavam aqui há quinze anos. Vou sentir falta de sua fome de sucesso e motivação sem limites, mas eu não vou estar muito longe – . Vou ficar dentro do grupo PSA Peugeot Citroen para assumir um novo desafio .”

Quanto ao Dakar o piloto afirmou o seguinte:

12196347_704511496315713_2528639679167860517_n“Esta é uma oportunidade para eu continuar a minha carreira  numa nova categoria para mim. Vou precisar de tempo para aprender e isso é o que tenho vindo a fazer durante os testes e no mês passado no Rallye du Maroc. Estou muito contente por continuar a minha experiência com Groupe PSA . “

 

 

Fábio Mendes

 

2 pensamentos sobre “Loeb & Citroen – O fim de uma parceria mítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.