Fórmula 1 – 2015 Formula 1 Etihad Airways Abu Dhabi Grand Prix

A última corrida da temporada de 2015 na Fórmula 1 teve lugar no Yas Marina Circuit, em Abu Dhabi, para mais uma corrida ao crepúsculo.

Apesar de ser uma corrida para cumprir calendário, Nico Rosberg (#6) fez questão de mostrar que está em grande forma e assinou a sua sexta pole position consecutiva, batendo uma vez mais Lewis Hamilton (#44).
Kimi Räikkönen (#7) foi o melhor Ferrari na qualificação. Sebastian Vettel (#5) foi eliminado na Q1 depois de um grande erro de julgamento do piloto e da equipa. Vettel partia do 16º lugar.
A grande surpresa foi a boa prestação do Force India Mercedes de Sergio Pérez (#11), com o 4º melhor tempo.

CU_iJIYWIAQS3mNNo arranque, Rosberg saltou imediatamente para a frente. Hamilton tinha algumas dificuldades mas acabou por manter a posição. Mais atrás, Fernando Alonso (#14) e Pastor Maldonado (#13) tocam-se. O venezuelano ficou fora de prova, enquanto que Alonso era considerado culpado pelo incidente e foi penalizado.

Rosberg tentava escapar a Hamilton e conseguiu estabelecer uma liderança superior a cinco segundos depois da primeira ronda de paragens nas boxes. Para piorar as coisas para o britânico, ele saiu atrás de Sebastian Vettel, que tentava uma estratégia diferente, que consistiu em parar mais tarde.
Ainda na primeira ronda de paragens, Valtteri Bottas (#77), em 6º, sai de forma insegura das boxes, toca em Jenson Button (#22) e parte a asa dianteira. A sua corrida ficou estragada. Não só teve que voltar a parar como recebeu depois uma penalização. Agora corria o risco de perder o 4º lugar do mundial para Kimi Räikkönen (#7), que rodava em 3º.

Com a vantagem nos pneus, Hamilton livrou-se de Vettel e foi à caça de Rosberg. Em poucas voltas, Hamilton reduziu a diferença de cinco para apenas um segundo.

12313861_1174465529249736_669563397541763849_n
foto: Scuderia Ferrari

A estratégia de Vettel estava a dar resultado. Apesar de ter que deixar passar Räikkönen para não prejudicar a corrida do seu companheiro de equipa na Ferrari, o alemão parou na volta 24, colocou outro jogo de pneus macios e saiu em 6º.

Rosberg parou pela segunda vez na volta 32. Quando se esperava que Hamilton entrasse logo a seguir, a equipa optou por alargar o turno para depois atacar nas voltas finais.

Hamilton parou na volta 41, mas esta estratégia acabou por não resultar. Com 14 voltas para o final, a diferença era de 13 segundos. Foi uma montanha impossível de escalar para Lewis.

Até ao final, o grande destaque foi para a corrida de Vettel, que depois de parar uma segunda vez na volta 40 para colocar pneus super macios, ainda foi a tempo de passar Sergio Pérez e subir ao 4º lugar.

Nico Rosberg venceu pela sexta vez esta temporada e foi a terceira vitória consecutiva para o alemão da Mercedes-Benz, batendo Lewis Hamilton que nada pôde fazer para o alcançar nas últimas voltas, apesar de ter pneus mais frescos.

Kimi Räikkönen foi um tranquilo 3º classificado, incapaz de se manter no mesmo ritmo dos Flechas de Prata. Ainda assim, para além do pódio, ainda ficou com o 4º lugar na tabela de pilotos, batendo Valtteri Bottas, que não foi além do 13º lugar.

Sergio Pérez esteve muito bem em Abu Dhabi e ficou com o 5º lugar. Daniel Ricciardo (#3) foi 6º no Red Bull Renault, Nico Hülkenberg (#27) foi 7º no segundo Force India, Felipe Massa (#19) foi 8º no melhor dos Williams Mercedes, Romain Grosjean (#13) apostou numa estratégia semelhante à de Sebastian Vettel que lhe permitiu subir do 15º lugar à partida para o 9º, na sua última corrida pela equipa de Enstone que, aliás, pode passar a ser a equipa oficial da Renault em 2016, e Daniil Kvyar (#26) teve uma corrida bastante atarefada no segundo Red Bull para terminar em 10º.

Está assim fechada a temporada de 2015 da Fórmula 1. Máquinas e pilotos regressam em 2016 para o Grande Prémio da Austrália, no dia 20 de Março.

Classificação geral do GP de Abu Dhabi:

CU_LFn8WwAAoh_U
fonte: ESPN F1

Jorge Covas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.