WRX: Na Argentina Solberg sagrou-se bi campeão de ralicross

press%2F2015_13_HeikkinenEste era o fim-de-semana de todas as decisões no Campeonato Mundial de Ralicross com a luta pelo primeiro lugar ainda aberta entre o norueguês Petter Solberg e o jovem sueco Timmy Hansen. Hansen ainda tinha hipóteses matemáticas de chegar ao título mas seria uma missão quase impossível, visto que Solberg não poderia pontuar nesta décima segunda ronda do campeonato mundial.

Petter Solberg apenas precisava de chegar as semi finais para garantir o segundo titulo de campeão mundial de ralicross mas o norueguês não se contentou apenas em garantir as semi finais e conseguiu no final subir ao pódio com um terceiro lugar ficando Mattias Ekstrom na segunda posição e Robin Larsson com uma excelente prestação a vencer a ultima ronda da época de 2015 do Campeoanto Mundial de Ralicross.

Assim sendo Solberg garantiu o mais rápido possível na Argentina o bi campeonato mas vamos rever o que se passou no Circuito Juan Manuel Fangio durante o dia de hoje depois de ontem toda a ação prevista ter sido adiada devido a problemas no circuito argentino.

press%2F2015_13_ARG_LARSSON_425O dia de hoje começou com a primeira heat e foi Andreas Bakkerud o mais rápido no Circuito Juan Manuel Fangio com um tempo de 02:37.666 seguido de perto por Davy Jeanney com o segundo tempo mais rápido e o terceiro foi Robin Larsson que começava desde cedo a mostrar bom andamento ao volante do seu Audi S1 Supercar.

Petter Solberg foi o quarto mais rápido e aproveitava os pontos perdidos por Timmy Hansen que conseguiu apenas o decimo terceiro tempo.

Kevin Hansen foi nono nesta primeira heat e para a sua estreia ao volante de um Supercar neste campeonato mostrava estar preparado para o desafio.

Na segunda heat foi o sueco da Peugeot Hansen, Timmy Hansen, o mais rápido com um tempo de 02:36.510, cerca de um segundo mais rápido do que o tempo marcado por Bakkerud na primeira heat. O norueguês Andreas Bakkerud não conseguiu repetir a vitória na segunda heat mas garantiu o segundo lugar atras de Timmy Hansen e a terceira posição voltou a ser para Robin Larsson.

Petter Solberg não conseguiu melhor do que a décima segunda posição e o irmão mais novo de Timmy Hansen, Kevin Hansen, conseguiu novamente um bom resultado com um décimo tempo.

press%2F2015_13_ARG_SOLBERG_445A terceira heat foi a última do dia depois de ter sido adiado o dia de ontem e por consequência uma das heat de qualificação retirada. Assim sendo nesta terceira e última heat o mais rápido em pista foi novamente Timmy Hansen. O sueco estava a ver o campeonato a fugir mas queria sair do Circuito Juan Manuel Fangio de cabeça erguida e ia fazendo por isso ate este ponto do fim-de-semana.

Solberg seguiu Hansen de perto e conseguiu ser o segundo mais rápido na Argentina e com um grande resultado o terceiro desta terceira e ultima heat foi Ole-Christian Veiby ao volante de um VW Polo da Volkswagen Team Sweden.

Estivemos atentos hoje ao jovem Kevin Hansen e não nos desiludiu, nesta terceira heat voltou novamente a ter uma boa prestação em pista e conseguiu o setimo tempo na sua estreia neste campeonato.

No final das três heat de qualificação os doze apurados para as semi finais foram: Andreas Bakkerud, Timmy Hansen, Robin Larsson, Petter Solberg, Mattias Ekstrom, Janis Baumanis, Kevin Hansen, Davy Jeanney, Ole-Christian Veiby, Anton Marklund, Topi Heikkinen e Manfred Stohl.

Na primeira semi final alinharam na primeira linha Andreas Bakkerud e Robin Larsson, na segunda linha Mattias Ekstrom e Kevin Hansen e na terceira e ultima linha da grelha Ole-Christian Veiby e Topi Heikkinen.

Robin Larsson com o seu Audi S1 dominou por completo esta primeira semi final e venceu com facilidade com Mattias Ekstrom atras de si na segunda posição e na última posição com com vaga para a final ficou Kevin Hansen ao volante de um Ford Fiesta Supercar da Ford Olsbergs.

Já na segunda semi final alinharam na pista argentina Timmy Hansen e Petter Solberg na primeira linha, Janis Baumanis e Davy Jeanney na segunda linha e Anton Marklund e Manfred Stohl na terceira linha da grelha.

Timmy Hansen venceu a segunda semi final não dando qualquer hipótese aos restantes cinco pilotos presentes em pista e quem garantiu a segunda posição foi Petter Solberg, o norueguês já era bi campeão mundial mas não desistiu de conseguir um bom resultado na última ronda da época de 2015.

O terceiro classificado foi Janis Baumanis, o letão garantiu o ultimo lugar com vaga para a final ao volante de Ford Fiesta da equipa World RX Team Austria.

A grelha para a final era assim preenchida por Robin Larsson e Timmy Hansen na primeira linha, Mattias Ekstrom e Petter Solberg na segunda linha e Kevin Hansen e Janis Baumanis na última linha da grelha.

press%2F2015_13_ARG_SOLBERG_455Timmy Hansen saia da primeira linha e o seu objetivo era vencer na Argentina e sair da última ronda com mais uma vitória depois de ver as hipóteses de chegar ao título anuladas quando viu Petter Solberg alcançar as semi finais mas um problema não deixou o sueco fazer melhor do que o sexto lugar.

Kevin Hansen também com problemas não terminou as seis voltas ao Circuito Juan Manuel Fangio mas mesmo assim não deixou de ser um dos melhores pilotos no circuito argentino sabendo que fazia a sua estreia ao volante de um Supercar.

O vencedor da última ronda do Campeonato Mundial de Ralicross foi Robin Larsson, o piloto já desejava esta vitória há muito tempo e foi na última ronda do campeonato que a conseguiu deixando para trás na segunda posição Mattias Ekstrom e no lugar mais baixo do pódio o atual bi campeão Petter Solberg.

Por equipas já estava decidido quanto ao vencedor depois da Peugeot Hansen garantir o primeiro lugar na penúltima ronda em Farnciacorta, Italia. Na segunda posiçao terminou a Ford Olsbergs MSE com a SDRX atras deles na terceira posiçao.

A nível individual temos Solberg como campeão mais uma vez com Timmy Hansen na segunda posiçao e no terceiro lugar mais um sueco, Johan Kristoffersson.

Este mundial fechou as cortinas de mais uma época e com o desfecho que já tínhamos previsto. Achamos que Solberg merecia vencer este titulo novamente mas Timmy Hansen esta em subida de rendimento e esta aos olhos de todos e quem sabe para a próxima época o estatuto de campeão mude de mãos.

Parece que as aulas de Kenneth Hansen estão a ter efeito e não nos esquecemos do mais jovem Kevin Hansen que venceu os RX Lites e mostrou um excelente andamento ao volante de um Supercar.

De 2015 é tudo e vamos esperar pelas novidades para 2016 cheguem o mais rápido possível…

Miguel Cabo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.