Na primeira pessoa

Ainda agora a temporada de 2015 terminou e estamos já a cerca de um mês e meio do início da nova época, que começa como tem sido habitual, no final de Janeiro em Monte Carlo .
Os meus colegas de “redação” muito tem escrito sobre o actual estado da F1 e que não agrada a muita gente e a mim também não admito, pelos moldes que apresenta neste momento, pelo claro afastamento de público das pistas, pela separação que existe entre público e pilotos, onde os “reis da festa” são inatingíveis para fãs que sustentam a modalidade e a famosa escolha de pilotos, com fama e proveito de dar assento aos endinheirados, com muita gente talentosa a ficar fora das contas, Félix da Costa que o diga.
Pois bem, aquilo que é de facto a minha paixão, os ralis, também parece estar a aderir a esta “moda”. E logo numa das equipas do WRC que mais admirava pela coragem do “chefão” de colocar na estrada jovens talentosos à procura de um lugar ao sol… Falo claro da M-Sport de Malcom Wilson.

Que facada “sir”! Era claro que havia arestas a limar, depois de um ano complicado por parte de O. Tanak, sendo esta a segunda oportunidade que Malcom lhe dava de fazer uma temporada a Ful Time. A verdade é que o estónio falhou, errou e muitas vezes, pois nem sempre a rapidez que tem ao volante do Fiesta RS WRC lhe valia bons resultados. Valeu sim valentes sustos e muitos abandonos. Este era portanto o elo mais fraco da M-Sport e com muita pena minha. Era aqui que Ostberg, acabado de sair da Citroen Racing, iria entrar, ficando o ingresso confirmado há poucos dias.
O que ninguém contava era com outras mexidas que vieram a acontecer. Malcolm Wilson deitou fora os dois anos que Elfyn Evans teve no WRC, para o trocar por Eric Camili, piloto francês de 28 anos e de experiencia no WRC, ZERO!
Ou seja voltamos ao mesmo. Mais uma vez a M-Sport tem em mãos um piloto sem experiência, ao invés de ter uma dupla Evans/Ostberg, conhecedora do WRC e quem sabe, se o Fiesta ajudasse “à fiesta”, poderia em 2016 sacar uns bons resultados, pois é certo e sabido que a Citroen não vai entrar nas contas a tempo inteiro na próxima temporada e por isso mesmo, haverá menos concorrência.

Desta forma aquilo que poderia ser o “renascimento” da marca oval, a meu ver será mais uma temporada sem honra nem brio e mais do que isso, sem resultados.
Ostberg já se sabe o que vale, por isso dificilmente trará grandes novidades, Evans vem de duas épocas onde aprendeu muito e até conseguiu subir ao pódio este ano, sendo segundo em França, provando que a sua consistência podia ser uma mais-valia.
Mas não chegou para convencer Malcolm Wilson, que decidiu apostar no 10º classificado do WRC2 da finda temporada e vai também apoiar Lorenzo Bertelli que fará toda a temporada sobre alçada da M-Sport, incrível!
De duas uma, ou o “boss” bateu com a cabeça ao acordar e viu que ali podia ter talento (e se calhar a pancada foi forte demais), ou os bolsos ficaram mais cheios e ao invés de talento, teremos “tá lento” da M-Sport em 2016.
Não gosto disto e não me venham com a história de “ano de transição para 2017 com os novos carros”, porque a Volkswagen não quer saber disso e vai com tudo para ganhar de novo na próxima temporada e em 2017 os senhores “do ano sabático” vão levar de novo na cabeça. Vai uma aposta?
Estou ferido, levei uma facada. A equipa que admirava, que apostava e arriscava nos jovens talentosos foi vendida, talvez com(Prada) por alguém demasiado endinheirado para tão pouco talento… haja jóias!
Camili, piloto que estava inserido no projecto da Toyota, tem assim a sua primeira experiência no WRC. Nada contra o rapaz, mas duvido que seja capaz de mostrar grande coisa esta temporada. Para a mim, a M-Sport vai perder uma boa oportunidade de voltar a vencer corridas do WRC!
Esperemos que o novo Hyundai I20 WRC de 5 portas seja mais competitivo do que a anterior versão, senão temos a caminho mais um “trofeu monomarca”, disputado a três, Ogier, Latvala e Mikkelsen com a vida ainda mais facilitada.
Citroen sem programa completo, M-Sport também com essa possibilidade e “sem pilotos”, só nos resta a Volkswagen e a Hyundai para animar as hostes! Espero estar enganado, mas será um pobre muito pobre WRC em 2016!
“isto não me cheira nada bem”
Na primeira pessoa, Carlos Mota!