Top Gear – Os apresentadores já terão sido escolhidos

Quem gosta de carros e segue com o mínimo de atenção o mundo do automobilismo sabe de certeza o que é o Top Gear. O programa de carros com mais sucesso de sempre, com uma audiência a nível mundial tremenda.

 

top-gear-1Durante o ano de 2015 o polémico apresentador Jeremy Clarkson voltou a ser o centro das atenções. Depois de um incidente diplomático na Argentina, onde a equipa de filmagem foi apredrejada por uma alegada provocação relembrando a derrota nas Malvinas, a paciência começou a esgotar-se por parte da BBC e a corda partiu quando Jezza agrediu um dos produtores do programa.

Era o fim do melhor programa de carros tal como o conhecíamos. Clarkson, juntamente com Hammond e May, inseparáveis colegas com quem apresentou o TG, saíram com ele assim como o produtor executivo Andy Wilman e rumaram à Amazon onde tinham a sua espera contratos milionários e um orçamento de cair para o lado.

 

Chris-Evans-Radio-2-Breakfast-Show-BBC-building-Evacuated-By-Fire-Alarm-559339No entnto a BBC não quis acabar com o Top Gear e chamou Chris Evans, um radialista fanático por carros e dono de uma colecção de viaturas de fazer inveja a muitos. É basicamente o Jay Leno lá do sitio e basta dizer que tem a chave do Ferrari 250 GT Califórnia que custou a misera quantia de 15 milhões de euros.

Foi conhecido há alguns dias o “line up” de apresentadores para o novo TG. E não se pode dizer que tenham sido más escolhas. A BBC chamou Sabine Schmitz, Chris Harris  e um tal de David Coulthard.  Estes nomes não lhe dizem nada? Já explicamos.

 

sabine_schmitzSabine Schmitz é piloto de competição e conhecida como a rainha de Nurburgring. A piloto de 46 anos deu nas vistas a primeira vez no Top Gear onde tentou  dar uma volta ao “Ring” em menos de 10 minutos com uma Transit. Na tentativa passou por carros e motos cujos pilotos estavam já a pedir roupa interior nova enquanto ela torturava uma carrinha que nunca ninguém sequer sonhou que fosse capaz de fazer o que fez.

Chris Harris é um jornalista automóvel britânico e piloto de competição. Tem um canal no youtube onde coloca frequentemente revisões de carros de estrada e até alguns carros de competição. Recentemente viu o seu programa Drive passar da internet para o canal NBC.

David Coulthard dispensa apresentações. O Escocês ex piloto de f1 foi até pouco tempo comentador do grande circo para a BBC que ficou agora sem ocupação uma vez que o canal perdeu os direitos de transmissão das provas de F1.

 

Tudo isto promete mas há alguns pormenores que merecem ser mencionados:

– Não vejo a Sabine como perfil para apresentar um programa tão assumidamente britânico. É verdade que ela já apresentou a versão germânica do Top Gear (e que eu não vi) mas pela forma como vi as aparições dela no passado não parece que vá ser muito agradável de a ver na tv. E não é nada machista pois até gostava de ver a Vicki Butler-Henderson no fifth gear.

 

chris-harris-at-the-_600x0wChris Harris poderá ser o menos conhecido de todos mas é claramente o MVP do grupo. Entende de carros, sabe como falar deles de forma interessante e tem um kit de unhas apreciável.  As vezes é um bocado técnico demais e fala de pormenores que infelizmente eu não entendo por não ser um piloto com experiência.  Mas é para mim é claramente o elemento + do grupo. O último grande video que fez aparece na pista de Portimão (e que ele adora) a desfazer os pneus de um P1, de um 918 e de um LaFerrari, onde até aparece Tiff Needell. Boa escolha.

 

CoulthardDavid Coulthard se entrar no grupo será para dar visibilidade. Não foi o melhor da sua geração e nem sequer o mais carismático. Como comentador de F1 não tem nada a provar (embora a meu ver não chegue ao nível de Brundle) mas ver DC a falar de carros de estrada… não estou convencido.

 

– Chris Evans  é um verdadeiro “PetrolHead” e que já disse que quererá respeitar o passado do programa . Mas tenho a sensação que quererá ser a estrela do programa e que isso poderá ser prejudicial. Tem todas as características para ajudar muito o programa mas… Vamos esperar para ver mas será ele o “patrão” do programa daqui para a frente.

 

Top GearE por fim o maior erro de todos. Continuar com o  Top Gear. Manter o mesmo nome é um erro crasso pois com isso vai acontecer inevitavelmente o que a BBC não quer… comparações. Para nós Top Gear será sempre um programa onde víamos carros a derrapar, onde o Jezza era polémico, o Hamster era “azeiteiro” e o May era lento. Esta química verdadeira de 3 crianças disfarçadas de adultos, que partilham uma paixão enorme por carros e que tem uma genuína amizade era o motor do programa. E isso não se consegue reproduzir. O trio do TG era algo de único pois fazia-nos sonhar. Fazia-nos pensar que podíamos ser nós ali com os nosso dois amigos mais chegados a correr o mundo e a conduzir carros de sonho e a irritar os outros dois só porque é engraçado.

Com está nova equipa do Top Gear por certo teremos revisões a carros melhores, em que chegaremos ao fim com a certeza se o carro é de facto bom ou não e com detalhes que nos farão perceber melhor a máquina. Mas o lado humano esse… não será o mesmo e era mesmo isso que tornava o TG único. Víamos o TG na esperança de ver o novo Lambo e de ver aqueles 3 homens de meia idade gozarem uns com os outros fazendo-nos rir.

Top-Geat-StuntA BBC deveria ter enterrado o Top Gear com dignidade e tentando algo completamente diferente.  E isso é uma pena pois esta nova equipa somando todos os prós e contras tem tudo para fazer um programa sobre carros de excelência. Ou seja perde o nome Top Gear e perdem os que entram agora.

 

Em maio teremos a resposta às nossas dúvidas. E se não ficarmos satisfeitos teremos de esperar até Setembro para rever Clarkson, Hammond e May de regresso.

 

Fábio Mendes

Um pensamento sobre “Top Gear – Os apresentadores já terão sido escolhidos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.