CNR: 2016 promete grande animação.

 

Panorama animador quanto ao próximo Campeonato Nacional de Ralis.

A temporada de 2015 do CNR trouxe às estradas bons pilotos, máquinas da última geração, uma luta pelo titulo de campeão disputada até ao derradeiro metro e claro está, como manda a “lei tuga”, com polémica à mistura.

Guimarães 15 2José Pedro Fontes regressou aos ralis e de forma espectacular, assegurando o título absoluto, numa batalha intensa com Ricardo Moura que durou até ao final. Com ele também a Citroen Portugal voltou aos ralis, estando envolvida no projecto da Sports&you, no que se tornou numa aposta ganha.

A próxima temporada promete ainda mais, com alguns regressos e a confirmação de alguns bons projectos que vão com certeza colmatar as ausências.

O grande destaque pela positiva é o regresso de Fernando Peres ao CNR. Depois de vários anos de ausência, correndo apenas em campeonatos Regionais e no extinto Open, o três vezes campeão Nacional de Ralis regressa ao expoente máximo da categoria em Portugal e pela porta grande, pois terá à sua disposição um Ford Fiesta R5 (ex-João Barros), que fará com que o experiente piloto tenha um carro capaz de lutar pelas vitória em todas as provas, sendo naturalmente um candidato a vencer o título e um dos grande animadores da temporada que se avizinha.

DSC_0415Um regresso que se saúda e ficamos muito contentes ao ver um dos míticos pilotos portugueses regressar aos grandes palcos nacionais. Bem-haja Fernando Peres.

A Sport&You, que já foi referido, aposta forte na próxima temporada, com o apoio da marca francesa Citroen, estando ao dispor do actual campeão Nacional de Ralis José Pedro Fontes, um novo chassis do Ds3 R5, com que lutará pela revalidação do titulo.

Quem veio experimentar os ralis e gostou foi Carlos Vieira, apostando forte para a próxima temporada. Depois dos circuitos, Vieira veio para os ralis numa opção que se mantem em 2016. Fará toda a temporada do CNR ao volante de um modelo idêntico ao do seu colega de equipa, José Pedro Fontes.

Carlos Martins é outra das boas novidades da próxima temporada. Depois da boa temporada em 2015, tendo ganho experiância ao volante de um Skoda S2000, dá o salto apostando num Ds3 R5 (Ex-J.P. Fontes), onde poderá continuar a sua clara evolução nos ralis, podendo aspirar a um bom resultado no campeonato, pois o piloto mostrou ao longo da temporada 2015 que tem qualidade para ambicionar mais do que fez, mais ainda após a experiência adquirida. Piloto a ter em conta para 2016 e que vamos acompanhar com especial atenção.

PedroMeireles-Vidreiro2015-02Para combater a armada da Citroen, estará Pedro Meireles no seu Skoda Fabia R5. Depois das performances exibidas nas últimas provas de 2015, temos aqui certamente um sério candidato a vencer todas as provas em que participe e consequentemente, o título nacional. Aqui juntamos um belo carro a uma boa condução, que certamente animará e muito a temporada de 2016. Mais um piloto a ter em conta na luta pelo título.

Agora começam as dúvidas, já que João Barros já veio a publico dizer que em 2016 não estará a “full time”, dando prioridade à sua vida profissional, fazendo apenas algumas provas na próxima temporada, mas ainda sem calendário confirmado. Certo é que não teremos João Barros em todas as provas do CNR.

Ricardo Moura será outro dos possíveis ausentes, já que o piloto açoriano dará prioridade ao Campeonato Regional dos Açores e tentará fazer algumas provas internacionais, possivelmente do ERC, em detrimento do CNR, que perde assim um dos mais mediáticos pilotos, mas falta ainda a confirmação destes projectos.

JOAQUIM ALVES 3Outros pilotos que também devem continuar na próxima temporada são Joaquim Alves no seu Skoda Fabia S2000, a manter a aposta que já vem da temporada passada. Manuel Castro já confirmou a sua presença no CNR, deixando de lado esta temporada o seu Evo IX, escolhendo um Skoda Fabia S2000, que será uma novidade para ele.

Elias Barros e Alferdo Barros deverão também aparecer em algumas provas em 2016, como sempre ao volante dos Fiesta R5. Quem vai deixar o Fiesta trocando pelo Ds3 R5 é Diogo Salvi, que aposta de novo no CNR mas com esta novidade, que a confirmar-se, significará pelo menos quatro Ds3 R5 a correr na próxima temporada.

 

RicardoteodosioAlgarve715Este leque de pilotos e carros é excelente, faltando ainda saber o que alguns pilotos portugueses farão em 2016. Falta saber se teremos Ricardo Teodósio, que tenta neste momento viabilizar a sua participação no CNR ao volante de um Fiesta R5, algo ainda não confirmado por indecisão de alguns patrocinadores.

Miguel Campos e Adruzilo Lopes são outros dos nomes que também podem surgir,  mas o mesmo problema de sempre se mete entre os pilotos e a sua vontade… falta de apoios.

ARC-Sport-Rali-Serras-de-Fafe-Adruzilo-Lopes-1024x680Miguel Campos apenas fez uma prova do Nacional na temporada passada, o Serras de Fafe, enquanto Adruzilo Lopes realizou todo o campeonato ao volante do seu Subaru Impreza R4, sagrando-se campeão do grupo Rc2N. Falta saber se o piloto terá motivação para voltar de novo no “velhinho Subaru”, ou consegue montar um projecto que lhe ponha em mãos um carro competitivo para lutar pelo titulo absoluto. Tudo ainda continua no segredo dos deuses.

Marco Cid, que venceu o RC2 na temporada passada, pode muito bem aparecer com um R5 na temporada que se avizinha, ou então aventurar-se por algum campeonato no estrangeiro, onde Espanha seria uma opção. Também aqui ainda muitas dúvidas para dissipar.

BrunoMagalhaes-Ypres01Por último, e esta pode ser outra grande novidade, é a presença de Bruno Magalhães, que depende dos seus patrocinadores, se eles decidirem que é mais viável a participação no CNR em 2016, em vez de fazer apenas algumas provas do ERC. O próprio piloto já admitiu esse cenário, faltando a confirmação do seu projecto.

Aos confirmados se juntarmos alguns dos que ainda procuram marcar presença no CNR 2016, podemos ter na próxima temporada mais uma grande época de ralis em Portugal. E que os “deuses dos ralis” estejam do lado de Miguel Campos, Adruzilo Lopes, Bruno Magalhães, Ricardo Teodósio, etc… e teremos certamente o melhor campeonato de ralis dos últimos anos no nosso país!

 

Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.