F1: Viver na sombra da promessa

Carlos Sainz (Scuderia Toro Rosso Pilot) talks during the Press Conference about his announcement as F1 driver in Madrid, Spain on November 29th, 2014

Rookie do ano. Futuro campeão mundial. Assim tem sido descrito Max Verstappen nas últimas semanas. Com uma maturidade acima da média para a sua idade e possuidor de um talento há muito não visto na Fórmula 1, o jovem holandês atingiu a sua melhor classificação (4º lugar) nos GPs húngaro e americano, não sem antes nos ter presenteado com uma mão cheia de ultrapassagens que nos deixam aquele gostinho doce na boca, suspirando pela F1 de outros tempos.

E tal como qualquer pequeno satélite que orbita em torno de um grande planeta, Carlos Sainz Jr tem sido muitas vezes uma nota de rodapé ao longo da época. O “pequeno” espanhol iniciou a sua viagem no mundo do automobilismo já na sombra do seu pai bi-campeão do mundo de rally e lenda do todo-terreno, Carlos Sainz (Sr.). Dirão alguns que “quem nasce em berço de ouro” possui outro jogo de cintura para entrar nos grandes círculos. Sainz Jr soma apenas um título Ásia-Pacifico na categoria KF3 em 2008 (karting) e despertou a atenção do programa da Red Bull para jovens pilotos. Apostando na rodagem do piloto em competições mais exigentes, a sua passagem pela Fórmula BMW ficou marcada pela ausência de qualquer título. Tal como aquele jogador de meio-campo que não marca golos constantemente mas é uma pedra fulcral no que à consistência diz respeito, o espanhol não encantou com títulos mas sim com regularidade ao longo deste período.

Como tudo na vida, a sua passagem da Red Bull Junior Team para a Scuderia Toro Rosso foi acompanhada de risco. No passado, pilotos como Kvyatt ou Vettel tinham mais experiência quando abraçaram a oportunidade. Felizmente, Sainz soube capitalizar:

1

 

Segunda metade da época: (após paragem de verão)

2

 

P-20150131-00071_HiRes-JPEG-24bit-RGBAlguns dirão: “Esse quadro apenas confirma que Verstappen foi melhor!

Concordo em parte… No entanto os números mostram-nos que a diferença entre pilotos não é assim tão grande como alguns nos querem fazer ver:

  • Sainz Jr. bateu Verstappen em qualificação (10-9);
  • Verstappen bateu Sainz Jr. em corrida (10-7);
  • A classificação média em qualificação é o 11º posto para os dois;
  • A classificação média em corrida é o 10º posto para Sainz Jr. e o para Verstappen;
  • Nos GPs em que cada piloto terminou, a variação de posições ‘conquistadas vs perdidas’, entre a qualificação e o final da corrida, é de +21 para Sainz e +16 para Verstappen (estão excluídas movimentações na grelha como consequência de penalizações antes da corrida iniciar. O objectivo é validar o binómio de voltas mais rápidas com consistência/sagacidade das lutas em pista).

carlos-sainz-toro-rossoO único desnivelamento que encontramos é ao nível dos problemas mecânicos que fustigaram cada piloto, com Sainz Jr. a ser o grande vencedor (6-3). E este sim, é o grande diferenciador que permitiu a Verstappen somar 49 pontos contra uns escassos 18 de Sainz Jr.. Infelizmente para o espanhol, é esta argumentação que alguma da imprensa especializada tem usado para nos fazer crêr que o belga está a anos-luz de tudo aquilo que ele tenha para apresentar.

Não querendo entrar muito no campo dos “ses”, se estes problemas mecânicos não tivessem ocorrido de forma tão regular ao espanhol, poderíamos estar na presença não de uma promessa consagrada, mas sim de duas…

Poderão dizer que são apenas números. No entanto, estes números permitem traçar um perfil da consistência do piloto. Deixando de lado a subjectividade de gostar mais do estilo de condução de “A” ou “B”, podemos confirmar que a Toro Rosso tem uma dupla de pilotos bastante nivelada e que em condições mecânicas estáveis (agora com motor Ferrari), colocarão a equipa sempre no roteiro dos pontos. Esperamos com agrado pela próxima época, para desfazermos as dúvidas.

 

 

Marcos Gonçalves

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.