WRC- 84ème Rallye Automobile Monte-Carlo

12512539_953326188068632_8135819183548830145_nComeçou a temporada de 2016 para o WRC, com o início tradicional em Monte Carlo, num rali que foi bastante difícil para todos, com muitos acidentes. As condições de neve, gelo, piso seco e molhado apanharam muitos pilotos desprevenidos.

Sébastien Ogier (#1) começou bem a sua defesa do título, sendo o mais rápido com o seu Volkswagen Polo R WRC na primeira classificativa, mas beneficiou de um pião de Kris Meeke (#7) nessa classificativa. Os outros VW já estavam um pouco longe de Ogier, com Jari-Matti Latvala (#2), que começou com cautela mas, ainda assim, não evitou um toque que causou danos na suspensão, e Andreas Mikkelsen (#9), já a mais de 10 segundos de atraso. Mikkelsen trouxe este ano um novo co-piloto, Anders Jæger, que substitui Ola Fløene, que passou a ser o copiloto de Mads Østberg (#5), que este ano passou para a M-Sport, regressando aos comandos de um Ford Fiesta WRC.

No segundo dia, Ogier e Meeke destacaram-se da concorrência, e passaram o dia a trocar constantemente as posições. Meeke não tinha nada a perder e não sentia muita pressão da equipa, uma vez que a Citroën este ano está a fazer provas específicas, em preparação para a estreia de um novo carro para 2017.

12540664_953385588062692_3855758183824331710_nNa terceira classificativa, Hayden Paddon (#10), que ainda correu com a versão antiga do Hyundai i20 WRC (o novo carro esteve nas mãos de Thierry Neuville (#3) e Daniel Sordo (#4)) foi apanhado de surpresa por uma curva que tinha muito gelo e neve, e danificou a suspensão traseira após um toque numa árvore.
Incrivelmente, Robert Kubica (#16) foi de encontro às árvores nessa curva e ficou preso na ravina, abandonando o rali. Elfyn Evans (#35), que se mantém na M-Sport mas que foi despromovido para o WRC2, deu um toque no carro de Kubica mas conseguiu sair sem problemas e um dos seus substitutos na M-Sport, Éric Camilli (#6), que foi promovido do WRC2, acabou por bater nas árvores na mesma curva, mas na segunda passagem por este troço. Camilli que, este ano substitui Ott Tänak (#12), que voltou à equipa DMACK, abandonou o rali depois deste acidente.

No final do segundo dia, Ogier atacou muito na oitava classificativa e ganhou 10 segundos a Meeke, fechando o dia com 9.5 segundos de vantagem para o britânico. Latvala e Mikkelsen já estavam com mais de um minuto de atraso.

12510271_953537921380792_5736786874707601394_nOgier começou o terceiro dia ao ataque, esticando a liderança para 30 segundos.
Andreas Mikkelsen fez uma aposta de pneus arriscada, colocando pneus com pregos, mas em SS9 as estradas não tinham neve e gelo, e isso custou-lhe mais de um minuto. Em SS10, já com neve, conseguiu recuperar 40 segundos à concorrência, mas esta aposta não o fez sair do 4º lugar na geral.

Na 11ª classificativa, Latvala foi apanhado por uma parte de uma curva que tinha água, o VW subvirou, caiu para uma valeta e, apesar de ter conseguido sair dali, danificou a frente e a suspensão dianteira-esquerda. Apesar das reparações, o finlandês decidiu abandonar quando percebeu que iria chegar demasiado tarde ao controlo de tempo. Para Latvala foi o fim do rali, e uma péssima forma de começar a temporada.
Na classificativa seguinte, outra baixa de peso. Kris Meeke cortou demasiado uma curva, havia uma pedra escondida e danificou o fundo plano e a caixa de velocidades do seu Citroën. Para Meeke era o final de um bom rali.
Isto deixava Ogier na frente, com quase dois minutos de vantagem para Mikkelsen e com 2:10 sobre Neuville, que ganhou muito tempo nas duas últimas classificativas do dia, sobretudo na passagem por Sisteron, ao colocar pneus com pregos, e isso deu-lhe vantagem na neve. O seus colegas de equipa na Hyundai optaram pela mesma escolha e ganharam muito tempo com isso.

12523199_953382281396356_4441538293356917677_nNo último dia, Ogier não facilitou muito e assinou logo o melhor tempo na primeira classificativa do dia. Neuville pressionou Mikkelsen, ganhando algumas décimas de segundo, mas na última classificativa, na Power Stage, o belga teve um problema na transmissão e perdeu mais de um minuto, resolvendo de vez a luta pelo segundo lugar.

Sébastien Ogier foi o mais rápido na Power Stage e começou a sua defesa do tricampeonato com uma vitória, que era a melhor forma de começar o ano de 2016.

Andreas Mikkelsen fez um excelente 2º lugar, e Thierry Neuville, apesar dos problemas de última hora, conseguiu chegar ao fim no 3º lugar na estreia de um renovado Hyundai i20 WRC.

1909814_953387564729161_8010689454351571008_nMads Østberg, que não gosta muito deste rali, e que se teve que adaptar ao novo carro, nova equipa e ao novo copiloto, fez um bom resultado, com o 4º lugar. O jovem piloto da Citroën, Stéphane Lefebvre (#8), teve dificuldades previsíveis em Monte Carlo, mas o jovem conseguiu levar o DS3 WRC até ao fim num excelente 5º lugar.
Dani Sordo, no novo Hyundai, teve algumas dificuldades com o acerto e depois com dois toques. Um na primeira classificativa, que lhe fez perder seis minutos, e outro no terceiro dia. Apesar destes contratempos, terminou em 6º.
Ott Tänak capotou no segundo dia mas voltou à estrada para terminar em 7º, Elfyn Evans foi 8º e venceu à vontade no WRC2, e a fechar o Top 10 ficaram mais dois WRC2, que foram dois Škoda Fabia R5 de Esapekka Lappi (#48) e Armin Kremer (#32).

O vencedor do WRC3 foi Ole Christian Veiby (#61), no 19º lugar.

O próximo rali será o único rali de inverno, na neve da Suécia.

 

Classificação final:

1. 1 FRAS. OGIER 3:49:53.1
2. 9 NORA. MIKKELSEN 3:51:47.6 +1:54.5 +1:54.5
3. 3 BELT. NEUVILLE 3:53:11.0 +1:23.4 +3:17.9
4. 5 NORM. OSTBERG 3:54:40.8 +1:29.8 +4:47.7
5. 8 FRAS. LEFEBVRE 3:57:28.7 +2:47.9 +7:35.6
6. 4 ESPD. SORDO 4:00:28.6 +2:59.9 +10:35.5
7. 12 ESTO. TANAK 4:01:33.0 +1:04.4 +11:39.9
8. 35 GBRE. EVANS 4:08:23.9 +6:50.9 +18:30.8
9. 48 FINE. LAPPI 4:10:34.1 +2:10.2 +20:41.0
10. 32 DEUA. KREMER 4:10:37.0 +2.9 +20:43.9

 

 

 

 

 

Jorge Covas

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