Lorenzo domina e Stoner no Top 5.
Chegaram ao fim os primeiros testes oficiais do campeonato do Mundo de MotoGP, que se realizaram no circuito de Sepang, Malásia. À semelhança do que aconteceu no primeiro dia de testes o espanhol e campeão em título, Jorge Lorenzo, foi o piloto mais rápido, rodando no segundo 59 (1m59,965s). Em segundo lugar ficou o seu rival e companheiro de equipa Valentino Rossi em Yamaha, sendo mais lento +0.976 que o espanhol. O terceiro piloto mais rápido desta última sessão foi Marc Márquez ao comando de uma Honda. De destacar a performance de Casey Stoner em Ducati que tem realizado excelentes sessões, sendo dos pilotos mais rápidos. O australiano bateu alguns pilotos que costumam lutar por vitórias como Dani Pedrosa. Stoner, começa a “alimentar” a tremenda especulação em volta do seu regresso, com os tempos que têm realizado.
Posição | # | Piloto | Diferença |
1 | 99 | J. LORENZO | 1:59.580 |
2 | 46 | V. ROSSI | +0.976 |
3 | 93 | M. MARQUEZ | +1.303 |
4 | 35 | C. CRUTCHLOW | +1.412 |
5 | 27 | C. STONER | +1.490 |
6 | 26 | D. PEDROSA | +1.581 |
7 | 9 | D. PETRUCCI | +1.637 |
8 | 29 | A. IANNONE | +1.643 |
9 | 45 | S. REDDING | +1.649 |
10 | 25 | M. VIÑALES | +1.664 |
11 | 8 | H. BARBERA | +1.854 |
12 | 41 | A. ESPARGARO | +2.043 |
13 | 4 | A. DOVIZIOSO | +2.095 |
14 | 68 | Y. HERNANDEZ | +2.194 |
15 | 44 | P. ESPARGARO | +2.290 |
16 | 38 | B. SMITH | +2.338 |
17 | 76 | L. BAZ | +2.961 |
18 | 6 | S. BRADL | +3.212 |
19 | 21 | K. NAKASUGA | +3.360 |
20 | 53 | T. RABAT | +3.432 |
21 | 19 | A. BAUTISTA | +3.603 |
22 | 50 | E. LAVERTY | +3.939 |
Bradley Smith entusiasmado.
Smith reconhece que ainda á um longo caminho a percorrer, mas sente-se entusiasmado com o que conseguiu nos três dias de testes em Sepang.
“ Foram uns bons três dias e completámos 99% do que queríamos fazer, o que é muito positivo. Estabeleci um tempo de volta com o qual estava ontem satisfeito, por isso hoje foquei-me numa simulação de corrida com o tanque cheio. Foi importante pois esta época temos 22 litros de combustível e isso torna a moto um pouco diferente da do ano passado. Também trabalhámos na electrónica, no sentido de esta nos ajudar a ter mais aderência possível. É um tiro no escuro mas dei a informação à Michelin e vai ser interessante ver o que acontece no futuro. No geral foram três dias espectaculares e deixamos Sepang com uma direcção definida para onde temos de seguir para melhorarmos.”
Hector Barberá o destaque dos três dias na Malásia.
Hector Barberá foi uma das agradáveis surpresas na Malásia. O piloto espanhol esteve num excelente plano durante estes dias, conquistando o terceiro lugar nos tempos combinados (resultados dos 3 dias de sessão), ficando à frente de pilotos como Valentino Rossi e Marc Márquez.
“a equipa trabalhou muito bem durante os três dias. Conhecemos muito bem a moto, pois estamos a trabalhar com ele há duas épocas. Temos muita informação recolhida de todos os circuitos. Penso que a chave do sucesso estará na adaptação à electrónica, uma vez que os pneus serão os mesmos para todos”.
O espanhol traça uma meta para a temporada de 2016 na prova rainha, que passa por lutar pelo Top 10…o “objectivo para 2016 passa por estar no top 10, mas temos de ser realistas e ir passo a passo. Há três anos estávamos a lutar pelos últimos lugares do top 20 e o ano passado estivemos na luta pelos pontos. Seria fantástico lutar constantemente pelo 10 primeiros. Tudo o que vier a mais será bem-vindo”.
Tempos combinados:
1. | J. LORENZO | MOVISTAR YAMAHA MOTOGP | 1’59.580 |
2. | D. PETRUCCI | OCTO PRAMAC RACING | 2’00.095 |
3. | H. BARBERA | AVINTIA RACING | 2’00.387 |
4. | V. ROSSI | MOVISTAR YAMAHA MOTOGP | 2’00.556 |
5. | M. MARQUEZ | REPSOL HONDA TEAM | 2’00.843 |
6. | C. CRUTCHLOW | LCR HONDA | 2’00.899 |
7. | S. REDDING | OCTO PRAMAC RACING | 2’01.049 |
8. | A. IANNONE | DUCATI TEAM | 2’01.052 |
9. | C. STONER | DUCATI TEAM | 2’01.070 |
10. | B. SMITH | MONSTER YAMAHA TECH3 | 2’01.107 |
11. | D. PEDROSA | REPSOL HONDA TEAM | 2’01.161 |
12. | M. VIÑALES | TEAM SUZUKI ECSTAR | 2’01.244 |
13. | A. ESPARGARÒ | TEAM SUZUKI ECSTAR | 2’01.623 |
14. | Y. HERNANDEZ | ASPAR MOTOGP TEAM | 2’01.644 |
15. | A. DOVIZIOSO | DUCATI TEAM | 2’01.675 |
16. | P. ESPARGARÒ | MONSTER YAMAHA TECH3 | 2’01.870 |
17. | T. RABAT | EG 0,0 MARC VDS | 2’02.328 |
18. | S. BRADL | APRILIA RACING TEAM GRESINI | 2’02.372 |
19. | L. BAZ | AVINTIA RACING | 2’02.541 |
20. | K. NAKASUGA | YAMAHA TEST TEAM | 2’02.691 |
21. | A. BAUTISTA | APRILIA RACING TEAM GRESINI | 2’02.876 |
22. | M. PIRRO | DUCATI TEAM | 2’03.203 |
23. | E. LAVERTY | ASPAR MOTOGP TEAM | 2’03.519 |
Stoner no Qatar? É só dizer que sim!
Desde que Casey Stoner regressou à casa mãe, que ele anda nas bocas do mundo. O australiano regressou com um objectivo, que é desenvolver a Ducati para a temporada do MotoGP que se avizinha, mas os responsáveis da marca italiana parecem desejar algo mais. Os responsáveis da Ducati dão luz verde para Stoner corra no grande prémio do Qatar. Repare-se que na sessão de testes em Sepang, Stoner foi mais rápido que Iannone e Dovizioso. Muitos são os rumores de que Stoner poderia receber um wildcard em Phillip Island e até já se falou na possibilidade de o fazer a meio da época, em Mugello. Mas já se fala que isso poderá acontecer já na primeira prova do mundial no Qatar.
Gigi Dall’Igna, guru da engenharia da Ducati, “Obviamente que a resposta seria positiva.”
“Dependerá dos testes em Phillip Island, mas é muito possível que ele teste a nova Desmosedici.’
Uma coisa é certa, se Caey Stoner quiser correr uma prova, corre, se Stoner quiser fazer uma temporada inteira, Casey faz! A Ducati deseja…basta um simples “Sim”!
Ricardo Veiga