
Já ontem tínhamos avançado com essa possibilidade e hoje confirma-se. O britânico Tom Chilton será piloto da Loeb Racing em 2016. A equipa de “Seb” Loeb estreou-se no ano passado no WTCC com Bennani e em 2016 apresentará 3 carros, todos eles Citroen C-Elysée, num sinal claro que a Loeb Racing será o equivalente à RML no tempo do domínio dos Cruze. Com a saída de cena da marca em 2017, a representação da Citroen deverá certamente ser feita pela Loeb Racing.
Chilton tem sido constantemente um dos bons valores do WTCC. Na competição desde 2012, obteve o seu melhor resultado em 2013 onde foi 5º no final da época ao volante de um Cruze, sendo colega de equipa de Muller. Em 2014, com a saída de cena da RML, mudou-se para a ROAL e foi 8º no final do campeonato. Em 2015 as prestações dos Cruze TC1 da ROAL deixaram a desejar e o forte apoio da Honda a Michelisz e da Citroen a Bennani, fez com que a balança pendesse para o lado dos dois pilotos, ficando Chilton claramente incomodado com o facto.
Com vontade de encontrar uma equipa mais competitiva e sendo os C-Elysée a máquina de eleição neste momento, Chilton conseguiu o lugar que pretendia. Estando agora na Loeb Racing, poderá voltar a lutar pelos lugares de topo. Para a equipa é um reforço de peso. Demoustier é ainda uma incógnita mas suspeitamos que não represente um aumento de qualidade na equipa e Bennani já se mostrou capaz do melhor e do pior. Com a entrada de Chilton, a equipa ganha um piloto capaz, experiente, consistente e não será surpreendente se for ele o “ponta de lança” da equipa.
“É um ano muito entusiasmante que tenho pela frente. É um dos melhores lugares para se estar. A equipa tem estado no campeonato por um curto período de tempo, mas tem alcançado grandes resultados até agora e muito mais está para vir. O Citroën C-Elysée provou ser um carro vencedor nestes dois últimos anos. Com a combinação de uma equipa profissional, só pode ser um passo positivo para mim. Top 3 é o meu objectivo para o principal campeonato WTCC com o objectivo de também vencer o Troféu WTCC. Com 10 anos de BTCC e 4 anos no WTCC, a experiência que adquiri só pode ser uma coisa positiva para adicionar à equipa e meus companheiros. Tenho enorme respeito por Sébastien Loeb e é uma excelente sensação estar na sua equipa “.
Fábio Mendes
Um pensamento sobre “WTCC – Tom Chilton no 3º carro da Loeb Racing”