12h de Bathurst – Adoramos o Mount Panorama

bentley
foto in: bathurst12hour.com.au

As 12h de Bathurst têm-se tornado num evento obrigatório no mundo do endurance. A prova não tem a história de Daytona (nem perto disso), mas começa a ganhar cada vez mais fãs em todo o mundo. Os motivos são simples: 1º os envolvidos começam a ter cada vez mais qualidade, são muitas as marcas representadas e os pilotos de topo dos GT que comparecem ao evento; segundo o traçado é fantástico! Não há outra forma de o colocar, Mount Panorama é uma das nossas pistas favoritas e se calhar de muita gente. A mistura da secção sinuosa que sobe e desce para dar lugar a uma enorme recta completamente “flat out” é espectacular de se ver e deverá ser ainda mais de se fazer.

Os finais de corrida têm se tornado virais na internet, com os últimos minutos de prova a serem de incerteza e grandes lutas como em 2015, com um final de cortar a respiração com um vencedor inesperado quando nada o fazia prever.

Para a 14ª edição da prova espera-se mais do mesmo e a luta no traçado de 6.213km e 23 curvas do Mount Panorama, pois a lista de inscritos é boa e conta com nomes de relevo do panorama internacional. Para começar, este ano teremos os heróis locais em pista. Os pilotos do V8 Supercars estarão em prova, ao contrário do ano passado em que a prova coincidiu com os testes de pré-época dos V8. Assim, teremos nomes como Garth Tander, Will Davison, Rick Kelly, Shane van Gisbergen, Scott McLaughlin e David Reynolds. Não contamos com a estrela Craig Lowndes que se lesionou, mas os restantes nomes partilharão a pista com a nata dos pilotos de GT e turismos, como são o caso de Rene Rast, Bernd Schneider, Álvaro Parente e até o ex- piloto de F1 Mika Salo, entre outros grandes nomes.

12669694_10153913378908320_8866448472947566416_nQuanto às marcas representadas teremos a Audi, Mercedes-Benz, Ferrari e Nissan, todas elas já com o seu nome inscrito no quadro dos vencedores, não esquecendo os Bentley, McLaren, Lamborghini e Porsche, que terão uma categoria só para si (a Class B – GT3). São no total 37 máquinas, divididas por 4 categorias, que vão dar cor à pista de Mount Panorama durante 12h. Como novidades em pista teremos apenas os R8 e o 650S e teremos de esperar mais um ano para ver os Ferrari 488, Mercedes AMG GT3, BMW M6 e Porsche 911 GT3R nesta pista.

As nossas atenções estarão claramente viradas para o McLaren 650S #59, onde estará o nosso Álvaro Parente. Depois de um ano 2015 cheio de sucesso com a vitória do GT Open, este ano inicia a época em Bathurst para depois seguir para o Pirelli World Challenge, um excelente campeonato para o piloto. Para hoje, Parente terá como companheiros de equipa Shane Van Gisbergen  e Jonathon  Webb.

Lista de Inscritos, aqui.

A prova começa às 18h e terá transmissão via vários canais online que disponibilizaremos nas nossas redes sociais (Facebook, Twitter e G+).  Os grandes favoritos à vitória são obviamente as equipas de fábrica, Nissan, Bentley e McLaren que terão as condições necessárias para atacar desde inicio o triunfo, mas Mount Panorama é conhecido por surpreender e os prognósticos são difíceis de fazer.

Os Bentley e os McLaren pareceram os mais competitivos nas sessões de treino mas o 650S de Shane van Gisbergen pulverizou o  melhor tempo da pista ficando com a pole position e o prémio Allan Simonsen, nome dado ao troféu que permeia quem fica com a pole, em honra do falecido Allan Simonsen, piloto que perdeu a vida em Le Mans. SVG como é conhecido fez o tempo fantástico de 2min01.286sec, baixando de que maneira a marca que estava colocada nos 2min02.6701. Em 2º ficou o Audi de René Rast e a fechar o top 3 mais um McLaren desta vez o Objective Racing McLaren. O nosso #59 sai da frente mas a corrida é longa. Vamos torcer para que haja uma bandeira lusa no pódio no final das 12h de prova que começam as 18 e 45, hora portuguesa.

Resultados do FP1, FP2, FP3 e FP4. Resultados qualificação.

Fábio Mendes

Um pensamento sobre “12h de Bathurst – Adoramos o Mount Panorama

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.