WRC – Rally da Suécia – Falta de neve causa o caos na Suécia!

 

foto: @world
foto: @world

O rally da Suécia, a segunda prova do Campeonato do Mundo de Ralis é conhecido pelos seus troços gelados cobertos de neve, bem como pelas belas paisagens em tons de branco, sendo o único rally de toda a temporada percorrido sobre neve.

Este ano está tudo do avesso. Simplesmente não existe neve no país nórdico, as temperaturas estão acima do normal para esta fase do ano e muitos dos troços que seriam percorridos pelos pilotos viraram um autêntico lago de neve derretida.

Desta forma a organização do rally,  antes do início da prova, teve de anular alguns troços, reduzindo para já o rally em 13 especiais, quando estavam previstas 21.

Mas nem tudo ficou resolvido com estas medidas,  pois os troços que restam, segundo os pilotos, também não cumprem com “os mínimos” para que se realize a prova.

foto: @world
foto: @world

Depois dos reconhecimentos, muitos pilotos foram críticos em relação à realização do rally, com Ogier a fazer-se ouvir, dizendo que “é impossível correr desta forma”, pois a neve derretida deixou praticamente na sua totalidade as estradas por onde passará o rally cobertas com lama.

Mas as más notícias não acabam aqui. É que na Suécia apenas estão disponíveis pneus para neve, portanto com pregos, mas com a falta de neve, além do risco dos troços ficarem completem destruídos às primeiras passagens dos pilotos, também os pneus irão ter uma destruição bem mais rápida do que o normal.

A direcção de prova insiste em levar a cabo a realização do rally, falta apenas saber qual será o seu final. Sobram apenas 13 especiais cronometradas, mas daqui o mais provável é ainda haver mais alguns troços anulados, por falta de condições, provavelmente muitas segundas passagens poderão ser anuladas, pois o estado dos troços irá deteriorar-se muito rapidamente, com o passar dos carros, ainda para mais com pneus de pregos, bons para a neve mas maus para a…lama!

No plano desportivo, este seria provavelmente o rally mais equilibrado de toda a temporada, pois vários pilotos têm-se mostrado competitivos na neve nos últimos anos. Mikkelsen, Neuville, Latvala, Meeke ou mesmo Ostberg poderiam ter

foto: @World
foto: @World

uma palavra a dizer na luta pela vitória, pela experiência que têm neste rally, ou simplesmente pela aptidão natural para conduzir neste tipo de terreno.

Desta forma fica tudo muito mais baralhado e torna-se complicado fazer uma previsão do que poderemos ter ao longo destes 3 dias de provas.

A Volkswagen apresenta o seu line up habitual, com Ogier a ser naturalmente o “ponta de lança” da equipa e com Latvala a querer recuperar pontos ao seu colega de equipa, depois do desastroso Monte Carlo. Mikkelsen tem boas e más memórias do rally da Suécia da temporada passada, onde foi segundo na geral mas perdeu a prova para Ogier na última especial do rally.
A Hyundai apresenta Neuville e Paddon como os seus dois pilotos para pontuar para o mundial de construtores, deixando Sordo na equipa secundária. Aqui também será com espectativa que iremos acompanhar o desenvolvimento do novo modelo I20 WRC, visto que em Monte Carlo devido a problemas nos “set up”, não foi possível avaliar o seu real potencial. Este rally, devido ao estado dos troços, também não será ideal para se tirar grandes ilações, mas decerto teremos Neuville e Paddon a tentar entrar na luta pelo top5, sendo difícil fazer uma aposta devido a imprevisibilidade que este rally nos dá.

12512539_953326188068632_8135819183548830145_nA M-Sport tem em Eric Camili e Mads Ostberg as suas armas. Camilli no ano de estreia no WRC, terá aqui um grande teste ás suas aptidões enquanto piloto e a capacidade de improvisar a sua condução perante este difícil desafio. Já Ostberg terá de ser mais ambicioso e quer decerto um bom resultado no rally, que fica mais perto da “sua casa”, embora desejasse a neve de outros anos.

A Citroën, pela mão da Abu Dhabi Total World Rally Team, apresenta algumas novidades. Meeke mantém o seu papel de pilotos preponderante na estrutura, sendo um dos candidatos aos lugares cimeiros. Quem se estreia pela marca francesa é C. Breen, realizando o seu primeiro rally no WRC e logo com esta “fava”, uma prova envolta em polémica e em condições muito difíceis. Al-Qassimi será o terceiro piloto da equipa.

A lista de inscritos no WRC terá ainda mais nomes, Ott Tanak marca também presença, como habitual pela equipa D-Mack, Lorenzo Bertteli com a sua estrutura mas apoiado pela M-Sport também está á partida do Rally Sueco.

Al Rajhi faz a sua estreia no WRC, ele que tem um programa parcial esta temporada o volante de um Ford Fiesta RS WRC, começando na Suécia.

Por fim o destaque para o regresso de Henning Solberg ao mundial de ralis, também em Fiesta RS WRC.

Lista de inscritos:

1 S. OGIER
J. INGRASSIA
VOLKSWAGEN MOTORSPORT
VOLKSWAGEN POLO WRC
M RC1 P1
2 J. LATVALA
M. ANTTILA
VOLKSWAGEN MOTORSPORT
VOLKSWAGEN POLO WRC
M RC1 P1
3 T. NEUVILLE
N. GILSOUL
HYUNDAI MOTORSPORT
HYUNDAI I20 WRC
M RC1 P1
4 H. PADDON
J. KENNARD
HYUNDAI MOTORSPORT
HYUNDAI I20 WRC
M RC1 P1
5 M. OSTBERG
O. FLOENE
M-SPORT WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
M RC1 P1
6 E. CAMILLI
N. KLINGER
M-SPORT WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
M RC1 P1
7 K. MEEKE
P. NAGLE
ABU DHABI TOTAL WORLD RALLY TEAM
CITROËN DS3 WRC
RC1 P1
9 A. MIKKELSEN
A. JAEGER
VOLKSWAGEN MOTORSPORT II
VOLKSWAGEN POLO WRC
T RC1 P1
12 O. TANAK
R. MOLDER
DMACK WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
T RC1 P1
14 S. AL QASSIMI
C. PATTERSON
ABU DHABI TOTAL WORLD RALLY TEAM
CITROËN DS3 WRC
RC1 P1
15 C. BREEN
S. MARTIN
ABU DHABI TOTAL WORLD RALLY TEAM
CITROËN DS3 WRC
RC1 P1
16 H. SOLBERG
I. MINOR
HENNING SOLBERG
FORD FIESTA
RC1 P1
20 D. SORDO
M. MARTI
HYUNDAI MOTORSPORT N
HYUNDAI I20 WRC
T RC1 P1
30 Y. AL RAJHI
M. ORR
YAZEED RACING
FORD FIESTA RS WRC
T RC1 P1

 

Quanto ao WRC2 teremos como nos tem habituado uma grande luta pela vitória na classe. E. Evans será o grande candidato a nosso ver, até pela experiência que já adquiriu no WRC durante dois anos. Chega motivado pela vitória em Monte Carlo e quererá repetir esse feito na suécia.

Mas a Skoda Motorsport tem outras ideias e com E. Lappi à cabeça dará muita luta ao homem da M-Sport. Não esquecendo do piloto da casa, Pontus Tidemand que terá a motivação extra de correr em casa perante os eu publico e os seus adeptos, estando claro entre os candidatos a ganhar no WRC2.

Portanto espectáculo e equilíbrio aqui também estão garantidos.

Horarios:

DAY 1 – 12.02.2016
SS2 TORSBY 1 16.48 km 08:51 TO RUN
SS3 RÖJDEN 1 18.47 km 09:53 TO RUN
SS4 SVULLRYA 1 24.23 km 10:53 TO RUN
SS7 SVULLRYA 2 24.23 km 13:18 TO RUN
SS8 RÖJDEN 2 18.47 km 14:13 TO RUN
SS9 TORSBY 2 16.48 km 15:28 TO RUN
DAY 2 – 13.02.2016
SS10 FREDRIKSBERG 1 18.19 km 08:11 TO RUN
SS12 VARGÅSEN 1 24.70 km 10:08 TO RUN
SS14 RÄMMEN 2 22.76 km 12:24 TO RUN
SS16 VARGÅSEN 2 24.70 km 13:38 TO RUN
SS17 SUPER SPECIAL STAGE KARLSTAD 2 1.90 km 18:11 TO RUN
DAY 3 – 14.02.2016
SS20 LESJÖFORS 2 15.00 km 10:07 TO RUN
SS21 VÄRMULLSÅSEN 2 (POWER STAGE) 15.87 km 12:08 TO RUN

 

12507276_952581091476475_6619734310643514851_nSão as primeiras do rally da Suécia, a 2ª prova do WRC, que este ano não terá as belas paisagens brancas, cobertas de neve e belas imagens para nos oferecer. Tem lama, lama e mais lama e um mar de incógnitas à volta do que será este rally.

Acompanhe todas as informações sobre o desenrolar da prova, ou noticias sobre o melhor dos WRC, no nosso facebook e no nosso site.

Até lá…não há neve, mas…if in doubt flat out!!

 

Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.