Breves – WEC e MotoGP

Posche testou em Abu Dhabi

12744587_1183371185055069_8317233358360568902_n
foto: HOCH ZWEI Photoagency

A equipa da Porsche no WEC, testou durante 5 dias no circuito de Abu Dhabi, tendo em vista o desenvolvimento dos pneus da sua parceira técnica, a Michelin.

No Yas Marina estiveram Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley que rodaram mais de 4000 Km com a nova máquina de 2016. O teste serviu também para comparar as evoluções aerodinâmicas e as novas actualizações de alguns componentes do sistema híbrido.Já no inicio deste mês, Romain Dumas, Neel Jani  e Marc Lieb, tinham estado em Yas Marina em três dias de testes, onde cobriram mais de 2000Km em pista.

Nos testes foram utilizados 3 construções de pneus diferentes da marca francesa e vários compostos testados. A Michelin e a Porsche afirmaram que em Abu Dhabi encontraram o tipo de clima necessário para este tipo de testes, já que em nenhuma pista europeia poderiam testar em piso seco e com uma temperatura constante.

A Porsche irá continuar o seu programa de testes na Europa no próximo mês, ainda antes de se encontrar com os seus adversários de classe em Paul Ricard.

João Barbosa fracturou o pulso esquerdo

2015_TUSC_RoadAtlanta_Race_8
foto: HOCH ZWEI Photoagency

A história até é engraçada, pelo menos dentro dos possíveis, mas a questão aqui é que João Barbosa é bicampeão do IMSA WeatherTech Sports Car e pode prejudicar a sua condução para as 12h de Sebring. A fractura resultou da pressa do Speed, o cão da família, em agradar ao dono e chocou contra o pulso esquerdo de Barbosa, que teve de visitar o especialista ortopédico. O cão ficou bem, o piloto nem tanto!

Em principio, a fractura não trará problemas a João Barbosa, que deverá tirar o gesso que tem de utilizar, antes da prova em Sebring. A família Barbosa levou tudo na brincadeira e o piloto até afirmou que a ida ao ortopedista agora, poupou-lhe uma viagem, já que tinha que ir com um dos seus filhos tirar o gesso do braço!

Testes de MotoGP em Phillip Island (dia 2)

Maverick Viñales

O piloto espanhol efectuou o melhor tempo do segundo dia de sessão de treinos no circuito australiano de Phillip Island.  A realizar uma “pré-epoca” bastante positiva, Vinales não coloca de parte ser campeão mundial da categoria máxima com a Suzuki. Quando questionado pelo jornal “AS” sobre essa possibilidade, Vinales respondeu: “Porque não?”

De uma forma mais coerente e realista, aponta para um top seis como meta a atingir. Abordando também o fim de contrato com a Suzuki: “É o objectivo que eu e a Suzuki definimos. Será difícil mas se trabalharmos podemos consegui-lo”

 “O meu contrato acaba e tenho de ir em busca da oportunidade de estar à frente, a lutar com os melhores. Mas só vou pensar nisso depois do verão. Equipas? Todas têm grandes motos. Tenho de analisar os projectos e ver onde me interessa mais ou menos estar. Até agora não tive qualquer oferta. Estou muito concentrado na Suzuki e não penso nisso. A paragem de verão será um bom momento para pensar”

 Héctor Barbera

Dono do sexto lugar, Barbera revelou-se satisfeito com este dia positivo. O espanhol realizou a melhor volta em 1m29s854.

“Estou feliz porque hoje conseguimos rodar. Desde o início que me senti confortável e depressa cheguei ao top 5. Andei o dia todo no top 5 e, apesar de no final ter ficado em sexto, estou muito satisfeito. Na minha última série de voltas rodei consistentemente no 1m30s baixo, o que corresponde a um bom ritmo. Quanto aos pneus, tentei o pneu duro à frente e não gostei muito. Para mim, o macio é um pouco melhor. Quanto ao pneu traseiro, prefiro o macio sem qualquer hesitação. Não pudemos fazer mais que 15 voltas com cada jogo de pneus mas neste aspecto este teste não serve de referência para a corrida por causa da diferença de temperatura”

 Jorge Lorenzo

O actual campeão do mundo foi o terceiro mais rápido nesta segunda sessão de testes em Phillip Island. Lorenzo apesar de ter feito um bom teste queixou-se de alguns problemas sentidos, e ainda elogiou adversários.

“Hoje tivemos alguns problemas na parte dianteira da moto, no que respeita à estabilidade. Penso que esse problema surge devido à combinação do tipo de pista, do tipo de asfalto e do tipo de curvas, que são mais rápidas que em Sepang e estão a provocar estes problemas. Se os conseguirmos resolver podemos ser muito mais rápidos. Olhando para o que aconteceu hoje, parece que a electrónica vai mudar muito a performance das motos noutras pistas. Um piloto pode ter vantagem numa pista e problemas noutra. Quanto a nós temos de perceber como ser mais competitivos aqui para termos a mesma vantagem que tivemos em Sepang”

“Estão rápidos, especialmente Maverick, que gosta da pista e está a conduzir muito bem”

Valentino Rossi

Dos pilotos mais rápidos na Austrália, Valentino Rossi estava satisfeito, pelas boas condições meteorológicas, e de ter efectuado uma boa sessão.

“Temos sorte e estamos felizes, pois o sol brilhou hoje e pudemos trabalhar nas motos e perceber mais, especialmente sobre os pneus. Sinceramente estou satisfeito com o dia porque desde cedo até ao fim estive rápido e competitivo nos primeiros lugares. Senti-me bem na moto e consegui melhorar. A única coisa para a qual não tivemos tempo foi para comparar as duas motos, mas vamos fazer isso amanhã. Estou satisfeito pois mostrei uma boa velocidade e o meu tempo de volta é bom. Fiquei em quarto mas os quatro primeiros são pilotos competitivos e mais perto uns dos tempos dos outros. Manter este ritmo numa corrida vai ser complicado, apenas porque temos menos ajudas da electrónica. Tem de se trabalhar com o corpo e o acelerador, por isso vai ser mais exigente.”

 

Pedro Mendes
Ricardo Fontelas

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.