NASCAR Sprint Cup Series – Daytona 500

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Depois da corrida de exibição do Sprint Unlimited e de uma semana cheia de corridas de qualificação e treinos livres, era a hora de começar oficialmente a temporada de 2016 da NASCAR Sprint Cup Series com a corrida mais importante do campeonato, as 500 Milhas de Daytona, a primeira prova pontuável este ano.

A grande novidade esta temporada é o facto do pelotão ficar um pouco reduzido, passando a grelha a ter 40 carros, em vez de 43. Isto deve-se ao facto da NASCAR ter atrbuido Charters, licenças para 36 equipas que lhes garantem lugares em todas as 36 corridas para o campeonato num período de nove anos, que irá ajudar muitas equipas a estabelecerem planos a longo-prazo. No final de cada temporada, se uma destas equipas terminar nos últimos três lugares no campeonato de donos de equipa, a NASCAR tem direito a forçar a venda dessa licença.

Chase Elliott (#24), a fazer a sua primeira temporada completa na Sprint Cup Series, e que terá um trabalho muito complicado de substituir o lendário Jeff Gordon naquele carro mítico, começou da melhor maneira possível a semana, ao garantir a pole position, tornando-se no piloto mais jovem de sempre a fazer a pole para esta corrida, e ao seu lado estaria Matt Kenseth (#20), se não tivesse que passar para o carro de reserva após a qualificação, e assim caiu para os últimos lugares.
Ao lado de Elliott ficou Dale Earnhardt, Jr. (#88), o vencedor do Can-Am Duel nº1, e na segunda linha estavam o campeão em título e vencedor do Can-Am Duel nº2, Kyle Busch (#18), e Joey Logano (#22).
Para o final do pelotão por trocarem para o carro de reserva, para além de Kenseth, foram Jimmie Johnson (#48), Martin Truex, Jr. (#78), A. J. Allmendinger (#47), estes quatro devido a um acidente no Can-Am Duel nº2, e Brian Scott (#44).

A bandeira verde foi mostrada e Chase Elliott liderou o pelotão no arranque para as 500 Milhas de Daytona, e foi ele que se manteve na liderança até à volta 4, quando Dale Earnhardt, Jr. (#88) passou para a frente na reta oposta.

Na volta 18, Kyle Busch enganou Earnhardt, Jr. e forçou-o a ir para cima na curva 3, passando para a liderança. Na saída da curva 4, Kevin Harvick (#4) quase que perdia o controlo do carro ao ficar sem ar atrás de Busch, ao lado de Earnhardt e à frente de Kurt Busch (#41), e perdeu muitas posições.
Duas voltas depois, Chase Elliott fica no meio de três filas, perde o ar ao lado de Jamie McMurray (#1), faz um pião e vai contra Carl Edwards (#19) e acaba por destruir a frente na relva. Elliott regressou à corrida mas com 40 voltas de atraso. Foi um resultado infeliz para este jovem piloto. Regan Smith (#7) também fez um pião, sozinho.
Carl Edwards teve sorte em ter apenas algumas marcas no seu Toyota.
Todos os pilotos pararam e Denny Hamlin (#11) saiu na frente, com Kurt Busch logo atrás.

O recomeço foi dado na volta 26. Após mais de uma volta lado a lado, Hamlin consolidou a liderança da corrida.

A linha exterior era menos rápida e formou-se depois uma linha indiana. Algumas voltas depois um corte deixou nove carros com uma vantagem de mais de dois segundos para Kyle Larson (#42) em 10º.

Na volta 56, Joey Logano reduziu ligeiramente a velocidade, Brian Vickers (#14) aproximou-se demasiado e perdeu a frente na saída da curva 4. Michael Waltrip (#83) conseguiu escapar por uma unha negra, e Trevor Bayne (#6) bateu na traseira de Carl Edwards, que deu um toque no muro. Todos conseguiram continuar em prova sem danos significativos, exceto Edwards, que teve que fazer algumas reparações no seu carro, perdendo uma volta. Bandeira amarela na volta 56.
Nas paragens nas boxes, Jimmie Johnson trocou apenas dois pneus e saiu na frente do pelotão, seguido por Denny Hamlin.

during the NASCAR Sprint Cup Series DAYTONA 500 at Daytona International Speedway on February 21, 2016 in Daytona Beach, Florida.

Recomeço na volta 62. Johnson e Hamlin mantiveram-se lado a lado até à volta 70, altura em que Johnson finalmente teve velocidade suficiente para ficar isolado.

Na volta 78, Kyle Busch atacou Johnson no interior da curva 1 e passou a ser o novo líder. Johnson ficou sozinho e caiu mais de 10 posições.

Uma vez mais, a linha interior estava mais rápida e entre os primeiros formou-se uma linha indiana e, neste período, nove carros isolaram-se do resto do pelotão.

Novo acidente na volta 92, nas curvas 1 e 2. O campeão de 2015 da Xfinity Series e a fazer a estreia a tempo inteiro na Sprint Cup, Chris Buescher (#34), bate violentamente no muro e é arrastado por Matt DiBenedetto (#93), que sofreu um embate semelhante. Bandeira amarela.
Houve alguma tática nas boxes, com Denny Hamlin a sair na frente de Martin Truex, Jr. Os quatro primeiros trocaram apenas dois pneus, e Kurt Busch foi o melhor dos que trocaram quatro, no 5º lugar.

Mais um recomeço de corrida na volta 100. Hamlin foi empurrado por Kenseth e ficaram nos dois primeiros lugares, isolados, no interior da pista.

Na volta 118, Greg Biffle (#16), a liderar o comboio na linha exterior, que estava um pouco atrasado à linha interior, rebentou um pneu na reta oposta, e foi graças à sua experiência que não causou problemas no pelotão. Bandeira amarela, que dava a Carl Edwards o regresso à volta do líder. Este rebentamento foi causado por uma troca incorreta de pneus, ao colocar um pneu traseiro do lado esquerdo no lado direito.
A maior parte do pelotão trocou apenas dois pneus e Hamlin manteve a liderança, agora com Truex, Jr. em segundo, que passou Kenseth quando este ficou um pouco entalado atrás de Regan Smith nas boxes.

Recomeço na volta 124. Hamlin rapidamente ficou na liderança, com Truex, Jr. imediatamente atrás no interior.

O ciclo de paragens em bandeira verde, naquela que foi a última ronda de paragens nas boxes programadas, começou a 44 votlas do fim, e durou quatro voltas. Neste período, Jimmie Johnson sofreu uma penalização porque os seus mecânicos saltaram o muro demasiado cedo e caiu para, e Danica Patrick (#10) também foi penalizada pelo mesmo motivo.
Após as paragens, Matt Kenseth acabou por ficar na liderança, porque trocou apenas dois pneus, enquanto que Hamlin caoi para 7º. Nove carros afastaram-se do pelotão, e neste grupo estavam os quatro carros da Joe Gibbs Racing, que pareciam ser os mais fortes candidatos a vencer. Pouco depois, outro grupo conseguiu chegar à frente, formando um grupo de 14 carros.

Dale Earnhardt, Jr. estava a dar espetáculo, sozinho na linha exterior, a tentar passar vários carros. Na volta 170, ao tentar passar Brian Vickers para o 4º lugar, Earnhardt, Jr. perde a traseira na saída da curva 4, faz um pião e bate no muro interior da pista. Bandeira amarela.

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Bandeira verde na volta 175. Truex, Jr. deu espaço a Kenseth e este não teve problemas em ficar na frente do pelotão.
Rapidamente formaram-se três linhas mas os carros no interior da pista continuavam a ter alguma vantagem.

Mais uma bandeira amarela na volta 182. Greg Biffle ganhou muita velocidade e Danica Patrick tentou bloqueá-lo demasiado tarde. Danica foi para a relva a danificou muito a frente do seu Chevrolet, e Biffle bateu de lado no muro, causando alguns estrados no seu Ford.

A bandeira verde foi mostrada a apenas 12 voltas do fim. Logano empurrou Kenseth e este foi para a frente de Truex, Jr. Logano ficou sozinho e teve que se aguentar a ser empurrado do lado exterior.

Na última volta, Hamlin tenta atacar por fora, colocando-se na frente de Harvick e Logano e ganha muita velocidade até à curva 3. Kenseth tentou bloquear mas Hamlin coloca-se pelo meio, fazendo três lado a lado e Kenseth dá um pequeno toque no muro que o faz perder algumas posições.
Martin Truex, Jr. saiu bem da curva 4 e colocou-se temporariamente na frente mas vai aos toques com Hamlin e este acaba por fazer um “side draft” eficaz até à linha de meta. Hamlin conseguiu bater Truex, Jr. por apenas onze milésimas de segundo (0.011). Foi a diferença mais curta de sempre nas 500 Milhas de Daytona.

photo-finishAssim, Denny Hamlin começa a temporada em grande com a vitória nas 500 Milhas de Daytona e está provisoriamente na Chase Grid. Hamlin também dá a primeira vitória para a Toyota nas 500 Milhas de Daytona.

Martin Truex, Jr. esteve toda a corrida na frente e apesar de estar com um carro de reserva, fez um brilhante 2º lugar. É um bom começo de temporada naquela que foi a sua primeira corrida a pontuar com um Toyota.
Kyle Busch começa a sua defesa do título com um bom resultado, um 3º lugar.

Nos lugares seguintes ficaram Kevin Harvick em 4º, Carl Edwards em 5º, que fez uma corrida heróica com muita fita-cola no seu Toyota após dois acidentes, Joey Logano foi 6º, Kyle Larson foi 7º, um bom resultado para ele nesta oval, Regan Smith sobreviveu ao pião da volta 20 e esteve com problemas severos de temperatura nas últimas voltas e chegou a um excelente 8º lugar, Austin Dillon (#3), que se perdeu do pelotão na fase inicial, acabou em 9º e Kurt Busch fechou os 10 primeiros.
É também importante referir que Kenseth, o líder à entrada para a última curva, depois do toque no muro acabou em 14º.

A próxima prova será na oval de Atlanta, no próximo domingo.

 

Classificação final: http://www.jayski.com/stats/2016/pdfs/01dis2016results.pdf

 

Jorge Covas

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