Sebastian Vettel bateu hoje o seu melhor tempo de ontem, ao fazer a volta mais rápida do dia em 1:22.810s, com pneus ultramacios.O alemão foi ainda mais longe e rodou o novo chassis da Scuderia durante 126 voltas. No entanto, o destaque do dia vai para a reunião que ocorreu em Genebra entre equipas e os chefes da F1.
Os primeiros relatos da reunião, dão conta da mudança no estilo da qualificação até agora em uso. Ao que parece, já esta época, os pilotos mais lentos durante as 3 sessões de qualificação vão sendo eliminados. Como? Assim:
Q1 dura 16 minutos, mas ao fim de 7 minutos o piloto mais lento é eliminado e a partir daí, de minuto e meio em minuto e meio, vão sendo eliminados os pilotos com piores tempos, até ao fim da sessão. Passam 15 para a Q2.
Na Q2, com 15 minutos de duração, oas 6 minutos o piloto com o pior tempo é eliminado e por aí em diante como na Q1. Ficam eliminados 7 pilotos, passam 8 à Q3.
Durante a Q3, o piloto mais lento é eliminado ao fim de 5 minutos (a sessão tem a duração de 14 minutos) e novamente, de minuto e meio em minuto e meio, um piloto é eliminado, até ficarem apenas 2 pilotos a lutar pela Pole Position durante o último minuto e meio de qualificação.
Para já é isto que se sabe, mas mais pormenores vão surgir.
Quanto ao que interessa agora, os testes. A Mercedes ficou a menos um décimo do melhor tempo de Vettel mas com pneus médios. Nico Rosberg completou 172 voltas ao circuito catalão e o seu melhor tempo foi 1:24.867s. A equipa alemã decidiu mais uma vez simular corrida, como fez ontem.
Daniel Ricciardo foi o segundo piloto mais rápido do dia, que com pneus ultramacios (o novo componente para este ano) fez a melhor volta em 1:23.525s e completou 112 voltas. Sérgio Pérez e o seu novo Force India, ficaram no pódio do dia, com a melhor volta em 1:23.650s com pneus supermacios e entrando para o grupo dos pilotos das centenas, com 101 voltas dadas ao traçado. Está a ser um bom inicio de época para a Force India.
Destacamos ainda o bom teste da Sauber (Marcus Ericsson foi o 5º mais rápido do dia) que bateu o tempo da Haas. Esteban Gutierrez foi o homem escolhido para levar o novo chassis da equipa americana para a pista e que conseguiu colocar-se à frente da Williams, com Valtteri Bottas ao volante, no entanto apenas rodou 79 voltas durante o dia.
Fernando Alonso estreou-se ao volante do MP4-31 e foi motivo de especulação durante a tarde. Vários rumores davam conta que Alonso abandonava o projecto da McLaren se sentisse durante os testes, que o novo chassis seria a sequela do do ano passado. O piloto espanhol no final do dia desmentiu esse rumor, no entanto, a equipa britânica ainda não conseguiu marcar um tempo que coloque o carro no top 10. Para já, foram muitas as voltas que Alonso deu (119 voltas), à semelhança de Button ontem.
Quem sai mesmo é Yasuhisa Arai. O homem forte da Honda terminava contrato no final da época, mas o grupo japonês decidiu que a partir de dia 1 de Março, Arai sai.
Melhores tempos do segundo dia:

Pedro Mendes