Os chefes de equipas do grande circo estiveram reunidos hoje em Genebra para tentar novamente um acordo para os regulamentos a serem aprovados no próximo ano.
O acordo entre as equipas tem sido difícil de atingir, como invariavelmente acontece, pois cada um puxa a brasa à sua sardinha e ninguém quer ficar a perder. No entanto ficou decidido que as propostas serão aprovadas até 30 de Abril sendo assim estendido o prazo para um acordo entre todas as partes envolvidas.
No entanto, uma das propostas apresentadas pela McLaren ganhou força e parece ser uma das que mais agradou à maioria, embora com votos contra da Mercedes, Red Bull e claro Toro Rosso. A ideia segue a filosofia apresentada há uns meses atrás, em que se pretende ganhar mais apoio aerodinâmico de forma a caírem os tempos por volta, aumentando a generalidade do tamanho do carro, ganhando assim mais 25% de apoio aerodinâmico. A Mercedes não quer que sejam feitas grandes mudanças para 2017 (aliás não quer nenhuma mudança), enquanto que a Red Bull quer uma proposta mais agressiva. A ideia da McLaren é um meio termo entre a vontade da Mercedes e da Red Bull (que queria mudanças que permitam um abaixamento de 6 segundos por volta). Estas mudanças deverão fazer os tempos por volta cair por volta de 3 seg, retirando o ênfase da aerodinâmica na asa dianteira e passando mais para o fundo plano, permitindo assim que haja mais lutas entre carros.
As equipas estão também a tentar fazer que os carros não tenham capacidade limite de combustível. Neste momento um carro não pode ter mais que 100kg de combustível a bordo o que leva a muita poupança e obviamente menos corridas. Assim para 2017 pretende-se que os carros mantenham o fluxo de 100kg/h mas que possam colocar no carro o combustível de quiserem de forma a não terem de levantar o pé para terem combustível para chegar ao fim.
Em relação aos motores, ainda não se chegou a um consenso que permita fazer baixar os custos para as equipas, mas neste momento nada está definido, pretendendo-se que se estabeleça um número fixo de equipas para fornecer. Mas está difícil de arranjar forma de fazer com que a potência de todos os motores seja igual.
Outra das mudanças que parece estar encaminhada para 2017 é o uso do chamado “halo” como protecção no cockpit dos monolugares. É neste momento a proposta mais aceite embora o uso de uma protecção transparente esteja também a ser avaliada.
Outra ideia que parece estar a ganhar força é a do “Piloto do dia”. A proposta passa por eleger o melhor piloto da corrida por uma votação online no decorrer da prova, sendo que o prémio é entregue logo a seguir à prova. Foi também pensado o prémio de melhor Pit Stop e “ultrapassagem do dia” mas estas não reuniram apoio suficiente.
Fábio Mendes