
E ao terceiro dia o tempo mais rápido não é da Ferrari. Nico Hulkenberg em Force India bateu a concorrência com a melhor volta em 1:23.110s (não conseguiu bater o melhor tempo desta primeira sessão de testes, que pertence a Sebastian Vettel). É certo que Kimi Räikkönen não teve o novo Ferrari na mesma forma que Vettel teve, mas a Force dá boas indicações para aquela que pode ser um dos melhores inícios de época da equipa indiana.
A Ferrari teve alguns problemas, com o sistema de combustível a limitar a acção do finlandês em Barcelona, mas ainda assim, Kimi rodou durante 67 voltas e conseguiu a sua melhor volta com pneus médios no tempo de 1:25.977s. Pela primeira vez a Scuderia teve problemas nos testes e não foi o carro mais rápido em pista.
Já a McLaren tem alguns motivos de preocupação, já que deu o dia por terminado ao fim de 51 voltas com o MP4-31 a ter uma fuga hidraulica. Se ontem diziamos que a equipa dava mostras de mais fiabilidade que em 2015, este problema de hoje prova que talvez não. O novo director da Honda veio a público dizer que já se sente sob pressão…bem pode!

A Haas parece apostada a dar nas vistas e depois de dois dias a meio gás, hoje com Romain Grosjean ao volante, foram o segundo carro mais rápido do dia (1:25.874) com 82 voltas concluídas. Por outro lado, na Renault não deverão ter ficado muito agradados com o terceiro dia de testes, mesmo com Kevin Magnussen a ocupar o quarto lugar das voltas mais rápidas. Por duas vezes, e quase no fim da sessão, o Renault ficou parado na saída das boxes obrigando a sessão a parar. O problema aparentemente ficou resolvido e no final o estreante pela marca francesa, completou 111 voltas à pista, com certeza dando muitos dados que a equipa necessitava urgentemente.
A equipa campeã do Mundo, colocou os seus dois pilotos em acção, com Nico Rosberg ao volante da parte da manhã e Lewis Hamilton de tarde, juntando mais de 150 voltas completas ao traçado. Já há quem brinque que a Mercedes se prepara para entrar na Resistência e não na F1. Os tempos nem têm sido brilhantes, mas por mais do que uma vez, alguns pilotos sugerem que a equipa alemã está ainda mais forte que em 2015. Na segunda sessão de testes deverão surgir as voltas mais rápidas.
Quem trabalho muito durante o dia de hoje foi Carlos Sainz. O miúdo da Toro Rosso rodou 161 voltas, sendo o piloto que mais voltas completou hoje. A equipa B da RedBull parece no bom caminho e fiabilidade deve ser garantida, assim como à equipa-mãe, mas velocidade é o que falta provar, à imagem do ano passado.
Destaque ainda para a estreia do indonésio Rio Haryanto, que para além de ter sido o mais lento do dia, ainda fez um pião, obrigando à paragem da sessão.
Tempos do terceiro dia de testes:

Pedro Mendes